Produtos de Mobilidade

Almofada Ergonômica de Células Ar Freedom: Opinião do usuário!

Você sabia que uma almofada ergonômica pode fazer diferença na vida da pessoa com deficiência física? Além disso, ela está aliada ao conforto, essa tecnologia assistiva evita problemas de saúde.

Qualidade, segurança e conforto são palavras-chave quando o assunto é cadeira de rodas. Para que possam fazer sentido e parte da vida das pessoas com deficiência física, é preciso que o produto esteja adaptado às características de cada usuário. Portanto é só assim será possível alcançar autonomia para se locomover e ter mais qualidade de vida.

Afinal pessoas que passam muito tempo sentadas estão suscetíveis a escoriações na pele, que podem evoluir para úlceras por pressão, conhecidas como escaras. Elas ocorrem devido a pressão nas proeminências ósseas, comum em pessoas com deficiência física que não costumam mudar de posição com frequência.

Resolvendo o problema

Logo é possível evitar esse tipo de problema com a escolha adequada de almofada para cadeira de rodas. O modelo ergonômico com células de ar distribui o peso do usuário ao estar sentado, reduzindo a sobrecarga de peso em locais suscetíveis às escaras, evitando que se formem.

Além disso, a almofada ergonômica também ajuda a ter mais conforto quando sentado, pois, por possibilitar a memória de ar em todo produto, se molda aos glúteos do usuário. Em outras palavras, além de evitar a pressão na pele, reduz fadiga muscular, formigamentos e contribui para a postura correta.

Portanto conversamos com Moacir Rauber, que experimentou a almofada ergonômica da Freedom, sobre os benefícios do produto no seu dia a dia.

Opinião do usuário

Para pessoas com deficiência física que possuem grande parte da rotina ocupada ou que mantém atividades físicas com frequência, como a prática de esportes, a almofada ergonômica também é uma grande aliada. Da mesma forma que esse modelo de acessório preveni lesões, ele ajuda a manter o corpo em equilíbrio, contribuindo para garantir maior mobilidade.

É o caso do Moacir Rauber, com 53 anos e de Florianópolis, professor universitário, palestrante, escritor e atleta de remo por lazer.

Historia

Moacir perdeu os movimentos das pernas em um acidente de carro aos 19 anos. A consequência da falta do uso do cinto de segurança fez com que ele sofresse uma lesão medular e precisasse utilizar a cadeira de rodas. Na época, morava no interior e para melhor se adaptar à nova realidade, mudou-se para cidade, onde passou a se dedicar aos estudos.

Moacir Rauber, com 53 anos e de Florianópolis, professor universitário, palestrante, escritor,  atleta de remo por lazer e usuário da almofada ergonômica Freedom.

Moacir Rauber possui Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Doutorado em Ciências Empresariais na Europa. Morou em Portugal por quase cinco anos e passou dois na Alemanha. “A possibilidade de estudar acabou me levando para vários lugares”, explica.

Atualmente

Hoje em dia, Moacir trabalha com palestras em organizações explorando a questão comportamental, aspecto motivacional, formação de equipes e área de vendas. Ele também é professor sobre temas de comportamento organizacional e gestão de recursos humanos. Escreveu cinco livros.

Moacir, palestrando sobre a questão comportamental, aspecto motivacional, formação de equipes e área de vendas.

Contudo, apesar do currículo, nunca deixou o esporte de lado. Foi atleta paralímpico de remo; esportista da seleção brasileira nessa modalidade por quatro anos participando de dois campeonatos mundiais, em 2004 na Espanha e em 2006 na Inglaterra. Hoje tem o remo adaptado como lazer.

Mobilidade e liberdade na cadeira de rodas

Com uma rotina ocupada e sempre em movimento, Moacir enxerga a cadeira de rodas muito além do que um meio de locomoção, priorizando praticidade e conforto em produtos assistivos. “Muito mais que um ‘cadeirante’, eu uso a cadeira de rodas para me deslocar para lugares que sem ela eu não posso ir”, explica.

“Quando viajo, priorizo a portabilidade e a praticidade na locomoção da cadeira de rodas; quando estou em casa quero conforto; na rua, em movimento, uma cadeira de rodas que possa me locomover com conforto em diferentes terrenos. Já sobre almofada, priorizo o bem-estar. A segurança e a durabilidade precisam acompanhar as versões de cada produto”, destaca Moacir.


Ele também é usuário de outras tecnologias assistivas, como o caso de almofadas. “Eu uso a almofada auto inflável e realmente mudou completamente a minha vida como usuário de cadeira de rodas”, conta Moacir.

O diferencial da almofada ergonômica Freedom

Anteriormente, de escolher pelo modelo ergonômico auto inflável, Moacir experimentou outros tipos de almofadas e sentiu na pele os prejuízos que produtos inapropriados podem causar. “Eu já tinha utilizado vários modelos de almofadas, algumas com espuma, outras com silicone ou com bolhas. Com estes modelos, tive princípios de início de escaras que me exigiam que ficasse deitado”, conta.

Devido aos constantes problemas de saúde causados por acessórios que não se adaptavam às suas características, resolveu testar mais um modelo de almofada com tecnologia diferenciada. “Desde que comecei a utilizar a almofada ergonômica auto inflável que a própria Freedom desenvolveu, meu dia a dia mudou completamente. Muitas vezes fico tempo maior que o recomendado sentado, e nunca mais tive algum tipo de problema com machucados na pele”, comemora Moacir.

Para ele, o maior benefício com a utilização da almofada ergonômica foi o conforto e a prevenção de machucados na pele. “Sou bastante regrado durante o dia, fico sentado quatro ou cinco horas, costumo me recostar, deitar. Depois que passei a utilizar a almofada ergonômica, mesmo que ultrapasse os limites de tempo em apenas única posição, nunca mais tive problemas com escaras ou vermelhidão da pele”, conta.

Entre as vantagens da tecnologia que se adequa ao corpo e suas características para maior mobilidade durante o dia, Moacir destaca: “Essa almofada se ajusta completamente à pressão que o corpo exerce, acho isso fundamental. Um dos melhores produtos que já utilizei na área de pessoas com deficiência física”.

Atributos da almofada ergonômica de células de Ar Freedom: quais os benefícios?

Antes de mais nada, a almofada ergonômica foi desenvolvida para prevenir a formação de úlceras por pressão, além de garantir mais conforto e maior alcance da mobilidade no uso da cadeira de rodas, dessa forma aliando saúde e bem-estar.

Ainda mais, uma das grandes vantagens desse modelo de produto é a possibilidade de se moldar ao formato dos glúteos, possibilitando a distribuição do peso do usuário de forma adequada para prevenção das escaras. Mas além disso, o acessório ergonômico é auto inflável e possui outros atributos que trazem várias vantagens ao usuário. Confira:

Sistema de fixação com regulagem variável

A almofada ergonômica é compatível com qualquer tipo de cadeira de rodas. Isso é possível devido a fixação da base da almofada obter a regulagem variável. Além disso, ela é de uso múltiplo, ou seja, pode ser utilizada como assento e como encosto.

Válvula auto inflável

A almofada ergonômica é auto inflável. Foi confeccionada com uma válvula para oferecer maior praticidade na regulagem, sem necessitar do uso de bomba de ar. Para calibrar, basta abrir a válvula e retirar o ar. Ao abrir a válvula sem peso em cima, a almofada infla automaticamente.

Capa removível

A capa da almofada ergonômica pode ser removida para fazer a lavagem e higienização. Ela é produzida com tecido que absorve menos água, o que permite secagem rápida.

Capa interna em nylon impermeável

A capa interna em nylon impede que líquidos penetrem na almofada. Sua função impermeável é mais um atributo de praticidade na higienização.

Microcélulas de ar com Poliuretano Viscoelástico

A almofada ergonômica também foi pensada para aliar conforto e maior mobilidade com segurança ao usuário. O amortecimento mecânico produzido pelo Poliuretano Viscoelástico combinado com a pressão de ar, garantem maior estabilidade no equilíbrio do tronco, mesmo em movimento.

A funcionalidade permite que o usuário fique muito mais tempo sentado com conforto. Além disso, a tecnologia garante que a estrutura da almofada não se deforme com o tempo, aumentado o tempo de vida útil.

Memória de ar em toda a almofada ergonômica

A almofada ergonômica mapeia toda região do corpo em contato com a almofada, simultaneamente, distribuindo simetricamente a pressão entre os pontos suscetíveis às escaras, fazendo a prevenção do problema.

Qualidade, segurança e conforto devem ser atributos indispensáveis na escolha de tecnologias assistivas, como a almofada para cadeira de rodas. Dessa forma, é possível ter mais mobilidade e autonomia no dia a dia, alcançando qualidade de vida, bem-estar e mais saúde.

Ficou interessado em adquirir a almofada ergonômica da Freedom? Confira em nosso site!

2 thoughts on “Almofada Ergonômica de Células Ar Freedom: Opinião do usuário!

  • Moacir Rodrigues de Carvalho

    Bom dia Laura!
    Gostaria de ver essa almofada de tanto fazer propaganda não conheço!
    Gostaria de saber também o valor e condições de pagamento!

    Resposta
    • Olá Moacir, em breve entrarei em contato com você por email para lhe contar mais sobre a nossa almofada! 😃

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.