Produtos de Mobilidade

Conheça acessórios e opcionais para cadeira de rodas

A customização da cadeira de rodas é um ótimo recurso de adaptação para as necessidades de cada usuário. Essas intervenções possibilitam uma melhor experiência, sem que nada falte a quem usa o equipamento.

As pessoas com deficiência estão cada vez mais incluídas na sociedade e no mercado de trabalho. É possível conquistar mais autonomia para crescer na vida pessoal e profissional graças à equipamentos para cadeira de rodas.

Trata-se de itens desenvolvidos pela indústria da acessibilidade para aumentar a mobilidade oferecida pela cadeira de rodas sem abrir mão da segurança e do conforto.

Quer conhecer soluções inteligentes para adquirir mais autonomia e independência? O post a seguir trará algumas possibilidades de opcionais e acessórios e como podem ser úteis no cotidiano.

Acompanhe a leitura e confira!

Adaptações visando conforto e saúde durante o uso

A escolha de uma boa cadeira de rodas deve ser baseada, em primeiro lugar, no conforto. Um equipamento de baixa qualidade ou não apropriado pode causar muito incomodo e constantes dores.

Cada lesão pede uma cadeira de rodas apropriada e é importante sempre se certificar disso com um profissional da área, como o terapeuta ocupacional, que é capaz de definir qual modelo atende bem cada caso, garantindo a escolha do equipamento correto e que não trará problemas a longo prazo.

Entretanto, nem todo mundo se atenta a esse cuidado na hora de escolher a cadeira de rodas ou ainda assim vem sentindo dores e desconfortos. Neste caso há uma série de acessórios que melhoram a experiência de uso.

Soluções pensando no cotidiano do usuário:

Almofadas Ergonômicas

As almofadas ergonômicas são os principais itens de adaptação visando conforto. No assento, elas melhoram problemas de circulação e dores musculares, além de facilitar a postura correta.

A Almofada Ergonômica Freedom é auto inflável e agrega a tecnologia da espuma viscoelástica de microcélulas de ar, com a válvula de regulagem de pressão de ar interna. Ótima opção para quem quer aliar conforto, saúde e fácil manutenção para atividades do dia a dia!

OBS: há também aquelas feitas para as costas, que são importantes para evitar dores na lombar ou problemas na coluna, decorrentes do posicionamento inadequado.

Opções de apoios para braço e suportes para pé

Além do assento e do encosto, as partes da cadeira de rodas que apoiam os braços e os pés dos usuários também podem ser configurados de acordo com as necessidades e preferências de cada pessoa.

O material utilizado para confecção desses suportes e apoios podem oferecer mais resistência ou amortecimento, dependendo da configuração pretendida.

Os apoios para braços e os suportes para pés podem ser removíveis ou articuláveis, com diversas possibilidades para regulagem da altura e do posicionamento das articulações do ombro, cotovelo, punho, quadril, joelho e tornozelos.

A Freedom ainda oferece almofadas de braço nas opções Standard, com 5 cm, e Confort, com 7 cm. Vale a pena conferir todas as informações disponíveis sobre cada um dos acessórios para cadeira de rodas, buscando a orientação dos profissionais de saúde responsáveis pela reabilitação da pessoa com deficiência.

Cintos de segurança

Os cintos de segurança são itens importantes para muitos usuários de cadeira de rodas. Essas peças proporcionam estabilidade a quem não tem controle total do corpo e evitam a possibilidade de escorregar ou de ocorrer projeções para frente ou para os lados em freadas bruscas, além de gerar proteção ao utilizar a cadeira de rodas em terrenos irregulares.

A Freedom disponibiliza 7 opções desse acessório: cinto abdominal, cinto transversal, cinto em X (quatro pontas), cinto em H, cinto peitoral, cinto camiseta e cinto de estabilização pélvica.

Cada modelo possui uma funcionalidade específica para cada necessidade individual de usuário. É recomendado que a indicação do profissional da saúde seja feita para a melhor escolha de produto.

Pochetes

A pochete é uma bolsa portátil utilizada para guardar e transportar pequenos objetos com segurança e praticidade. O modelo confeccionado pela Freedom dispõe de um compartimento discreto e prático que serve como coletor de urina, tornando-se com duplo benefício para quem quer se locomover sem possíveis incômodos devido a utilização dessa repartição ou carregar poucos acessórios.

Dessa maneira, a pessoa fica com os membros superiores livres para conduzir a cadeira de rodas, desfazendo-se, também, da necessidade de deixar seus pertences sobre o colo — o que dificulta a mobilidade.

Esse acessório é um dos itens mais versáteis que podem ser acoplados à cadeira de rodas, facilitando a vida das pessoas com deficiência física.

As pochetes disponíveis na atualidade podem ser adaptadas aos mais diversos modelos de cadeira de rodas, pois têm possibilidade de ser ajustadas de acordo com as necessidades específicas de cada um.

Mochila

A mochila funciona como uma pochete de maior capacidade, comportando objetos mais pesados ou volumosos e liberando os membros superiores para a condução da cadeira de rodas ou para outras ações do dia a dia.

Possui boa funcionalidade, também, para a execução das mais variadas tarefas no ambiente de trabalho, pois aumenta a capacidade do indivíduo para carregar os objetos de um lugar para outro.

Na maioria das vezes, são fixadas no encosto traseiro da cadeira de rodas, sendo comum encontrar itens que ficam totalmente imperceptíveis quando estão vazios, graças à existência de botões que prendem a mochila, mantendo-a fechada.

À medida que os objetos são colocados, os prendedores são liberados, o que permite que o transporte seja feito sem dificuldade.

Mesa de atividades para cadeira de rodas

Nem todos as pessoas com deficiência física optam por fazer a transição para a mesa comum durante a aula. Além de ser um processo cansativo, nem sempre os assentos são adaptados para receber quem precisa de um espaço mais funcional.

Atualmente, é possível encontrar no mercado mesas de atividades para cadeira de rodas. Essa adaptação alcança uma estrutura muito próxima do que é usado em ambiente escolar.

O acessório poupa o esforço e permite que o usuário de cadeira de rodas use livros ou cadernos de modo confortável, sem precisar mudar de lugar. Eles também são muito úteis para uso doméstico, principalmente em momentos em que é necessário o uso do notebook, ou para outra necessidade.

Guarda-chuva para cadeira de rodas

Andar pela rua na chuva já é uma tarefa incômoda naturalmente, mas para quem precisa conduzir uma cadeira de rodas e segurar um guarda-chuva é ainda pior. As capas acabam sendo um recurso, porém nem todo mundo se adapta ao uso.

O guarda-chuva para cadeira de rodas é uma invenção voltada para quem está sempre nas ruas e, eventualmente, está sujeito a se molhar em dias nublados ou quando ocorrem as mudanças climáticas repentinas.

O acessório pode ser acoplado na cadeira de rodas de maneira fácil e bastante funcional. Com grande maleabilidade, o guarda-chuva é ajustável, podendo ser regulado para proteger perfeitamente quem estiver usando. A solução é simples, porém muito prática e eficiente.

Suporte para muleta/bengala

Para quem possui mobilidade reduzida, o uso de muleta ou bengala é frequente. Muitos utilizam também a cadeira de rodas motorizada ou o scooter elétrico para se locomover por distâncias extensas.

Pensando nisso, o suporte para muleta e bengala é acoplado ao veículo, de maneira que facilita a condução sem que precise segurá-los.

Suporte para soro/sangue/oxigênio

Muitas pessoas que utilizam cadeira de rodas, em fase de internação hospitalar ou recuperação, necessitam de determinados amparos para a saúde. Nesse contexto, o suporte para soro, sangue e até mesmo oxigênio, é ideal para facilitar a locomoção e o manuseio da cadeira de rodas, visto que, é acoplado no equipamento sem que machuque ou cause incômodos ao usuário. É pensado para facilitar e gerar mais conforto para a recuperação e no deslocamento!

Capa almofada do apoio de braço

Certas cadeiras de rodas, de versões mais antigas, possuem seu apoio de braço rígido, muitas vezes causando desconforto e dor, por causa disso disponibilizamos uma capa almofada para o apoio.

Com toque macio e aveludado, a capa protege os antebraços do usuário para maior conforto e comodidade.

Capa almofada do encosto de cabeça

Algumas de nossas cadeiras possuem o encosto de cabeça para maior proteção e garantia de bem-estar ao cadeirante.

Por isso também oferecemos uma capa para esse encosto, promovendo maior garantia de conforto, fabricada com material macio, a capa ajuda na proteção necessária para a cabeça.

Base de assento rígido

A base do assento rígido serve para maior estabilidade do usuário na utilização diária da cadeira de rodas. 

O assento rígido deve ser utilizado embaixo da almofada ergonômica para garantir mais estabilidade e com a almofada maior será o conforto para o usuário.

Os benefícios dos acessórios e opcionais

Com mais mobilidade, autonomia e independência é possível para a pessoa com deficiência aproveitar as oportunidades de crescimento e realização existentes ao seu redor, seja no mercado de trabalho, ou no espaço das universidades e escolas.

Até mesmo o lazer e o relacionamento social são beneficiados pelo uso de uma cadeira de rodas equipada de acordo com as necessidades de cada sujeito.

Em primeiro lugar, os acessórios e opcionais melhoram a experiência de uso da cadeira de rodas ao facilitar a sua condução e o seu deslocamento nos mais diferentes espaços. Nas tarefas do dia a dia, diminuem os desafios relacionados a carregar bolsas e os pertences pessoais, por exemplo.

No ambiente de trabalho, é possível aumentar a produtividade com a utilização dos acessórios certos, permitindo que os usuários exerçam todas as suas competências e aproveitem as oportunidades de inclusão.

Esse incremento na inclusão é o segundo grande benefício dos acessórios e opcionais para cadeira de rodas, pois amplia os horizontes e permite a descoberta de novas oportunidades mesmo diante das limitações impostas pela deficiência física ou pelos ambientes frequentados.

Combinados, o uso de uma cadeira de rodas equipada e a conquista da independência financeira possibilitam outros benefícios para a qualidade de vida das pessoas com deficiência.

É possível desfrutar de passeios e viagens, frequentar festas, praticar esportes, conhecer novas pessoas e ter uma rotina repleta de atividades prazerosas, que contribuem para a manutenção tanto da saúde física quanto da mental.

À medida que esses momentos passam a fazer parte da rotina da pessoa com deficiência, ela se sente mais encorajada a vencer as limitações e ter uma vida plena.

A importância da mobilidade para a conquista da cidadania

Atualmente, a indústria da tecnologia assistiva evoluiu bastante e oferece vários acessórios e opcionais que melhoram a experiência das pessoas com deficiência no dia a dia, aumentando as possibilidades de crescimento na carreira e na vida pessoal.

Dessa forma, as pessoas com deficiência podem ampliar seus horizontes e exercer seu papel social tanto nos cuidados diários com a família como no ambiente de trabalho.

Assim, a promoção da autonomia e a conquista da qualidade de vida são os principais motivos para que esses indivíduos invistam em acessórios e opcionais para a cadeira de rodas.

Quer saber mais sobre cadeira de rodas equipada e acessibilidade? Assine a nossa newsletter e receba um conteúdo especializado em mobilidade, autonomia, tecnologia, reabilitação e o dia a dia da pessoa com deficiência!

Curta a Página da Freedom no Facebook e continue nos acompanhando.

23 thoughts on “Conheça acessórios e opcionais para cadeira de rodas

  • EVA RAMOS PARREIRA DOS SANTOS

    coloquem fotos dos acessórios.

    Resposta
    • Olá, Eva. Ótima sugestão! Assim que inserirmos imagens dos acessórios, lhe enviamos novamente, ok? Obrigado pela dica.

      Resposta
  • Gostaria de ter na traseira da minha cadeira de rodas elétrica luzes de alerta e na frente espelhos retrovisores . é possível ?

    Resposta
    • Olá! É possível ter as luzes de alerta.
      A luzes de alerta são possíveis caso a cadeira de rodas esteja alinhada com o Freedom Connect, tecnologia que permite total configuração da cadeira de rodas, facilitando e melhorando a adequação do produto.
      Iremos entrar em contato com você para verificarmos essa possibilidade!

      Resposta
  • Fabio A. Pereira

    e uma boa ideia da amiga aí colocar fotos dos assessorios

    Resposta
  • joão ricardo campos

    Colocar fotos dos acessórios e contato onde comprar.

    Resposta
  • Antonio Carlos Aranda

    A freedom poderia fazer sim um site para vendas de todos acessórios para cadeira e scooSco. Uma loja virtual isso sim. Achar pneus de qualidade e difidif, fora outros produtos….

    Resposta
  • pedro emanoel navarro de andrade

    GOSTARIA DE TER O ENCOSTO DOBRAVEL PARA COLOCAR NO CARRO ELA MONTADA E SUBINDO RAMPA LIGADA

    Resposta
    • Larissa Moreno

      Olá Pedro Emanoel, ja entramos em contato com você pelo seu e-mail!

      Resposta
  • onde encontrar esses produtos tenho uma freedom motorizada da linha conecte.

    Resposta
  • Bom dia! Estou precisando trocar as baterias da minha cadeira de rodas motorizada Freedom STAND UP .
    Obrigado pela atenção
    att: João

    Resposta
    • Larissa Moreno

      Olá João, nós enviamos uma mensagem para você através desse email que cadastrou para comentar no blog. Se esse email não é o que costuma usar, por favor entre em contato com a gente através dessa página: http://materiais.freedom.ind.br/rd-comprar-peca, para que possamos nos comunicar melhor. Obrigado pelo contato.

      Resposta
  • Lucas L Parreiras

    onde encontro no site o guarda chuva para cadeira de rodas para comprar?

    Resposta
    • Rafaela Martins

      Olá Lucas, nós enviamos uma mensagem para você através do e-mail que cadastrou para comentar aqui no blog. Se esse e-mail não é o que costuma usar, por favor entre em contato com a gente através dessa página: http://materiais.freedom.ind.br/tire-suas-duvidas. Obrigado pelo contato.

      Resposta
  • walter pinto alves junior

    Fiz uma viagem de 20 dias pela Turquia usando a cadeira eletrica.tudo perfeito maravilhoso

    Resposta
  • REGINA KULZAR DA SILVA

    Olá, preciso de espelho, tipo retrovisor e lanterna para sair a noite, assim como adesivo refletivo para enfrentar o trânsito na rua próximo a minha casa.

    Resposta
  • Geraldo Antonialli Filho

    onde acho uma relação dos acessórios com especificações e preços?

    Resposta
    • Oi Geraldo! Por enquanto ainda não temos um catalogo de acessórios disponível, mas você pode conferir os acessórios disponíveis para sua cadeira no manual.

      Resposta
  • Bom dia. Preciso comprar uma mesa de acessório para cadeira motorizada freeedom e o guarda-sol.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.