Esportes, lazer e turismo

O que fazer nas férias? Confira 9 atividades 

O início do ano é marcado pelo período de férias, ou seja, muito tempo livre, mas você sabe o que fazer para evitar o tédio? As crianças adoram se ocupar nesse período fora da rotina, mas certas vezes é difícil achar atividades divertidas para se ocupar.

É no momento de brincadeira e diversão que a criança desenvolve a criatividade e autonomia. Para as crianças com deficiência não é diferente

Por isso, separamos 9 atividades simples que podem fazer total diferença para as férias.

Diário de férias

Para começar, que tal fazer um diário de férias? Um diário, tradicionalmente, é feito em um caderno, mas você pode inovar. Por que não fazer um diário online com auxílio de alguma plataforma ou até mesmo por vídeo?

Fazer um registro diário é uma ótima forma de aflorar a comunicação e memória. Não se preocupe se a criança não escreve, ela pode fazer um desenho ou utilizar imagens e figuras, assim como ela pode usar o braile, ou fazer um vídeo em libras. Deixe a imaginação falar mais alto.

Além disso, é um meio de criar uma rotina. Ensine a criança todos os dias a registrar o que aconteceu de novo no seu dia. 

Circuito

Se você tem uma criança que gosta bastante de agitação, você pode investir nos circuitos. Por meio de desafios simples e materiais que você tem em casa, os circuitos são uma maneira divertida de estimular a coordenação motora grossa, ampliar o equilíbrio, resistência e consciência corporal. 

Com algumas cadeiras, cordas, bolas e brinquedos, você consegue fazer um circuito.  O mais legal que você que manda, ou seja, você pode escolher como serão os desafios e adaptá-los para as necessidades da sua criança. 

Cozinhar

A cozinha pode se tornar um espaço de aprendizado e diversão. Uma atividade cotidiana que pode influenciar na relação com os alimentos e desenvolver a autonomia das crianças. Uma dica é focar em receitas simples que podem ser decoradas, como bolos e sanduíches.

As crianças só de ajudar já se sentem especiais. Além disso, você pode investir nesse momento para ensinar habilidades matemáticas, como contar, medir ou identificar formas geométricas.

Pintura 

Uma boa alternativa para promover a expressão emocional e habilidades motoras finas. A pintura pode ser estimulada de diversas maneiras, por meio de tintas, lápis de cor ou canetas coloridas.

Você pode aproveitar os dias de calor para fazer o dia da pintura corporal. Deixe a criança sentir as texturas dos pincel no corpo, assim como explorar a pintura com os dedos. Quem sabe você tem um artista em casa e não sabe.

Criar histórias 

A imaginação ganha asas quando criamos histórias. Essa atividade também melhora habilidades de comunicação, conexão emocional, amplia o vocabulário e desenvolve o raciocínio para o sequenciamento de eventos.  

Ao criar personagens e pensar em suas histórias, as crianças exercitam a empatia, colocando-se no lugar de outras pessoas ou seres fictícios. Assim como, permite expressar os sentimentos e vivências de maneira simbólica e segura.

Histórias criadas pelas crianças podem ser guardadas como registros de suas ideias, sonhos e crescimento ao longo do tempo.

Criar brinquedo recicláveis 

Separe aquelas garrafas plásticas, latas e tudo que possa virar um brinquedo novo. Transformar materiais recicláveis em brinquedos é uma atividade que estimula a criatividade e ensina sobre sustentabilidade de uma forma simples e criativa. 

Além disso, pode ser uma forma de unir as crianças com os mais velhos, muitos avós tinham o costume de fazer brinquedos com materiais recicláveis. 

Cinema

Assistir um filme é super legal, não é mesmo? Mas você já pensou em trocar? É a hora do show, apague as luzes e pegue a pipoca que é a criança brilhar. Explore um mundo novo através do cinema. 

Brincar de fazer filmes possibilita o desenvolvimento da criatividade, narração e desenvoltura, sendo ideal para diversas idades. Você pode experimentar diferentes etapas, como criação de roteiro, atuação, gravação e edição. 

No fim, você pode assistir com a família ou amigos e celebrar todo o processo de criação. 

Limpar

Você sabia que limpar também pode ser uma atividade de férias divertida? Aproveite um dia de calor para colocar uma música e dar banho nos brinquedos, assim a criança se refresca e aprende a importância de cuidar dos próprios pertences tornando mais independente.

Além disso, tarefas como limpeza e organização envolvem concentração e estimulam a coordenação motora. É fundamental que a criança saiba cuidar e preservar o seu espaço.  

Organizar o material escolar

O fim das férias pode ser um momento complicado para algumas crianças, entretanto para facilitar, você pode propor um momento de preparação para o retorno da rotina. 

Por fim, no final das férias separe um tempo para organizar o material escolar e começar os preparativos para o início/volta às aulas. Fale sobre a importância da criança manter o material organizado durante o ano todo. 

As férias podem ser uma oportunidade rica em aprendizado, conexão e diversão para crianças com ou sem deficiência. Adaptar atividades é fundamental para garantir que todas as crianças possam participar e se beneficiar de forma plena. Com criatividade e dedicação, cada momento pode se tornar especial e inesquecível.

Gostou das dicas? Se você fizer alguma dessas atividades nos mande nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.