fbpx

[Filmes do Mês] “Uma pessoa pode lhe dar esperança”

Os filmes deste mês vão fazer você perceber o valor da amizade! Leves, engraçados, e inspiradores: selecionamos alguns filmes que falam sobre a importância do apoio que recebemos para nossas conquistas e superações. Neste post disponibilizamos para você um pequeno resumo da história e o trailer de alguns filmes, para você escolher o melhor para assistir.

Aqui, temos filmes feitos em diferentes épocas e lugares, mas com o mesmo objetivo de inspirar e emocionar o público. Gostou? Então chama os amigos e vem maratonar essa lista de filmes incríveis com a gente.

Um Momento Pode Mudar Tudo (You’re Not You)

Um Momento Pode Mudar Tudo (You’re Not You) conta a história de Kate, uma pianista clássica bem sucedida que acaba de ser diagnosticada com esclerose lateral amiotrófica (ELA), ao mesmo tempo em que o casamento começa a não ir bem. Também conta a história de Bec, uma universitária perdida que se desinteressou pelo futuro acadêmico e que se relaciona com um professor casado. Tentando mudar de vida, Bec começa um novo emprego: ser cuidadora de Kate.

Com mundos diferentes e realidades em declínio, as duas criam um grande laço e passam a aproveitar a vida de uma maneira diferente, deixando velhos hábitos no passado. Assim, o filme mostra como uma pessoa, com seus atos de incentivo e apoio, pode dar esperança para quem está passando por dificuldades.

Esse é um filme que mostra o poder da amizade e que mesmo com obstáculos a serem vencidos, é possível encontrar a felicidade. A trama é estrelada por Hilary Swank, Emmy Rossum e Josh Duhamel, sob direção de George C. Wolfe.

Os Melhores Dias de Nossas Vidas (Inside I’m Dancing)

Os Melhores Dias de Nossas Vidas (Inside I’m Dancing), conhecemos dois personagens com realidades muito parecidas e personalidades completamente diferentes. Rory O’Shea sofre de Distrofia Muscular de Duchenne e Michael Connolly tem paralisia cerebral e, apesar de vivenciarem a mesma realidade, não têm o mesmo jeito de lidar com a vida. Enquanto Rory é rebelde e não tem medo de dizer o que pensa, Michael é uma pessoa simples, que pouco se impõe.

Os caminhos dos dois se cruzam em uma clínica em Carrigmore, Inglaterra, e a partir disso eles se juntam no objetivo de ter uma vida mais agitada e independente. O filme, de 2005, consegue mesclar muito bem comédia e drama e, com muita sensibilidade, ajuda a desvendar os estereótipos construídos acerca da imagem da pessoa com deficiência. A trama é estrelada por James McAvoy, Steven Robertson e Romola Garai, e tem direção de Damien O’Donnell.

O Escafandro e a Borboleta (Le Scaphandre et le Papillon)

O Escafandro e a Borboleta (Le Scaphandre et le Papillon) é baseado em fatos reais. O filme conta a história de Jean-Dominique Bauby que, aos 43 anos, sofre um derrame cerebral e entra em coma. Ao despertar, foi informado que havia sido vítima de uma paralisia muito rara – a síndrome do encarceramento.

Apesar de estar com as faculdades mentais intactas, a única parte de seu corpo que se movimentava era o olho esquerdo. Por meio dele, procurou estabelecer a comunicação através de piscadelas e, com ajuda de sua enfermeira – que sempre mostrou muita dedicação e apoio para seu caso -, desenvolveu um método de montar palavras e frases.

O filme traz as reflexões de Jean-Dominique a respeito de sua vida, como no início foi difícil para ele aceitar a nova realidade, os arrependimentos de suas ações no passado e incertezas do que ainda estava por vir. Entretanto, Jean-Dominique ainda tinha muita admiração pela vida, além da esperança e da crença na sua capacidade de amar, viver e produzir, mesmo com todas as suas limitações.

No título, o escafandro faz alusão a forma física em que o protagonista se encontra, e a borboleta, representa a sua mente, livre e vívida. A trama é estrelada por Mathieu Amalric, Emmanuelle Seigner, Marie-Josée Croze, com o roteiro de Jean-Dominique Bauby e Ronald Harwood.

Vermelho Como o Céu (Rosso Como il Cielo)

Vermelho Como o Céu (Rosso Como il Cielo)” é baseado na história de Mirco Mencacci, um dos editores de som mais respeitados da indústria cinematográfica italiana, que aos 10 anos perdeu grande parte de sua visão. O filme retrata a infância de Mirco, mostrando todos os desafios que ele enfrentou e como isso foi importante para que ele chegasse à carreira de sucesso que tem hoje.

A história se passa nos anos 70, quando, após o acidente que o deixa cego, o personagem é inserido em um mundo de segregação e preconceito. Frente a tantos problemas, Mirco entra em estado de negação a sua doença, recusando-se a assumi-la.

Porém, com o apoio de seus amigos, o menino descobre que pode transformar suas limitações em fatores de diferencial positivo para sua vida. Sua paixão pelo cinema e o inventivo certo dão ao personagem a autoconfiança necessária para que ele desenvolva seus talentos.

O filme é lindo e motivador, mostrando a força de Mirco em sua luta por autoaceitação, e busca de seus sonhos. O longa italiano tem direção de Cristiano Bortone e é estrelado por Luca Capriotti, Paolo Sassanelli e Marco Cocci.

Sempre Amigos (The Mighty)

“Sempre Amigos (The Mighty)” conta a história de Kevin Dilllion e Maxwell Kane, dois meninos com limitações, que acabam encontrando um ao outro como complemento para o que lhe faltava. Kevin sofre de uma doença degenerativa que lhe gera problemas físicos, entretanto possui muita inteligência; Já Max tem um bom porte físico, mas apresenta dificuldade de assimilar informações.

Juntos, eles encontram o apoio necessário para enfrentar seus desafios e melhorarem suas vidas. Em uma linda relação de amizade, Kevin ajuda Max com os estudos e com a busca pelas razões que o levam a ter dificuldade de aprender; Ao mesmo passo que Max carrega Kevin aos lugares, possibilitando que ele visite locais que nunca imaginou e, até mesmo, pratique esportes.

O longa mostra o mundo de preconceito e segregação que os dois personagens precisam enfrentar, e também como a amizade entre os dois é importante na luta contra o bullying e na busca pela autoaceitação. O filme tem direção de Peter Chelsom e é estrelado por Kieran Culkin, Elden Henson e Sharon Stone.

 

Gostou das dicas? Acompanhe a nossa Página no Facebook, lá você encontra dicas de filmes toda semana.

Receba nossos conteúdos por e-mail e amplie seus horizontes!

É só cadastrar seu e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

    Sempre em frente amigos,
    Força e fé
    Deus e por nós

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.