Esportes, lazer e turismo

[Filmes do Mês] “Uma história diferente”

Se você acompanha nossas dicas de filmes, você deve saber que sempre buscamos trazer variedades de gêneros em nossas listas. Mas, neste mês de Junho, nos superamos! Filmes com personagens com deficiência de todos os gêneros, o estilo que você imaginar está nesta lista.

Agora é a sua vez. Que tal se superar e assistir todas as nossas dicas do mês? Assim você escolhe quais os melhores gêneros de filmes e séries que estamos publicando aqui. Confira:

Mary and Max

Um daqueles filmes para quem gosta de soltar a imaginação, “Mary and Max” é uma animação para adultos, que tem uma estética dramática, afinal trata sobre questões como solidão, deficiência, problemas familiares, amizade e a Síndrome de Asperger.

Mary é uma menina solitária de oito anos, que vive na Austrália, tem uma família problemática e é ridicularizada pelos colegas de aula. Max é um homem de 44 anos, que tem Síndrome de Asperger e vive em Nova York.

A princípio os dois nunca se encontraria, se não fosse o destino: um dia, Mary escolhe aleatoriamente um endereço na lista telefônica e decide enviar uma carta. O endereço é de Max, que passa a trocar correspondências com a menina, nascendo, assim, uma grande amizade. Disponível no Netflix.

O oitavo dia (Le Huitième Jour)

O oitavo dia (Le Huitième Jour)” conta a inusitada história de amizade entre Harry e Georges. Falando sobre o autismo em diferentes aspectos, o filme consegue desmistificar muitos tabus sobre o assunto.

Harry é um empresário solitário, que está passando dificuldades na vida pessoal. Um dia, quando andava de carro pela França, ele acaba atropelando o cachorro de Georges, um homem autista que está fugindo do internato onde vivia.

Georges decide continuar o caminho com Harry, e este acaba se vendo sem saída. Para se ver livre de Georges, Harry resolve ajudá-lo a encontrar a sua mãe, começando assim uma grande amizade.

Filmes como esse despertam nossas emoções e tratam com delicadeza sobre pessoas com deficiência.

Game Of Thrones

“Game Of Thrones” é um sucesso mundial, inspirado nos livros “A Song of Ice and Fire”, de George R.R. Martin. Mas você sabia que essa série também tem personagens com deficiência?

Bran Stark é um dos sucessores mais novos da família Stark. Muito sensitivo, ele é capaz de visualizar coisas do passado e presente. Ele perdeu o movimento das pernas ainda criança, quando caiu de uma torre. E desde então precisa mudar seus planos de vida.

Mesmo sendo uma série medieval, Bran e outros personagens dão representatividade ao público com deficiência, para que eles acreditem mais em suas capacidades. Além de estimular a inclusão na sociedade.

Farol das Orcas (El faro de las orcas)

Farol das Orcas (El faro de las orcas)” conta a história de Lola e seu filho Tristán, de nove anos. Tristán é um menino autista que foi abandonado pelo pai e que tem grandes problemas de comunicação.

O menino só demonstrou seus primeiros sinais de interação após ver um documentário sobre Roberto Bubas, um cuidador de baleias. Assim, na esperança de encontrar uma melhora na qualidade de vida do seu filho, Lola vai em busca de Roberto, para pedir ajuda.

O filme fala sobre o empenho da mãe, de buscar o melhor para o seu filho, e sobre a importância do contato com a natureza. A história contada é baseada em um fatos reais e está disponível na Netflix.

Forrest Gump

“Forrest Gump” é um clássico do cinema. Indicado a treze Oscars em 1995, o filme ganhou em seis categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor (Robert Zemeckis) e Melhor Ator (Tom Hanks).

Apesar de não falar diretamente sobre o autismo, o personagem principal apresenta claras características da Síndrome de Asperger, tornando a história uma referência sobre o assunto.

No filme, Forrest é um homem impressionante que, ao contar suas histórias, nos revela as diversas aventuras que já viveu: como viajar ao redor do mundo e encontrar figuras históricas.

Muitas vezes trazendo histórias impressionantes demais para serem críveis, Forrest convida o telespectador a viajar na sua grande imaginação. Leve e cativante, esse é um filme que vale a pena e nos faz pensar sobre a beleza das improbabilidades da vida.

Gostou das dicas? Acompanhe a nossa Página no Facebook, lá você encontra dicas de filmes toda semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.