Esportes, lazer e turismo

[Filmes do Mês] “A vida é mais do que isso, está além”

Você é o tipo de pessoa que gosta de pesquisar a opinião dos críticos antes de assistir um filme? Afinal, procurar a avaliação dos filmes, e pesquisar as premiações que conquistaram, podem te ajudar a escolher um obra que realmente valha a pena assistir.

Mas nesse mês de Março, separamos filmes aclamados pela crítica e pelo público que falam sobre uma pessoas com deficiência ou falam de uma deficiência, para você não ter dúvidas na hora de dar o play! Continue lendo o texto e confira as nossas dicas.

Bird Box

Bird Box” se passa em um cenário apocalíptico, em que aliens invadiram a terra e causaram a morte de milhares de pessoas. A personagem principal, Malorie, é uma mulher solitária que não aceita bem o fato de estar grávida. Mas, diante das catástrofes, precisa correr atrás de sua sobrevivência e proteger seus filhos.

Na trama, o único jeito de sobreviver ao apocalipse é não olhando para os seres que estão atacando a terra. Por isso, cada personagem precisa usar vendas e aprender a desenvolver os outros sentidos, dessa forma, como vivem pessoas com deficiência visual.

Assim, Bird Box vai além de um filme de terror, trazendo o desespero dos personagens em lutar contra algo sem poder enxergar. A história nos faz pensar sobre a cegueira, e sobre como uma limitação não invalida nossas vidas. Esse filme é uma produção da Netflix.

Missão Especial (Miracle Run)

Missão Especial (Miracle Run)” é sobre o amor de uma mãe. Corrine é a mãe dos gêmeos Stephen e Phillip, que são diagnosticados com autismo. Com pouca informação e sem o apoio do pai dos meninos, Corrine tem que lutar sozinha para que os filhos tenham oportunidades na vida.

Inspirado em uma história real, o filme mostra dificuldades muito comuns para pessoas com deficiência. Como a falta de estrutura das escolas para receber alunos com deficiência, e o preconceito da sociedade. Mas também mostra que, com interesse e informação, é possível vencer qualquer limitação.

Contando com ajuda de amigos que faz ao longo da história, o personagem Corrine consegue ajudar seus filhos a alcançarem grandes feitos, como se formarem na escola. O filme de Gregg Champion conta com a atuação de Zac Efron, Aidan Quinn e Mary-Louise Parker.

Branco Sai, Preto Fica

Marquim e Sartana têm muita coisa em comum: negros, ex-dançarinos e tiveram sua mobilidade prejudicada após um confronto com a polícia. “Branco Sai, Preto Fica”, nome do filme de Adirley Queirós, é a frase dita por policiais em uma intervenção feita em um baile nos anos 1980.

A história contada é parte documental sobre esse acontecimento, e parte ficcional em seu desenvolvimento. Tratando sobre os dois personagens, que estavam nesse baile, e tiveram sua vida alterada após ele. o filme mostra as suas dificuldades, e adaptações à prótese e à cadeira de rodas. Até que um homem do futuro os procura, determinado a buscar justiça para os dois.

O longa brasileiro já recebeu muitos prêmios nacionais e internacionais, e tem uma boa avaliação entre os críticos de cinema. Acima de tudo, forte e trazendo questões sociais como o racismo e a falta de estrutura urbana, esse é um filme de grande impacto.

Rain Man

Rain Man” é um dos maiores sucessos de sua época. Em 1988, ano de lançamento da obra, ela foi premiada no Oscar, como melhor filme, assim como melhor roteiro, diretor e ator principal. Impecável, a história se baseia em portadores da síndrome de Savant.

A história contada é a dos irmãos Charlie e Raymond. Charlie é um homem que saiu de casa ainda muito cedo, após desentendimentos com o pai. Passados anos longe de casa, ele recebe a notícia de que seu pai morreu. Porém, quando vai em busca da herança deixada, ele recebe algo que não esperava: um irmão!

Raymond é autista e passou sua vida inteira em uma clínica. Ele é o herdeiro da maior parte dos bens deixados pelo pai e, por isso, Charlie resolve tirá-lo da clínica e levá-lo com ele. Mas, a viagem que começou com o intuito de tirar o dinheiro de Raymond, acaba se tornando uma grande oportunidade para os irmãos se aproximarem.

Breaking Bad

Sim, “Breaking Bad” está entre as séries em que há personagens que são pessoas com deficiência. Umas das séries mais bem avaliadas no mundo. A história, que fala sobre tráfico de drogas, se popularizou e se tornou uma marco da indústria cinematográfica.

A história contada é a de Walter White, um professor de química que tem sua vida completamente alterada ao descobrir que tem um câncer inoperável. Após receber a previsão de pouco tempo de vida, ele se empenha em deixar uma boa quantia de dinheiro para a família. Para isso, ele resolve se arriscar e entrar no mercado da fabricação de drogas.

Na trama o seu filho, Walter White Jr, tem paralisia cerebral. Fugindo da dramatização de sua situação, Walter Jr é um jovem ativo: com muita opinião, independência e vários amigos. O personagem se destaca e é uma peça importante da trama.

Na vida real, o ator que dá vida ao garoto, RJ Mitte, também tem paralisia cerebral. A série está disponível na Netflix.

Gostou das dicas? Acompanhe a nossa Página no Facebook, lá você encontra dicas de filmes toda semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.