Filmes sobre pessoas com deficiências

[Filmes do Mês] “A vida é mais do que isso, está além”

Você é o tipo de pessoa que gosta de pesquisar a opinião dos críticos antes de assistir um filme? Procurar a avaliação dos filmes, e pesquisar as premiações que conquistaram, podem te ajudar a escolher um obra que realmente valha a pena assistir.

Para o mês de Março, separamos filmes aclamados pela crítica e pelo público, para você não ter dúvidas na hora de dar o play! Continue lendo o texto e confira as nossas dicas.

Bird Box

Bird Box” se passa em um cenário apocalíptico, em que aliens invadiram a terra e causaram a morte de milhares de pessoas. A personagem principal, Malorie, é uma mulher solitária que não aceita bem o fato de estar grávida. Mas, diante das catástrofes, precisa correr atrás de sua sobrevivência e proteger seus filhos.

Na trama, o único jeito de sobreviver ao apocalipse é não olhando para os seres que estão atacando a terra. Por isso, os personagens passam a usar vendas e aprendem a desenvolver os outros sentidos.

Assim, Bird Box vai além de um filme de terror, trazendo o desespero dos personagens em lutar contra algo sem poder enxergar. A história nos faz pensar sobre a cegueira, e sobre como uma limitação não invalida nossas vidas. Esse filme é uma produção da Netflix.

Missão Especial (Miracle Run)

Missão Especial (Miracle Run)” é sobre o amor de uma mãe. Corrine é a mãe dos gêmeos Stephen e Phillip, que são diagnosticados com autismo. Com pouca informação e sem o apoio do pai dos meninos, Corrine tem que lutar sozinha para que os filhos tenham oportunidades na vida.

Inspirado em uma história real, o filme mostra dificuldades muito comuns. Como a falta de estrutura das escolas para receber alunos com deficiência, e o preconceito da sociedade. Mas também mostra que, com interesse e informação, é possível vencer qualquer limitação.

Contando com ajuda de amigos que faz ao longo da história, Corrine consegue ajudar seus filhos a alcançarem grandes feitos, como se formarem na escola. O filme de Gregg Champion conta com a atuação de Zac Efron, Aidan Quinn e Mary-Louise Parker.

Branco Sai, Preto Fica

Marquim e Sartana têm muita coisa em comum: negros, ex-dançarinos e tiveram sua mobilidade prejudicada após um confronto com a polícia. “Branco Sai, Preto Fica”, nome do filme de Adirley Queirós, é a frase dita por policiais em uma intervenção feita em um baile nos anos 1980.

A história contada é parte documental sobre esse acontecimento, e parte ficcional em seu desenvolvimento. Tratando sobre os dois personagens, que estavam nesse baile, e tiveram sua vida alterada após ele, o filme mostra as suas dificuldades, e adaptações à prótese e à cadeira de rodas. Até que um homem do futuro os procura, determinado a buscar justiça para os dois.

O longa brasileiro já recebeu muitos prêmios nacionais e internacionais, e tem uma boa avaliação entre os críticos de cinema. Forte e trazendo questões sociais como o racismo e a falta de estrutura urbana, esse é um filme de grande impacto.

Rain Man

Rain Man” é um dos maiores sucessos de sua época. Em 1988, ano de lançamento da obra, ela foi premiada no Oscar, como melhor filme, roteiro, diretor e ator principal. Impecável, a história se baseia em portadores da síndrome de Savant.

A história contada é a dos irmãos Charlie e Raymond. Charlie é um homem que saiu de casa ainda muito cedo, após desentendimentos com o pai. Passados anos longe de casa, ele recebe a notícia de que seu pai morreu. Porém, quando vai em busca da herança deixada, ele recebe algo que não esperava: um irmão!

Raymond é autista e passou sua vida inteira em uma clínica. Ele é o herdeiro da maior parte dos bens deixados pelo pai e, por isso, Charlie resolve tirá-lo da clínica e levá-lo com ele. Mas, a viagem que começou com o intuito de tirar o dinheiro de Raymond, acaba se tornando uma grande oportunidade para os irmãos se aproximarem.

Breaking Bad

Breaking Bad” é umas das séries mais bem avaliadas no mundo. A história, que fala sobre tráfico de drogas, se popularizou e se tornou uma marco da indústria cinematográfica. Entre os personagens principais da trama, está uma pessoa com deficiência!

A história contada é a de Walter White, um professor de química que tem sua vida completamente alterada ao descobrir que tem um câncer inoperável. Após receber a previsão de pouco tempo de vida, ele se empenha em deixar uma boa quantia de dinheiro para a família. Para isso, ele resolve se arriscar e entrar no mercado da fabricação de drogas.

Na trama o seu filho, Walter White Jr, tem paralisia cerebral. Fugindo da dramatização de sua situação, Walter Jr é um jovem ativo: com muita opinião, independência e vários amigos. O personagem se destaca e é uma peça importante da trama.

Na vida real, o ator que dá vida ao garoto, RJ Mitte, também tem paralisia cerebral. A série está disponível na Netflix.

Gostou das dicas? Acompanhe a nossa Página no Facebook, lá você encontra dicas de filmes toda semana.

Receba nossos conteúdos por e-mail e amplie seus horizontes!

É só cadastrar seu e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.