Histórias de Sucesso

Freedom 29 anos: um pouco da nossa história

No dia 1º de Agosto de 2020, a Freedom completou 29 anos. Durante todo esse tempo, a empresa vem trabalhando para melhorar a vida das pessoas com deficiência, visando proporcionar maior acesso à tecnologia assistiva.

A Freedom possui mais de dezesseis setores, divididos em fabricação, aprimoramento da empresa e atendimento aos clientes. E esse conjunto está sempre empenhado em proporcionar a melhor experiência para quem adquire seus produtos.

Todo esse empenho e dedicação às pessoas com deficiência vem desde a criação da empresa. Afinal, quando Gino Salvador começou a fabricação de cadeiras de rodas, foi para que mais pessoas não passassem pelas dificuldades que ele mesmo enfrentou, ao buscar o equipamento necessário para seu filho ter uma vida digna. Otávio Salvador, filho de Gino, é portador de distrofia muscular, uma doença que o impede de se locomover sem o auxílio de uma cadeira de rodas motorizada.

A Criação da Freedom

Diante da necessidade que Otávio apresentava, de usar um equipamento que lhe proporcionasse maior autonomia em suas atividades diárias, Gino foi atrás de uma cadeira de rodas motorizada. Porém, nessa procura, ele acabou se deparando com uma realidade muito dura: os altos preços dos produtos importados. Em sua maioria, produtos desse tipo vinham do exterior, o que implicava em uma grande demora para a entrega e valores que ultrapassavam os 10 mil dólares.

Foi então que Gino conheceu Miguel Esteves Gonzales, que havia produzido uma cadeira motorizada em Pelotas, com valor acessível. Foi com ele que Gino conseguiu fazer não só o equipamento, mas também as melhorias que sentiu necessárias ao longo da utilização. Com estas adaptações às necessidades vividas diariamente por um jovem ágil e criativo, a cadeira chegou ao nível de suportar todos os desafios impostos pelas brincadeiras e atividades do jovem Otávio.

Diante da eficácia e visível inovação do produto adquirido, nasceu a ideia de dar início à fabricação dessas cadeiras, para conseguir disponibilizá-las a mais pessoas, por um preço justo. Foi assim que, em 1991, Gino Salvador e Miguel Gonzales viraram sócios e deram início ao que hoje é a Freedom Veículos Elétricos.

A evolução ao longo dos anos

Em seus anos iniciais a empresa tinha como foco a parte eletrônica da cadeira de rodas, lançando o primeiro modelo de cadeira motorizado do mercado brasileiro. Que, além de possuir maior compatibilidade com a realidade do usuário do país, ainda possuía valor 35% menor em comparação aos produtos importados.

Não demorou muito para que a personalização desses equipamentos começassem a acontecer. Em seus seis primeiros anos as cadeiras já apresentavam adaptações para tetraplégicos e davam a opção da cadeira ser manipulada pelo cuidador. Nessa época também deu-se início à produção de cadeiras de rodas manuais, ampliando assim as opções de produtos disponibilizados.

A empresa manteve constante atualização e melhora em suas tecnologias, assim em 1997, quando a venda de produtos importados se intensificou no Brasil, as cadeiras motorizadas Freedom já estava preparada para competir internamente com os produtos internacionais. Mais que isso, já dava-se início à outros segmentos de produtos, como os scooters elétricos.

Atualmente, a linha de produtos Freedom engloba várias necessidades do mercado: como elevadores individuais, andadores com rodas, equipamentos de logística, etc. E, além de tudo, esses equipamentos trabalham com energia renovável, baterias de descarte sustentável e possuem uma política de assistência ao cliente, para que possuam durabilidade e não sejam descartáveis.

Pioneirismo

Talvez seja algo impensável nos dias atuais, mas quando Gino e Miguel deram início aos produtos Freedom, eles não contavam com o apoio da Internet. Toda ciência utilizada no desenvolvimento dos produtos foi baseada no conhecimento prévio que os empresários possuíam na área, nas experiências dos usuários de seus produtos e no esforço de estar buscando sempre melhorar a vida das pessoas.

Sempre com muito empenho, a Freedom conseguiu implantar diferenciais em seu catálogo. Com o sistema de acompanhamento dos clientes, que se perpetua até hoje, se dá a atualização e o melhoramento dos produtos. Foi assim que, ao longo desses 27 anos, Gino Salvador enxergou a necessidades dos usuários e desenvolveu vários produtos que hoje são uma demanda do mercado. Como exemplos do pioneirismo dessa empresa temos:

Elevadores Elétricos

Criados inicialmente para uso pessoal, os elevadores, antes chamados de guinchos, foram desenvolvidos frente à necessidade de deslocar pessoas acamadas. E seu projeto teve inspiração na “Girafa”, um equipamento muito utilizado em oficinas mecânicas para erguer o motor do carro ou outras cargas.

Com sua estrutura já desenvolvida e eficiência comprovada, Gino passou a ver esse produto como algo vantajoso também para locais que prestam serviços a um maior número de pessoas, começando a comercializar o equipamento também para hospitais e clínicas.

Hoje o elevador individual não é apenas uma opção para as áreas médicas e sim uma necessidade garantida em lei, afinal temos em vigor a Resolução Nº7 (do Ministério da Saúde) e a NR-32 (da Anvisa) que preveem esse tipo de equipamento como garantia da segurança, tanto dos pacientes, quanto dos funcionários.

Scooters

As scooters elétricas foram desenvolvidas visando a comercialização para grandes estabelecimentos. Seu objetivo inicial foi o auxílio de pessoas com mobilidade reduzida em ambientes de grandes fluxos. Porém, o que começou como uma ideia lançada no Brasil pela Freedom, hoje é lei.

A Lei 13.146/2015 estabelece critérios para a disponibilização gratuita de cadeiras de rodas ou scooters elétricas em todos os clientes de shoppings centers, hipermercados e supermercados. Garantindo assim, a inclusão dessas pessoas em espaços mais dinâmicos, em que o deslocamento é dificultado.

Hoje as scooters atendem tanto esse público nos espaços coletivos, como também demandas individuais, de pessoas que adquirem o produto para buscar mais independência e autonomia em suas atividades.

Logística

A linha de logística da Freedom nasceu do constante contato de Gino Salvador com o mercado em que ele estava inserido, pois foi a partir de um pedido comercial que surgiu a possibilidade de trabalhar esse setor. Com a tecnologia já desenvolvida na empresa, e a ampla linha de produtos fabricados em sua sede, se deu a oportunidade de desenvolver a mobilidade em outros âmbitos.

Os projetos de logística disponíveis na empresa contam com uma ampla variedade de rebocadores e reboques, proporcionando a fabricação específica para o tipo de necessidade do cliente. Essa flexibilização na escolha de nossos produtos proporciona opções como: facilidade no deslocamento de cargas médias, e construção de sistema de comboios.

E a evolução não para, afinal, a Freedom ainda é a única empresa de cadeiras de rodas motorizadas e de veículos elétricos na América Latina, com tecnologia nacional e própria. E já vem trabalhando novos conceitos de modernização, como a indústria 4.0. Atualmente, Miguel Gonzales não é mais sócio da Freedom, mas Gino Salvador continua levando a empresa rumo a constante evolução e atualização.

De toda forma, não é possível resumir neste pequeno texto todas as transformações que a empresa passou ao longo desses 27 anos em que está no mercado. Há ainda muitas histórias a serem contadas, foram muitas atualizações, desafios e tecnologias desenvolvidas. Mas o resultado dessa caminhada está disponível nos catálogos, com a evolução dos equipamentos, e na história de cada pessoa que teve sua vida facilitada por essas tecnologias.

Acima de qualquer coisa, o empenho depositado no trabalho de cada setor da empresa, tem como objetivo maior o bem-estar do cliente. Por isso, a Freedom Veículos Elétricos agradece a todos que fazem parte desses 27 anos de conquista.

11 thoughts on “Freedom 29 anos: um pouco da nossa história

  • Parabens a Freedom e todos os seu colaboradores por esses 27 anos de histórias bem sucedidas…tenho uma cadeira de rodas motorizada Freedom desde 2002 e estou muito satisfeito com ela. Parabens!!

    Resposta
    • Larissa Moreno

      Que legal Vilson!!! Obrigado pelo carinho, você também faz parte dessa comemoração, abraços <3

      Resposta
  • Leonildo Remo Conti

    Parabens FREEDOM e que muitos anos se repitam…

    Resposta
    • Larissa Moreno

      Obrigado Leonildo!!! Muito sucesso pra nós 😉

      Resposta
  • Em 1996 eu vi uma cadeira de rodas motorizada numa revista e fiquei apaixonado e, ao mesmo tempo, desiludido, pois era um sonho muito caro! Custava o mesmo que um Gol 1000 0Km! Dois anos depois descobri com muita alegria a Freedom! Desempregado, só pude comprar uma SX usada, mas que me serviu perfeitamente! Como Missionário de Campo Adventista rodei o país! Subia ladeiras, passava por estradas enlameadas… A cadeira parecia um trator e as pessoas ficavam surpresas ao me ver ignorar os obstáculos comuns para um paraplégico de membros inferiores amputados como eu. O mais legal é que o Sr. Gino sempre me atendia quando eu tinha algum problema e me ensinava como resolver, pois eu “andava” muito pelo interior do Nordeste, onde não havia assistência técnica! De lá pra cá já comprei mais três cadeiras novas e pude indicar, sem receio, essa marca que tem nos possibilitado ir mais longe! São 20 anos de relacionamento com a Freedom e continuo muito satisfeito com o atendimento diferenciado que nós clientes recebemos e pelos produtos, cada vez mais adaptados à nossa realidade e necessidade de se locomover melhor! Dessa forma, quero parabenizar o Sr. Gino, à Geórgia, à Tatiele e aos outros que me ajudaram a escolher o melhor produto para minhas necessidades e tiveram a paciência de me ouvir nesses momentos! Ao Márcio minha gratidão pelas muitas dicas que tem compartilhado por e-mail e que têm sido muito úteis! Posso dizer, tranquilamente, em todos os instantes da minha vida nos últimos 20 anos: Estamos juntos Freedom!

    Resposta
    • Larissa Moreno

      Que bom que o seu sonho se tornou realidade Ronaldo, e que a gente também fez parte desse caminho para a sua grande conquista <3
      Você faz parte da nossa história, e nos motiva a melhorar todos os dias. Obrigado pelo carinho, abraços 😉

      Resposta
  • Paulo Francisco da Silva

    Parabéns!,à freedom e toda a sua equipe, que sabe trabalhar nesta empresa maravilhosa,que faça muito e muitos anos ainda, pra levar alegria à todos os deficientes.

    Resposta
    • Larissa Moreno

      Obrigado pelo carinho Paulo, sempre ficamos muito felizes com as suas mensagens! Abraços 😉

      Resposta
  • Nelson Valdissera

    Paraben Freedom eu e meu irmão temos uma cadeira Freedom cada um não tem outro tipo de cadeira melhor do que a Freedom Essa é uma das empresa top merece nosso parabéns

    Resposta
    • Rafaela Martins

      Ficamos muito felizes em ajudar sua família, Nelson. Esperamos sempre proporcionar o melhor atendimento para vocês! Abração 😍

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.