Saúde e Qualidade de Vida

Saúde Bucal: Porque é tão importante cuidar da saúde da boca

A saúde bucal desempenha uma importante função na sensação de bem-estar e no funcionamento do organismo. Por esse motivo, preservar a cavidade pode trazer benefícios diversos para todo o corpo.

Saúde e qualidade de vida cada vez mais demonstram estar relacionadas, pois se sentir bem e disposto é a melhor forma de realizar as atividades e, com a saúde prejudica, a sensação de bem-estar e a disposição são reduzidos, enquanto a preocupação e receios nas diferentes esferas da vida são ampliados.

Como cuidar da saúde bucal

Os cuidados necessários para garantir uma boa saúde bucal partem, primeiramente, dos hábitos adotados na rotina. É preciso, portanto, manter uma alimentação balanceada, rica em nutrientes como cálcio e fibras.

Além disso, a atenção aos produtos ingeridos e que devem ser evitados também se faz necessário,  como a sacarose que favorece a corrosão do esmalte dentário – principal escudo contra as doenças bucais.

Higienização bucal

Mais ainda, além da alimentação correta e balanceada, prevenir doenças bucais depende em maior grau dos hábitos de higienização bucal, que devem ser feitos diariamente. São eles:

  • Escovar os dentes ao final das principais refeições;
  • Utilizar antisséptico bucal com flúor;
  • Passar fio dental ao menos em uma das escovações;
  • Beber, em média, dois litros de água por dia.

Ir ao dentista

Além disso, realizar consultas com o odontologista a cada seis meses também é um hábito crucial e que deve ser adotado para o melhor controle e acompanhamento da saúde bucal.

Isso porque, nas avaliações de rotina, além da profilaxia ocorrer (limpeza mais profunda), o profissional pode realizar a limpeza do tártaro e aplicar o flúor para fortalecer as estruturas, bem como poderá verificar a existência de alguma doença ou fatores de risco para seu desenvolvimento.

Para que essas consultas frequentes ao dentista possam ser feitas com mais facilidade e com orçamento otimizado, o mais recomendável é manter um plano odontologico

Planos Odontológicos

Isso porque, com ele, é possível ir ao consultório dental com a frequência necessária e não pagar por consulta ou procedimento, como ocorre no atendimento particular, o que pode tornar o tratamento mais caro. 

Além disso, os pacientes que são contemplados com algum tipo de plano dental, possuem alguns procedimentos básicos garantidos, independentemente do plano ou operadora.

Assim, seja plano dental para mei, empresarial ou individual, a Agência Nacional de Saúde (ANS) determina que todo convênio deve cobrir:

  • Situações emergenciais;
  • Consulta inicial para avaliação;
  • Restaurações e tratamento de cáries;
  • Odontopediatria;
  • Aplicação de flúor;
  • Remoção de tártaro;
  • Profilaxia;
  • Tratamento de Canal;
  • Colagem de fragmentos;
  • Periodontia.

Assim, ao considerar que tais cuidados e acompanhamento impactam na prevenção de complicações bucais (até no corpo), bem como na autoestima, este artigo trará informações preciosas sobre a relação entre saúde bucal e bem-estar, aumentando a qualidade de vida.

Vantagens do cuidado com a saúde bucal

Prevenção de doenças

Algumas doenças podem se manifestar na boca ou podem ser agravadas pela precariedade da saúde bucal. 

A diabetes, por exemplo, pode causar um grande desconforto nas pessoas que tenham periodontite ou gengivite, favorecendo esses quadros, o que pode resultar em dificuldades para combater as infecções bacterianas.

Por esse motivo, os profissionais do odonto empresarial ou individual, devem considerar as necessidades desses pacientes e estar preparados para os tratamentos, bem como contribuir na prevenção dessas doenças.

Esse controle é favorecido no atendimento prestado pelas clínicas credenciadas em um convênio, já que a marcação de consultas é facilitada e os retornos podem ser feitos com mais qualidade e em prazos reduzidos (inclusive, com custos menores).

Outro exemplo são os problemas gengivais causados por bactérias, podendo atingir a corrente sanguínea e afetar até o sistema cardiovascular. Nesse caso, o acompanhamento e prevenção se mostram ainda mais fundamentais, tornando o convênio ainda mais importante.

Além disso, idas regulares ao dentista e higienização correta podem prevenir quadros como:

  • Halitose;
  • Cárie;
  • Gengivite;
  • Periodontite;
  • Câncer bucal.

Assim, ganha-se mais qualidade de vida, visto que a saúde em si é preservada e a tranquilidade em relação ao suporte profissional adequado é favorecida.

Ganho nas relações pessoais e no trabalho

Pode parecer distante a relação entre o trabalho e a saúde bucal, porém se for analisar, pessoas com problemas dentais podem se sentir inseguras em conversas e atendimentos, o que atrapalha a vida pessoal e profissional.

Por esse motivo, inclusive, muitas empresas oferecem o benefício do plano odontologico empresarial para seus colaboradores, garantindo não só o bem-estar e ganho nas relações de trabalho, como também trazendo ainda mais tranquilidade ao abranger os serviços aos dependentes.

Ambos os fatores contribuem para a saúde geral e qualidade de vida. Isso porque o bem-estar geral compreende o equilíbrio entre as diferentes esferas da vida, sendo as relações e a segurança cruciais para a saúde mental e atuação na vida pessoal e profissional.

Melhora na saúde emocional

Um sorriso bem cuidado pode fazer toda a diferença para a manutenção da autoestima, já que é o principal cartão de visitas de uma pessoa e pode contribuir no início das relações e no processo de comunicação.

Assim, problemas bucais, como relatado anteriormente, podem ocasionar na retração frente aos momentos de interação por conta dos desconfortos que esses quadros podem causar – como a perda dental.

Isso pode fazer com que o indivíduo se torne cada vez mais isolado, o que pode agravar ao ponto de desencadear um quadro de depressão.

Inclusive, pessoas com quadros depressivos tendem a não cuidar devidamente da saúde bucal, por falta de ânimo, formando, assim, um ciclo de descuido e que pode prejudicar a arcada também, impactando a saúde geral e a qualidade de vida.

Conclusão

Assim, com um belo sorriso, a pessoa pode ter uma melhor aceitação, favorecendo a autoconfiança para levar a vida e os afazeres do dia com mais satisfação com a aparência e ânimo para as funções. 

Por esse motivo, é interessante pensar, portanto, que um convenio odontologico pode contribuir nesse processo, inclusive para o estado emocional, promovendo atendimento e manutenção da saúde, sendo fundamental para uma melhor qualidade de vida.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações, dicas e conteúdos ricos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.