Produtos de Mobilidade

Cadeira de Rodas que fica em pé: Saiba os benefícios

Ficar sentado por longos períodos de tempo pode ser danoso para o corpo, principalmente quando se fala em usuários de cadeiras de rodas, que passam a maior parte do dia nesta posição. 

Isso porque o corpo humano é projetado para ficar em pé. A postura bípede ajuda na manutenção de várias funções corporais, desde a circulação do sangue, até o fortalecimento dos músculos e a postura.

Além de facilitar o surgimento de escaras (úlceras de pressão), longos períodos de tempo deitado ou sentado pode prejudicar o funcionamento intestinal, pulmonar e causar lesões e deformidades posturais.

Dada a importância da postura ortostática (em pé), a busca por novos equipamentos e acessórios que permitem que a pessoa com deficiência fique em pé é crescente e vão desde acessórios a equipamentos específicos para a postura.

Há também alguns modelos de cadeira de rodas que ficam em pé, aliando os benefícios da postura ereta à mobilidade e praticidade.

Qual é a importância da postura ortostática?

A postura ortostática (em pé) ajuda no funcionamento de vários órgãos do corpo, sendo muito importante para melhorar a qualidade de vida, principalmente de pessoas que utilizam cadeiras de rodas e ficam muito tempo sentadas. Entre os principais benefícios de ficar em pé estão: 

  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Melhora a respiração;
  • Melhora o funcionamento intestinal;
  • Melhora o funcionamento da bexiga;
  • Melhora a postura;

Para crianças é ainda mais importante ficar em pé, pois a postura bípede facilita a formação de cartilagem no quadril (durante o crescimento), além de promover o bem estar emocional. 

Outro ponto importante do desenvolvimento da criança promovido pela função ortostática é o exercício dos sistemas corporais motores do corpo. Ao ficar em pé a criança exercita a visão, o tato e o equilíbrio. 

Outros benefícios importantes que a postura ortostática pode proporcionar às pessoas com deficiência são:

O aumento da densidade óssea:

Ao ficar em pé, o peso da estrutura corporal age diretamente sobre os ossos e articulações inferiores. Esta ação faz com que a densidade óssea aumente. Em outras palavras, os ossos ficam mais fortes, diminuindo o risco de deformidades ou de fraturas.

Prevenção de escaras:

Ficar muito tempo sentado ou deitado faz com que as proeminências ósseas pressionem os tecidos moles, causando feridas. Esse tipo de lesão é chamada de escara ou úlcera de pressão. É muito comum que usuários de cadeiras de rodas tenham esse tipo de lesão durante o uso da cadeira.  

Estas lesões são difíceis de cicatrizar por conta da frequência com que as áreas afetadas são comprimidas, impedindo que o tecido se regenere. Por isso, a postura em pé pode ser uma grande aliada no combate às escaras, já que ela alivia a pressão causada nas regiões. 

Cadeiras de rodas que ficam em pé 

Algumas cadeiras de rodas que ficam em pé ao usuário são versáteis e alinham os benefícios à funcionalidade da cadeira de rodas, dando mais independência ao usuário

Com uma cadeira de função ortostática é possível realizar tarefas que antes eram impossíveis para pessoas com deficiência fazerem sozinhas, como pegar objetos em lugares mais altos, por exemplo, sem perder a mobilidade fornecida pela cadeira de rodas e sem o auxílio de outro aparelho ou de outra pessoa.

Além dos benefícios para a saúde, as cadeiras de rodas que oferecem esta função ajudam a aumentar a autoestima da pessoa com deficiência, pois é possível ter uma visão horizontal do ambiente, possibilitando que ela converse em um mesmo nível de altura com outras pessoas.

Todavia, antes de comprar uma cadeira ou qualquer dispositivo para ficar de pé, é preciso consultar um profissional de fisioterapia para que ele avalie se o tipo de lesão permite a postura bípede. 

Cadeira de rodas que fica em pé Freedom Stand Up

A Freedom possui equipamentos com função ortostática para melhor atender as demandas de cada usuário. O modelo está disponível na versão manual e na versão motorizada.

Cadeira de rodas que fica em pé, manual Freedom Stand Up

A cadeira de rodas Freedom Stand Up manual é a única cadeira de rodas que fica em pé manual comercializada no Brasil, ela permite que o usuário toque a cadeira normalmente e é indicada para usuários que possuem um maior controle de tronco.

Além disso, é a cadeira com função ortostática que possui o menor custo, entre as disponíveis no mercado, tornando o produto mais acessível ao consumidor. 

Outras vantagens da cadeira de rodas manual Freedom Stand Up:

  • Fechamento em L (que facilita o transporte);
  • Encosto reclinável em até  80°;
  • Possui opções em pneu maciço ou inflável;
  • Eixos traseiros e dianteiros em quick release (facilita a remoção dos pneus);
Cadeira de rodas que fica em pé, motorizada Freedom Stand Up

Já a cadeira de rodas motorizada Freedom Stand Up é indicada para pessoas que possuem um controle de tronco menor. Ela possui a mesma função ortostática da sua versão manual, porém pode ser controlada inteiramente através de um joystick no braço da cadeira. 

Outros equipamentos que promovem a postura ortostática

Atualmente, a procura por produtos que permitam à pessoa com deficiência a ficar em pé vem crescendo no mercado e com isso, o surgimento de novos equipamentos, com diferentes tecnologias, também é crescente. 

Elevador que deixa o usuário em pé, Freedom Stand Up

Além dos dispositivos e das cadeiras de rodas manuais, também é possível ficar de pé através do elevador Freedom Stand Up. O guincho é recomendado para pessoas que possuem um maior controle de tronco e mais força nos membros superiores.

Caso você já possua um guincho de transferência Individual Freedom, também é possível comprar o kit Stand Up como acessório e utilizá-lo no seu guincho de transferência. 

Outros equipamentos que podem oferecer esta função são: 

  • Órteses (colocadas nas pernas para dar sustentação ao tronco)
  • Macas que ficam em pé (o usuário é colocado deitado e depois a maca é colocada em posição vertical);
  • Parapódiuns (mais comuns para crianças e adolescentes);

Estes dispositivos são comumente usados em sessões de fisioterapia ou em casa. No entanto, geralmente precisam do acompanhamento de um cuidador ou profissional de saúde durante o uso, não sendo ideal para pessoas mais independentes.  

Neste caso, para quem busca mais independência e praticidade, o ideal é uma cadeira de rodas que fica em pé. Com ela não é preciso de um equipamento à parte ou a supervisão de um profissional de saúde para ficar em pé, além de facilitar as tarefas do dia a dia, como pegar objetos em lugares mais altos e realizar tarefas que demandam a postura ereta. 

Lembrando que o uso de qualquer um dos equipamentos citados só é recomendado caso seja avaliado e aprovado por um profissional de saúde. O uso sem a avaliação prévia de um profissional de saúde pode causar lesões na coluna.

Gostou deste conteúdo? Para saber mais dicas sobre produtos e outros assuntos relacionados ao dia a dia da pessoa com deficiência, nos siga nas redes sociais

One thought on “Cadeira de Rodas que fica em pé: Saiba os benefícios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.