Legislação

Identidade para pessoas com deficiência: Saiba como funciona a emissão

Ter uma carteira de identidade significa ter cidadania. É um direito de todos os cidadãos brasileiros. Por isso, é muito importante que as pessoas com deficiência tenham suas identidades emitidas como qualquer outra pessoa.

Contudo, considerando todos os desafios que o PCD encontra no seu dia a dia, suas identidades constam com informações a mais para facilitar a comprovação de sua deficiência.

Nesse post iremos mostrar como funciona a emissão deste tipo de documento, mostrando as regras e outras informações importantes para que a pessoa com deficiência consiga a sua.

A carteira de identidade diferenciada

A carteira de identidade diferenciada é destinada às pessoas com deficiência. Ela é uma carteira de identidade civil como outra qualquer, mas aponta que seu dono tem algum tipo de deficiência. Essa modalidade de documento, no entanto, é emitida de forma gratuita.

Essa observação sobre o portador ter algum tipo de deficiência fica no campo “observação” do documento. Além disso, é emitido ainda um crachá com informações sobre as condições de saúde do indivíduo. Nele é colocado, obrigatoriamente, o Código Internacional de Doença (CID). Além disso, como informações opcionais, é possível colocar contatos para o caso de haver alguma emergência, a indicação de algum tipo de alergia, e se o portador usa algum tipo de remédio contínuo.

A carteira de identidade diferenciada foi instituída para que as pessoas com deficiência possam ter uma independência maior e ainda proteção nos casos de abordagem por autoridade policial ou no caso de acontecer algum acidente ou situação atípica.

Regras gerais para a carteira de identidade para pessoas com deficiência

Tanto o crachá descritivo, quanto a carteira de identidade diferenciada são destinadas, com exclusividade, para as pessoas com deficiência intelectual, física, auditiva e/ou visual.

Este serviço é oferecido gratuitamente na emissão da primeira e da segunda via do documento.

Não há necessidade de solicitar o crachá descritivo separadamente. Ao solicitar a emissão da carteira diferenciada, automaticamente o crachá vai ser solicitado.

A carteira de identidade diferenciada contém os mesmos dados do documento civil comum. No entanto, a única diferença está a inscrição “pessoa com deficiência” no campo de observação.

Embora a carteira de identidade diferenciada e o crachá descritivo sejam destinados para as pessoas com deficiência, a sua solicitação não é obrigatória. Ela é opcional.

Os procedimentos para que se obtenha este tipo de documento são exatamente os mesmos que para se obter uma carteira de identidade normal, de acordo com a solicitação do tipo de via.

Caso seja necessário solicitar uma segunda via da identidade diferenciada, a pessoa com deficiência não pagará qualquer tipo de taxa, como o DUDA. Mas caso não seja solicitado que seja colocada a inscrição “pessoa com deficiência” na observação, é preciso consultar os serviços de emissão de primeira e segunda via.

Como dito anteriormente, o crachá será um documento que possui as especificações do tipo de deficiência da pessoa que o solicitou, além das informações adicionais. Ele tem caráter informativo.

A carteira de identidade diferenciada e o crachá descritivo têm validade em todo o território nacional. Eles foram criados pela lei estadual n. 7.821, de 20 de dezembro de 2017, sendo regulamentados pela Portaria Pres-Detran/RJ n. 5.374, de 18 de maio de 2018.

Documentação necessária para a emissão da identidade para pessoas com deficiência

Como qualquer outro tipo de documento que deve ser emitido, é preciso mostrar uma documentação específica para dar início ao procedimento. Elas irão comprovar as informações prestadas pelo cidadão na hora da solicitação da emissão do documento.

Existem dois tipos de documentação solicitada na hora da emissão da carteira de identidade diferenciada e do crachá descritivo. São os obrigatórios e os opcionais. Vamos ver quais são cada um deles:

1. Obrigatórios:

É necessário levar o original ou a cópia autenticada de certificado ou certidão, levando em consideração a condição de cada solicitante.

  • Certidão de nascimento para os brasileiros solteiros;
  • Certidão de casamento para os brasileiros casados;
  • No caso dos brasileiros naturalizados, é preciso o Certificado de Naturalização ou uma cópia da portaria publicada pelo Diário Oficial da União (DOU), comprovando a concessão da naturalização;
  • No caso de portugueses com igualdade de obrigações e direitos civis, será preciso o Certificado de Igualdade de Direitos e Obrigações Civis ou uma cópia da portaria publicada no DOU que comprove esta concessão;
  • Laudo médico que contenha o CID correspondente.

2. Opcionais:

Estes documentos só se fazem necessários no caso de o solicitante querer a inclusão das informações respectivas em sua carteira diferenciada. É preciso levar o original ou uma cópia autenticada dos seguintes documentos:

  • Laudos médicos que indiquem tipos de alergia ou uso contínuo de algum remédio;
  • CPF;
  • Exame laboratorial que comprove o tipo sanguíneo;
  • Número de Identificação Social (NIS);
  • Certificado militar;
  • Número do Programa de Integração Social (PIS);
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP);
  • Número da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Cartão Nacional de Saúde;
  • Documento de Identidade Profissional, que seja expedido por entidade ou órgão autorizado legalmente;
  • Título de eleitor.

É importante esclarecer que, caso sejam apresentadas as cópias autenticadas da documentação solicitada, elas serão retidas pelo órgão emissor da carteira diferenciada.

Procedimentos e prazo de entrega

Para solicitar a emissão de uma carteira de identidade para pessoas com deficiência é preciso que:

  1. Seja agendado o atendimento em algum posto autorizado;
  2. Comparecer no posto na data agendada e com a documentação mencionada acima.

O prazo para a entrega da carteira de identidade diferenciada e do crachá descritivo é de 25 dias, contando a partir da data em que esses documentos foram requeridos. No entanto, caso haja necessidade de análise de alguma exigência ou de consulta a algum cartório, esse prazo pode ser alterado para mais.

Caso o solicitante da carteira diferenciada seja menor de idade, entre 12 e 17 anos, será preciso comparecer ao posto acompanhado do pai, da mãe ou de algum responsável legal. Estes deverão portar uma cópia ou o original de algum documento de identificação. Caso quem esteja acompanhando seja o responsável legal, será preciso levar também o documento que comprove esta responsabilidade com o menor.

Ficou com mais alguma dúvida? Deixe um comentário! E nos siga nas redes sociais para mais dicas e informações importantes.

Opa, perai, isso também pode ser legal…

Continue por aqui e veja quais são os direitos garantidos por lei para pessoas com deficiência!

Foto de capa: Leticia Akemi/Gazeta do Povo

22 thoughts on “Identidade para pessoas com deficiência: Saiba como funciona a emissão

  • Rosivaldo costa da paixão

    Eu sou surdo deficiências carteiras rg

    Resposta
  • joão Carlos de medeiros

    eu fui diagnosticado a 3 anos portador de linfedema de grau 3* eu posso solicitar identidade de portados de necessidades especiais? eu devo por na observação da carteira outras moléstias que Ex. tenho arritmia cardíaca,diabetes e pressão alta.

    Resposta
  • Margareth de Oliveira Lima

    Sou portadora de síndrome dolorosa SUDECK uso moleta para caminhar fiquei deficiente do tornozelo direito ,gostaria de obeter essa carteira de deficiência física

    Resposta
  • Claudio Marcelo dos Santos

    Boa tarde.
    Você poderia me orientar, qual procedimento tomar para tirar novos documentos , como Rg e CPF de pessoas que se encontram em casas de repouso , impossibilitadas de se locomover ?
    Tenho também 2 casos que tbm não se encontram com qualquer tipo de documentos.Como fazer para ajudar essas pessoas..

    Resposta
    • Tiago Ferreira

      FUI FAZER O PEDIDO DA NOVA IDENTIDADE PCD
      SOFRI UM ACIDENTE DE MOTO, PERDI TODO O MOVIMENTO E SENSIBILIDADE DA PERNA DIREITA, DO QUADRIL ATE O PÉ. A ATENDENTE DISSE QUE EU NAO ME ENCAIXO NO PEDIDO, POR ESTAR DE MULETAS, ELA DISSE QUE APENAS CADEIRANTES. ESTA CORRETO ISSO?

      Resposta
      • Se você tiver laudos médicos que comprovem a deficiência, vale sim!
        Se sua deficiência é temporária, não vale.

        Resposta
  • Claudio Marcelo dos Santos

    Boa tarde.
    Você poderia me orientar, qual procedimento tomar para tirar novos documentos , como Rg e CPF de 0pessoas que se encontram em casas de repouso , impossibilitadas de se locomover ?
    Tenho também 2 casos que tbm não se encontram com qualquer tipo de documentos.Como fazer para ajudar essas pessoas..

    Resposta
    • Roberta Cristina de Oliveira

      Tem problema audição com laudo médico ei posso solicitar RG pdc

      Resposta
      • Jessica da Freedom

        Boa tarde !
        Tanto o crachá descritivo, quanto a carteira de identidade diferenciada são destinadas, com exclusividade, para as pessoas com deficiência intelectual, física, auditiva e/ou visual. Este serviço é oferecido gratuitamente na emissão da primeira e da segunda via do documento. Não há necessidade de solicitar o crachá descritivo separadamente. Ao solicitar a emissão da carteira diferenciada, automaticamente o crachá vai ser solicitado.
        A carteira de identidade diferenciada contém os mesmos dados do documento civil comum. No entanto, a única diferença está a inscrição “pessoa com deficiência” no campo de observação. Embora a carteira de identidade diferenciada e o crachá descritivo sejam destinados para as pessoas com deficiência, a sua solicitação não é obrigatória. Ela é opcional.
        Espero ter ajudado, abraços ! 🙂

        Resposta
  • maria cleomar bem leite nelson

    minha filha é internada a domicilio em regime de Home Care, ela é traqueostomizada, dependente de respirador. Estou precisando tirar a carteira de identidade dela, como fazer isso se ela não pode comparecer ao órgao.

    Resposta
  • Jacinto de Almeida

    Boa tarde, gostaria de saber se pessoas Monocular/Monovisão, pode também tirar a Carteira de identidade especial? Me parece que mudou a lei e monocular entrou como deficiente, poderiam me esclarecer por gentileza?

    Resposta
    • Jessica da Freedom

      Boa tarde ! Tanto o crachá descritivo, quanto a carteira de identidade diferenciada são destinadas, com exclusividade, para as pessoas com deficiência intelectual, física, auditiva e/ou visual. Este serviço é oferecido gratuitamente na emissão da primeira e da segunda via do documento. Não há necessidade de solicitar o crachá descritivo separadamente. Ao solicitar a emissão da carteira diferenciada, automaticamente o crachá vai ser solicitado.
      A carteira de identidade diferenciada contém os mesmos dados do documento civil comum. No entanto, a única diferença está a inscrição “pessoa com deficiência” no campo de observação. Embora a carteira de identidade diferenciada e o crachá descritivo sejam destinados para as pessoas com deficiência, a sua solicitação não é obrigatória. Ela é opcional.

      Resposta
  • Berndete Barros Ribeiro

    Que bom que os direitos dos dificientes físico e visual está ao poucos sendo cumprido

    Resposta
  • Estive hoje no NA HORA da rodoviária do plano piloto e não aceitaram meu laudo médico atestando minha deficiência (auditiva). Informaram que tem de ser em formulário padronizado. Mas meu médico é do SUS e de outro Estado, mudei-me há uma semana. Pra colocar na RG agora terei de pedir 2 via e pagar a taxa aproximada de R$ 50,00.

    Resposta
    • Ana Carolina Ferreira dos Santos

      Mas o RG para autismo não é feito em qualquer poupa tempo?

      Resposta
      • Jessica da Freedom

        Boa tarde !
        Para solicitar a emissão de uma carteira de identidade para pessoas com deficiência é preciso que:

        1 – Seja agendado o atendimento em algum posto autorizado;
        2 – Comparecer no posto na data agendada e com a documentação mencionada acima.

        Resposta
  • MONIQUE SILVA PINHO

    Olá boa noite tenho glaucoma pedir minha juros do.olho direito tenho direito dessa rg especial

    Resposta
    • Jessica da Freedom

      Boa tarde ! Tanto o crachá descritivo, quanto a carteira de identidade diferenciada são destinadas, com exclusividade, para as pessoas com deficiência intelectual, física, auditiva e/ou visual. Este serviço é oferecido gratuitamente na emissão da primeira e da segunda via do documento. Não há necessidade de solicitar o crachá descritivo separadamente. Ao solicitar a emissão da carteira diferenciada, automaticamente o crachá vai ser solicitado.
      A carteira de identidade diferenciada contém os mesmos dados do documento civil comum. No entanto, a única diferença está a inscrição “pessoa com deficiência” no campo de observação. Embora a carteira de identidade diferenciada e o crachá descritivo sejam destinados para as pessoas com deficiência, a sua solicitação não é obrigatória. Ela é opcional.

      Resposta
  • Selma Regina Lopes Ginez

    Bom dia, moro em Fortaleza e tenho uma conhecida, vizinha e idoso e deficiente, que não dispõe dos documentos solicitados. Ela tb é analfabeta. Como proceder?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.