Acessibilidade na Copa do Mundo FIFA

Um dos grandes marcos da Copa do Mundo de 2014 foi o chute inaugural da edição, foi dado por Juliano Pinto, jovem paraplégico que conseguiu executar o feito com o auxílio de um exoesqueleto. O gesto simbólico marcou uma importante evolução na ciência, e renovou as esperanças de um futuro mais inclusivo, pensando na acessibilidade na Copa do Mundo.

Já em 2018, o que emocionou o mundo foi a história de Polina Haeretdinova (11 anos), que foi a primeira pessoa cadeirante a entrar em campo ao lado de um jogador na história das Copas do Mundo. Além de entrar em campo, Polina ainda realizou um sonho: ficar em pé durante a apresentação.

Mas, podemos dizer que a Copa do Mundo FIFA é um evento preocupado com o seu público com deficiência? Acreditamos que sim!

Entre os nove questões-chave que compõem a Estratégia de Sustentabilidade da FIFA, está “inclusividade e igualdade”, a partir disso foi criada uma política de acessibilidade para as cidades-anfitriãs que se comprometem em acolher da melhor forma, todos os segmentos de público.

Edição de 2018 na Rússia

Para a edição de 2018, na Rússia, fora criado o “Guia de Acessibilidade do Espectador”, que expõe todas as medidas tomadas pela FIFA para garantir que pessoas com deficiência e pessoas com mobilidade limitada possam desfrutar do evento de forma plena. O Guia serve como orientação para planejar a viagem e evitar transtornos durante o torneio.

Ele é dividido em quatro sessões que discorrem, respectivamente, sobre:

  • Serviços acessíveis e instalações disponíveis em cada estádio;
  • Informações sobre os serviços de trem entre as cidades-anfitriãs e informações gerais sobre transporte público;
  • Principais aeroportos e estações de trem, como chegar ao estádio e serviços de transporte especiais;
  • E informações sobre acomodações acessíveis dentro de cada cidade-sede e links de sites úteis para mais informações, além de comentários de espectadores sobre suas experiências na jornada.

Neste post, se dará destaque para as adaptações especificamente relacionadas aos ambientes dos estádios. Continue a leitura!

Acessibilidade nos Estádios

Com estruturas acessíveis para todos os públicos, a Copa do mundo se faz mais universal e inclusiva. Com isso os ambientes do evento foram pensados para possuírem facilidades que otimizam a experiência das pessoas com deficiência. Esses recursos podem ser acessados com a aquisição de ingressos especiais.

Nesse sentido, os ingressos especiais podem ser solicitados mediante uma prova de elegibilidade, que varia conforme às exigências do país-sede. Na Rússia, as provas incluem um certificado de grau da deficiência e um atestado médico, não sendo válido outro tipo de documentação.

Conheça alguns benefícios do ingresso especial:

Estacionamentos

Cada estádio conta com um número de vagas reservados a pessoas com deficiência, elas estão localizadas em lugares que facilitam a locomoção até a entrada do evento.

Porém, essas vagas são limitadas, para se ter acesso a elas, a pessoa com deficiência deve conseguir, previamente, a “Vehicle Access & Parking Permits” (VAPPs), que é a permissão de acesso à área de estacionamento. A VAPPs pode ser conseguido no Centro de Ingressos da FIFA, localizado nas cidades onde a respectiva partida estiver sendo disputada, e são distribuídas por ordem de chegada.

Pontos de assistência de mobilidade

Os pontos de assistência contam com voluntários disponíveis para auxiliar espectadores com deficiência e espectadores com mobilidade limitada. Além de contar com um serviço de empréstimo de cadeira de rodas, que pode ser solicitado antes e ao final de cada partida.

Esses pontos estão disponíveis nas áreas de estacionamento reservada para quem têm a VAPPs e nas entradas de segurança acessível dos estádios.

Faixas de segurança acessíveis

Próximos às áreas de estacionamento e pontos de transporte público, os espectadores encontram as faixas de segurança acessíveis, que proporcionam maior conforto na locomoção de espectadores com deficiência e espectadores com mobilidade limitada.

As pessoas com deficiência que se locomovem em cadeiras de rodas devem usar exclusivamente essas áreas para acessar o estádio, uma vez que elas foram especialmente projetadas para esse fim. Espectadores com outras deficiências e espectadores com mobilidade limitada podem usar as entradas de acesso normal.

A maioria das áreas de rastreio de segurança têm faixas exclusivas para espectadores com deficiência e espectadores com mobilidade limitada. Essas faixas possuem identificação, usando o símbolo de deficiência internacional.

Serviço de transporte

O evento ainda conta com apoio no transporte das pessoas com deficiência, principalmente nas passagens das faixas de segurança  para as entradas do estádio.

Pontos de informação e áudio

Para que os espectadores tenham onde esclarecer suas dúvidas e buscar auxílio, serão instalados pontos de informação nos estádios. Nesses pontos, o público consegue equipamentos de auxílio, como: cadeiras de rodas e serviço de áudio descrição do jogo. Lembrando que o serviço de descrição do jogo é oferecido em Russo.

Em Kasan, São Petersburgo e Moscow Spartak, todos os pontos estão localizados dentro do estádio. Já no Sochi há dois pontos no segundo nível, dentro do estádio.

Áreas de visualização

Todo estádio possui uma área de visualização específica para usuários de cadeiras de rodas. Que contam com: Áreas de acesso facilitado para usuários de cadeiras de rodas;

  • Assentos de largura extra para pessoas obesas;
  • E assentos para acompanhantes (os acompanhantes são colocados o mais próximos do titular do bilhete, mas não há como garantir que esse assento será ao seu lado); etc.

É importante lembrar que apenas aqueles que solicitaram ingresso especial estão autorizados a entrar nos estádios com cadeira de rodas. Sendo que, o equipamento (cadeira de rodas ou scooter) pode ter 3 ou 4 rodas, possuir dimensões máximas de 700 mm de largura e 1.300 mm de comprimento, raio de viragem de 900 mm, largura máxima de viragem de 1.500 mm e possuir velocidade máxima de 6 km/h.

Banheiros Acessíveis

Banheiros acessíveis podem ser encontrados próximos às áreas de visualização. Eles são unissex, o que permite que, independente do sexo, o acompanhante possa prestar assistência.

Cães de assistência

Cães-guia serão permitidos em todas as áreas do estádio. Porém, a FIFA não disponibiliza espaço de cuidado para esses animais, como: áreas de alívio e água.

Evacuação de emergência

Em caso de emergência, o público com deficiência contará com uma equipe preparada para ajudar na evacuação.

O guia também apresenta dicas de acessibilidade nas cidades-sedes, reunindo informações importantes sobre as cidades russas. Saber que a Copa, como evento esportivo mais assistido no mundo, se preocupa com acessibilidade e com a inclusão, nos mostra uma evolução na responsabilidade social.

Edição de 2022 no Catar

De 20 de novembro até 18 de dezembro acontece a Copa do Mundo de 2022, dessa vez sediado no Catar e a FIFA apostou ainda mais na acessibilidade para os torcedores PCDs que irão comparecer ao evento. 

As determinações impostas na Rússia seguem as mesmas para o Catar, porém com mais acessibilidade, em conjunto com a tecnologia, para que a cada edição seja ainda maior a inclusão de pessoas com deficiência.

Para o torneio ser considerado o mais inclusivo até o momento, o governo do Catar criou o Conselho Nacional de Turismo e desenvolveu um sistema de classificação com todas as exigências mínimas obrigatórias para a acessibilidade, ou seja, todos os estádios e locais de treinamento serão acessíveis, confira agora o que foi criado para a edição de 2022. 

O transporte público foi melhorado para todas as adaptações necessárias no deslocamento das pessoas com deficiência. No metrô todas as 37 estações são acessíveis, com o menor tempo de viagem para os principais destinos de atrações turísticas e os estádios para os jogos.   

Como o Catar investe muito em tecnologia, um grupo de empreendedores criou um aparelho chamado Bonocle. É um controle sem fio que transforma qualquer conteúdo digital em braile, um avanço gigantesco para pessoas com deficiência visual.

Já nos estádios haverá quartos sensoriais para pessoas com mobilidade reduzida, dessa maneira oferecendo maior conforto aos torcedores.

Além disso, mais um avanço que é um destaque da edição de 2022, será a áudio descrição de tudo que irá acontecer no campo, basta apenas a pessoa baixar o aplicativo FIFA Interpreting, colocar seus fones e curtir toda a emoção dos jogos.  

Esperamos que futuramente todos os eventos sejam inclusivos e equipados para receber os diferentes tipos de público, dessa maneira, garantindo a acessibilidade na Copa do Mundo.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.