Esportes, lazer e turismo

6 dicas de segurança para PcDs na rua

Atualmente, sabemos os perigos que todos nós podemos enfrentar toda vez que temos que sair de casa. A segurança para PcDs na rua pode ser um grande desafio, e a rotina fora de casa exige atenção redobrada e estratégias para evitar alguns riscos.

Por isso, separamos 6 dicas essenciais de segurança para PcDs na rua, com orientações práticas para ajudar você a se locomover com mais tranquilidade e confiança.

Cuidado ao atravessar a rua

O momento de atravessar requer total atenção. Utilizar as faixas de pedestres e observar os semáforos é a primeira medida de segurança para PcDs. Para os semáforos, tome cuidado com o tempo de travessia. Tente iniciar o cruzamento assim que o semáforo abrir. 

Na ausência dos elementos citados, procure ruas com menos tráfego, assim como,  evite atravessar entre carros. Dessa forma, você estará em um ponto visível para os motoristas. 

Além disso, prefira atravessar a rua com outras pessoas, assim será mais visível para os motoristas. Quando estiver sozinho, caso necessário, solicite ajuda a outras pessoas que estiverem ao redor.

Você também pode optar por acessórios para a sua cadeira de rodas, como, por exemplo, luzes ou buzinas, para sinalizar e alertar motoristas ou pedestres.

Terrenos Irregulares

Frequentemente você encontrará terrenos irregulares pelo seu trajeto. Planejar o trajeto com antecedência e identificar caminhos mais planos e acessíveis pode evitar contratempos. Para usuários de cadeira de rodas, aprender técnicas específicas, como lidar com desníveis e subir ou descer calçadas é essencial.

Sempre que possível, evite terrenos perigosos, como ruas com pedras soltas ou superfícies arenosas, que podem dificultar a movimentação e causar acidentes.

Cuidados com assaltos 

Um fator importante para cuidar ao estar nas ruas são os furtos e roubos. Os índices de roubos e violência vêm aumentando, comprometendo a segurança para PcDs nas ruas. É fundamental estar sempre atento com os seus pertences. Evite usar o celular em momentos desnecessários e não ande com objetos de valor à mostra.

Além disso, é comum usuários de cadeira de rodas deixarem mochilas nas costas da cadeira. Procure deixar seus pertences à vista, como bolsas, mochilas e carteiras, para dificultar as tentativas de roubo. 

Para garantir a sua segurança, jamais reaja! Em caso de um roubo, tente manter a calma e deixe as mãos à vista do assaltante, proteja a sua vida em primeiro lugar.

Segurança noturna

Se precisar sair durante a noite, é essencial redobrar os cuidados. Procure as ruas movimentadas e bem iluminadas, para reduzir os riscos.

À noite, a visibilidade reduzida pode colocar em risco a segurança de quem se locomove. Por isso, é altamente recomendável usar equipamentos com luzes ou refletores. Cadeiras de rodas motorizadas e scooters, por exemplo, podem ser equipadas com iluminação para melhorar a visibilidade em locais escuros.

Transporte público

Se você depende de transporte público, para facilitar o seu embarque e maximizar o seu tempo, é recomendado que você conheça os melhores horários, deixe anotado os horários que você costuma embarcar. Se possível, evite horários de alta demanda.

Além disso, procure utilizar o espaço destinado para PcDs. Dessa forma você tem mais segurança e acessibilidade. Assim como, quando necessário, peça suporte a equipe responsável pelo seu transporte, como, por exemplo, motoristas, cobradores ou operadores. 

Manutenção 

Cuidar do equipamento de mobilidade é essencial para garantir a  segurança para PcDs. Por isso, certificar-se de que sua cadeira de rodas, seja manual ou motorizada, está em boas condições é essencial para evitar imprevistos. Faça avaliações preventivas nos pneus, freios ou baterias para evitar problemas durante o deslocamento. 

Além disso, se você utiliza um equipamento movido a bateria, antes de sair, especialmente para trajetos mais longos, confirme se a carga da bateria é suficiente para completar o percurso.  

Levar um pequeno kit de ferramentas também pode ser útil em emergências, como ajustes simples durante o trajeto.

A segurança para PcDs na rua depende de planejamento, atenção e  uso de recursos que promovam a acessibilidade e a visibilidade. Com essas 6 dicas, esperamos que você se sinta mais preparado para enfrentar os desafios do dia a dia com mais confiança e autonomia.

Conte nos comentários ou nas redes sociais quais estratégias você utiliza para garantir a sua segurança! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.