Saúde e Qualidade de Vida

Tudo sobre os dispositivos de Tecnologia Assistiva na Terapia Ocupacional

Com a utilização da tecnologia, pessoas com deficiência estão a cada dia conquistando mais acessibilidade. Você conhece o ramo da tecnologia que atende às necessidades das PcD? É a chamada Tecnologia Assistiva! Essa modalidade, além de beneficiar diferentes pessoas, pode ser utilizada em diversos contextos, como é o caso da Terapia Ocupacional.

Neste post, vamos explicar o que é a tecnologia assistiva, dar exemplos e mostrar como ela pode ser usada dentro da Terapia Ocupacional. 

O que é a Tecnologia Assistiva?

A tecnologia assistiva pode ser definida como um conjunto diversificado de equipamentos,  serviços,  estratégias  e/ou práticas criadas e ampliadas  para  auxiliar com e/ou reduzir  os  problemas  funcionais encontrados por pessoas com deficiência.

Existem diferentes tipos de tecnologia assistiva, cada uma com sua proposta única. Seu objetivo é promover a independência e inclusão de pessoas com deficiência, seja em ambiente digital, educação, comunicação ou na vida diária. 

Conheça alguns exemplos de Tecnologia Assistiva

dispositivos de Tecnologia Assistiva na Terapia Ocupacional

Na abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o paratleta Kevin Piett utilizou um exoesqueleto enquanto exercia a honra de carregar a tocha olímpica. Isso é um ótimo exemplo de Tecnologia Assistiva! O exoesqueleto é um equipamento de suporte que permite que pessoas com deficiência motora consigam permanecer em pé e caminhar.

No ano de 2023, a Secretaria de Saúde de São Paulo trouxe essa tecnologia para o Brasil, por intermédio da Senadora Mara Gabrilli que experimentou o equipamento. 

Esse é apenas um exemplo de tecnologia assistiva. Atualmente, existem diversas tecnologias, cada vez mais avançadas. Por isso, separamos 5 tecnologias assistivas que facilitam a vida de uma pessoa com deficiência e podem auxiliar na área de Terapia Ocupacional.

Mouse com controle de cabeça

Sabemos que hoje em dia o uso de equipamentos como celulares e computadores é frequente em nosso cotidiano. Pessoas com mobilidade reduzida nos membros superiores encontram dificuldades para manusear tais equipamentos. Para solucionar essa dificuldade, surgiu o mouse com controle por movimentos da cabeça.

Essa ferramenta capta os movimentos da cabeça do indivíduo para controlar o movimento do mouse, e através de piscadas são realizados os cliques. Esse mouse proporciona independência e praticidade ao usuário. 

Teclado por piscar dos olhos

Outra tecnologia desenvolvida para pessoas que apresentam mobilidade reduzida. O teclado por piscar dos olhos proporciona a escrita para pessoas com limitações severas de movimento, por exemplo paralisia cerebral e atrofia muscular espinhal. 

Esse método alternativo apresenta algumas versões dentro do mercado. De modo geral, esse sistema funciona por varredura, o indivíduo irá selecionar a linha desejada e, em seguida, a letra ou número. Para facilitar ainda mais, existe o corretor automático, sugerindo palavras, assim tornando a escrita dinâmica.  

Conversor de texto em fala

A evolução da Inteligência Artificial proporciona a independência para PcD no cotidiano ou na realização de atividades específicas. No meio digital pessoas com deficiência visual encontram dificuldades de acessibilidade, por exemplo, como uma pessoa com deficiência visual consegue ler um documento? Conversores de texto em fala podem ser uma solução para esse problema.

Através de aplicativos ou extensões do navegador é possível realizar a leitura de documentos por meio das vozes disponibilizadas pela Inteligência Artificial. Essa ferramenta auxilia os indivíduos que trabalham ou estudam, por exemplo. 

Máquina Braille

Um exemplo de inovação e ressignificação de um equipamento tão conhecido. A máquina de escrever em Braille surge para suprir a necessidade de pessoas com deficiência visual em escrever com mais praticidade e rapidez. Foi desenvolvida em 1939 pelo professor David Abraham, sendo produzida no Brasil desde 2004. 

O principal benefício dessa tecnologia é tornar a alfabetização e comunicação de Braille mais acessível. Por facilitar o dia a dia, crianças com deficiência visual conseguem aprender e exercitar os conhecimentos de forma simples.

Stand table 

Equipamento que auxilia o usuário a permanecer em pé, servindo como um estabilizador. Tem como objetivo auxiliar na circulação sanguínea, previne escaras e fortalece os músculos. É um modo de possibilitar a realização de diversas atividades, como a prática de exercícios físicos ou atividades do dia a dia.

Stand Up Manual

Como nesse equipamento, a Freedom desenvolveu a Stand Up! A cadeira de rodas Stand Up possui a tecnologia de permitir ao usuário ficar em pé, beneficiando no alívio de pressão e melhora da funcionalidade do sistema digestivo. Além de proporcionar conforto e segurança. Conheça mais da nossa cadeira de rodas

Tecnologia Assistiva na Terapia Ocupacional 

A Terapia Ocupacional é a área que ajuda na desenvoltura das pessoas por meio de recursos terapêuticos. Em diversos casos é necessário o uso de alguma tecnologia assistiva no processo do paciente. Mas como usar essas tecnologias assistivas na Terapia Ocupacional? 

Agora, vamos dar alguns exemplos que podem auxiliar a desenvolver atividades para as consultas.

Dentro da Terapia Ocupacional, desenvolver a escrita é um elemento recorrente. Trazer o teclado por piscar dos olhos ou a máquina Braille, como um método alternativo, pode auxiliar na inclusão desses indivíduos. Além disso, escrever traz inúmeros benefícios, como ampliar a criatividade e reduzir o estresse. 

Assim como a realização de jogos, que também é um método frequente na área. Utilizar jogos e brincadeiras digitais com o mouse com controle de cabeça pode ser uma maneira divertida para o paciente com paralisia cerebral estimular suas habilidades intelectuais. 

Outro exemplo seria contar histórias, aproveitar o conversor de texto em fala pode ampliar essa prática. Além disso, o paciente com deficiência visual pode realizar a leitura de forma independente com o auxílio dessa ferramenta.

É possível utilizar o Stand table de diferentes formas para desenvolver e ampliar os movimentos dos membros superiores. Como por exemplo, tiro ao alvo em diferentes níveis, iniciando na cadeira de rodas e passando para o equipamento logo após. 

É fundamental ter a orientação de um especialista, seja para decidir o melhor produto ou para ampliar a utilização do mesmo. Para isso, utilizar tecnologia assistiva na Terapia Ocupacional proporciona descobertas de outras maneiras de realizar atividades, seja no cotidiano ou em atividades específicas.E aí, já conhecia algum desses exemplos? Nos conte nos comentários e nos siga nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.