Motel Adaptado para Pessoas com Deficiência: Entenda como funciona
Um motel adaptado podem ser uma ótima alternativa para a PCD fugir da rotina junto com seu parceiro. Cada vez mais, pessoas com deficiência têm conquistado seus direitos, principalmente em relação à acessibilidade. Portanto, é esperado que todos os locais sejam acessíveis a pessoas com deficiência.
Embora a sexualidade seja considerada um tópico pouco explorado e repleto de mitos e verdades, a PCD não têm motivos para se privar de ter uma vida sexual ativa e de boas experiências em seus relacionamentos, explorando o prazer de forma natural.
Com o uso de novas tecnologias e com a crescente conscientização sobre a importância da acessibilidade, pessoas com deficiência encontram cada vez mais recursos e opções para se divertir, conhecer gente nova e namorar. Saiba mais a seguir!
Como um motel adaptado funciona:
Quando falamos sobre pessoas com deficiência (PCD), discutir sexualidade ainda é polêmico. Há muita desinformação e preconceito em relação ao tema, até mesmo entre os usuários de cadeiras de rodas.
Contudo, a inclusão na sociedade só aumenta com o passar dos anos e produtos e serviços com acessibilidade são cada vez mais requisitados e necessários.
No Brasil a Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência, de 2015, prevê que acomodações devem disponibilizar ao menos 10% de quartos adaptados às PCD. Os motéis podem lançar mão de várias soluções de acessibilidade para suas acomodações e espaços físicos, sem perder o foco no design universal e conforto dos seus clientes.
Apesar do acréscimo das leis, ainda são poucos os motéis com suítes adaptadas.
Afinal como um motel adaptado para cadeirantes deve ter?
O que é necessário em um motel adaptado
Garagem mais ampla.
Com espaços maiores, fica mais fácil para o usuário de cadeira de rodas desembarcar e se movimentar, e é um grande diferencial.
Estrutura inclusiva.
Degraus dividindo cômodos e pavimentos devem ser evitados, os pisos devem ser do tipo antiderrapante e portas amplas devem ser instaladas. Os quartos adaptados devem ser no térreo, e caso não sejam, deve haver elevador. Essas características são fundamentais e garantem a segurança dos clientes.
Quartos adaptados
Antecipadamente, Nos quartos é importante que existam dispositivos de sinalização, podendo ser em braile e/ou luminosos. Dessa forma, as PCD têm acesso às instalações de maneira correta e mais segura.
As suítes adaptadas devem possuir móveis com dimensões acessíveis ao alcance manual e visual, posicionados de forma a não impedir a passagem da cadeira de rodas e garantindo ao cliente uma livre circulação, prevendo áreas de manobra e acesso aos sanitários, cama, armário e outros móveis.
Moveis adaptados
Camas precisam ter uma altura própria para facilitar a transferência da cadeira de rodas, bem como o levantar e sentar de pessoas com mobilidade reduzida, dando a possibilidade de o usuário ter autonomia e conforto.
Bem como mesas também precisam estar dentro dos padrões de acessibilidade, facilitando o uso.
Banheiros confortáveis e seguros
Algumas suítes podem oferecer banheiras de hidromassagem e piscinas instaladas em decks com alturas que também facilitem a transferência do cliente da cadeira de rodas.
Além disso, chuveiros com assentos e espelhos reposicionados para os usuários também podem fazer a diferença durante a estadia de PCD. Oferecer ao cliente barras de apoio acopladas, bem como dispositivos para chamada de emergência podem garantir maior apoio e segurança.
As soluções disponibilizadas nos motéis, voltadas à PCD, englobam e repensam a disposição das medidas e dos objetos nos cômodos, mas também devem conferir conforto e segurança para que o cliente possa se sentir à vontade e pronto para usufruir do serviço com satisfação e prazer.
Ou seja as pessoas com deficiência podem – e devem! – desfrutar de sua sexualidade e dos momentos de lazer. Gostou de saber sobre hotéis adaptados? Seguindo nosso perfil no Facebook você vai estar sempre por dentro de conteúdos como esse.