Freedom participa de evento de Conscientização da ELA
Buscando trazer mais informação sobre o tema e aumentar o debate acerca desse assunto tão importante, a Associação Pró-Cura da ELA realizou nesse último final de semana (01 e 02 de junho) o 4º Encontro Anual de Pacientes, Familiares, Cuidadores e Profissionais da Área da Saúde.
Ainda pouco conhecida, a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença que traz preocupação para os profissionais da saúde. Isso porque a doença, que é neurodegenerativa progressiva, ainda não tem cura. A ELA é uma doença que afeta as células nervosas do cérebro e da medula espinhal. Podendo, eventualmente, levar à morte.
O evento aconteceu no Hcor, em São Paulo, e reuniu mais de 400 participantes. Ao longo do evento da Associação Pró-Cura da ELA, os visitantes receberam palestras de vários especialistas sobre a ELA. Os assuntos trazidos vão desde “A fisiologia do exercício na ELA”, assim como questões menos comuns “Como identificar e tratar os acometimentos respiratórios na ELA”.
Além das palestras, o evento ainda contou com oficinas práticas de capacitação para profissionais da saúde. E com depoimentos de pacientes de ELA, como Rick Ribeiro.
Rick Ribeiro, uma história inspiradora
Rick Ribeiro é fundador do Portal Mobilize Brasil, blog que tem mais de 35 mil seguidores no Facebook. Ele começou a sentir os primeiros sintomas da doença com 28 anos, e passou cerca de 2 anos atrás de tratamentos para a ELA.
Muito interessado na questão da mobilidade urbana, Rick passou a pesquisar sobre o assunto como forma de ocupar a mente. Foi fazendo essas pesquisas que nasceu a ideia de criar o blog Mobilize Brasil, que é especializado em mobilidade urbana sustentável.
Sem fins lucrativos, o blog além de reunir informações úteis, tem como função a organização de campanhas e ações que sejam efetivas socialmente. No evento Pró-Cura da ELA, Rick falou sobre sua trajetória, que está documentada no livro “Movido Pela Mente”.
A participação da Freedom na Associação Pró-Cura da ELA
A Freedom reconhece a importância de se estudar e buscar tratamentos eficazes e acessíveis para a ELA. Por isso, além de patrocinar o evento, a nossa equipe esteve presente em ambos os dias.
Nossa contribuição se deu principalmente na orientação de pacientes e profissionais sobre a utilização adequada de cadeira de rodas (manuais e motorizadas) e elevadores de transferência.
Bom dia!, Eu tenho um amigo que tem ElA, não é nada fácil, quem sabe agora possa procurar um modo de amenizar um pouco.ok
Abs.