Pneus para cadeira de rodas, infláveis ou maciços?

Em cadeiras de rodas motorizadas, manuais ou scooters elétricos existem opções de uso com pneus infláveis e maciços. A ideia com este artigo é esclarecer um pouco as diferenças entre essas duas opções, destacando as vantagens e desvantagens que cada opção apresenta, pois essa discussão vai um pouco além de considerar apenas a vantagem do pneu maciço não exigir calibragem semanal e não furar.

Tipos de pneu maciço

Os pneus maciços são oferecidos em três tipos: (i) pneus em PU (poliuretano) ou compostos termoplásticos, (ii) pneus de borracha prensada e (iii) pneus de borracha convencionais reforçados com lonas (iguais aos infláveis), porém com enchimento de espuma PU expandida.

Os pneus em PU (i) tem custo mais baixo, porém são adequados apenas a uso bem planejado, pois tem baixa aderência com o solo e em situações como piso molhado tendem a perder a aderência. Esse tipo de pneu não deve ser utilizado em rodas de tração de produtos motorizados, pois caso elas percam a aderência, o controle da cadeira de rodas ficaria prejudicado. Além disso esses pneus tem baixo conforto, são mais duros que os pneus maciços com inserto de PU expandido e mais macios que os pneus de borracha prensada. Veja na foto a seguir um exemplo de pneu maciço em PU para roda 24″.

pneu pu 24 polegas

Os pneus de borracha prensada (ii) tem conforto e aplicação similar aos pneus em PU, porém tem o custo um pouco mais elevado e é a opção de maior dureza. Estes pneus maciços podem ser utilizados em rodas de tração, pois não perdem tão facilmente a aderência com o solo. Veja na foto a seguir um exemplo de pneu maciço em borracha prensada para roda 24″.

Pneu de borracha 24 polegas

Os pneus maciços mais adequados são construídos com um pneu comum de borracha preenchido por espuma de PU expandida (iii). O preenchimento do pneu existe em dois tipos:

(a) a espuma é expandida dentro do próprio pneu e fica “colada” internamente a ele, nesse caso ao substituir o pneu, obrigatoriamente a espuma precisa ser trocada também;

Roda 8 polegadas com inserto injetado

(b) a espuma é injetada em uma ferramenta que determina sua geometria, gerando um toroide de espuma expandida que é inserido no pneu no momento da montagem da roda, nesse caso o pneu pode ser substituído e o toroide se manter o mesmo, pois basta desmontá-lo e montá-lo novamente.

 

Pneu para roda 13" com toroide montado internamente

toroide

Esse tipo de pneu tem a mesma aderência que os pneus infláveis, pois a parte externa é feita do mesmo material que um pneu inflável. Esses pneus são mais confortáveis que os pneus em PU e que os pneus de borracha prensada, a espuma de PU expandida é trabalhada para ter a dureza mais baixa, pois como não fica em contato com o piso, ela não gasta com o uso, diferente do pneu em PU, que precisa ser mais rígido para que o consumo não seja excessivo ao ponto de sofrer desgaste com pouco tempo de uso.

Todos pneus maciços tem uma relação entre a dureza e a capacidade de carga, pneus mais macios tem menos  capacidade de carga, pneus mais duros tem maior capacidade de carga. Essa característica faz com que a maioria deles sejam um pouco duro, ficando adequado a capacidade de carga da cadeira de rodas.

Todos esses tipos de pneu maciço não exigem manutenção periódica, pois não furam e não esvaziam como os infláveis. Porém podem ter custo mais alto de manutenção na hora da substituição por um novo. Dependendo da construção do aro a substituição do pneu pode exigir o uso de máquinas especiais para realizar a troca, sendo em muitos casos necessária a troca da roda completa, com aro, aumentando o custo de manutenção.

Pneus infláveis

Os pneus infláveis usados em cadeiras de rodas são de borracha com reforço de lona e uma câmara de ar montada internamente. Esse tipo de pneu é muito adequado para uso em terrenos acidentados, pois fornece mais conforto que os pneus maciços. O número de lonas na composição do pneu determina sua resistência, quanto mais lonas possuir mais
resistente e maior capacidade de carga terá o pneu. O ar na câmara funciona como uma suspensão absorvendo impactos e imperfeições do solo.

Pneu para aro 13" inflável

Por outro lado, esse tipo de pneu exige manutenção, pois os pneus devem ser calibrados semanalmente e podem eventualmente furar, tendo nesse ponto uma desvantagem em relação aos maciços. Essa manutenção é relativamente fácil de ser realizada, pois os pneus podem ser enchidos em qualquer posto de combustível e o conserto de um pneu furado pode ser feito, seja frio ou quente, por qualquer borracheiro.

Existem opções de câmaras de ar especiais com sistemas anti-furo, algumas são chamadas de “self sealing” que quando furam conseguem fechar automaticamente furos pequenos. Esse tipo de produto funciona para furos bem pequenos, em geral menores que 0,5mm. Outras câmaras (“thorn resistant”) usam a estratégia de engrossar a parede de borracha da câmara para até 3,6mm de espessura, tentando assim evitar que o furo ocorra.

A pressão dos pneus é um item de manutenção periódica bastante importante, pois influencia no desempenho dos produtos. Em cadeiras de rodas manuais o próprio usuário percebe quando a calibragem está baixa, pois a cadeira fica mais “pesada” para tocar. Em produtos motorizados isso não é tão perceptível, pois o sistema como um todo é mais exigido, aumentando o consumo de energia e reduzindo a autonomia do produto, sem que o usuário perceba. Portanto é importante ficar atento a manutenção da calibragem.

Observe abaixo as calibragens recomendadas pela Freedom em seus produtos:

Cadeiras de rodas manuais e motorizadas

  • Dianteira: 35 lb
  • Traseira: 45 lb

Scooters

  • 2002, Mirage SX/RX: 45 lb
  • Mirage S, LP, LR, LS, LX: 35 lb

8 comentários sobre “Pneus para cadeira de rodas, infláveis ou maciços?”

  1. Olá gostaria de saber de vcs tem a Câmara para o pneu dianteiro 200×50. O ventil não pode ser no meio e sim do lado. Posso enviar foto . Aguardo retorno

    1. Olá, Fernanda.
      Temos o produto que você procura. Já pegamos seu e-mail e em breve entraremos em contato para você mandar uma foto e entendermos melhor sua necessidade.

  2. Boa tarde, tenho uma cadeira motorizada Freedom S e uso pneus dianteiros de 8′ infláveis, como moro em uma cidade do interior as ruas são de paralelepípedo e também existem muitos espinhos próprios de uma planta nativa, que furam constantemente os pneus. Queria saber qual dos pneus maciços seria o mais indicado para minha cadeira, e qual o valor do mesmo. (E se realmente não corro risco que ele se quebre ao andar pelas ruas!).
    Obrigada!

    1. Olá, Rita de Cassia.
      O que sugerimos, é que seu pneu dianteiro seja trocado por um maciço, da mesma medida. Contudo, para que isso seja feito, é preciso realizar outros ajustes. Pegamos seu e-mail e logo entraremos em contato para entender melhor sua dúvida e lhe indicar nossos valores.
      Você também pode falar conosco acessando este link: http://www.freedom.ind.br/contato/

  3. tenho uma cadeira motorizada e os pneus dianteiros constantemente furam, gostaria de saber se o melhor seria mudar para o maciço , pois moro em chacara onde o terreno e bem acidentado

Deixe um comentário sobre este conteúdo. O que você achou?