Dúvidas sobre o andador para adultos

Os andadores são equipamentos usados para favorecer o equilíbrio e diminuir o suporte do peso sobre os membros inferiores. É indicado para pessoas com redução de mobilidade e que sentem dores ao caminhar, auxiliando nos casos de falta de força, ou quadros pós-cirúrgicos. Esse aparelho representa uma maneira segura de conquistar mobilidade, independência e autonomia dos próprios movimentos.

Porém, é importante que o andador esteja de acordo com as necessidades do usuário, para funcionar de forma efetiva e não trazer possível malefícios. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto.

Quais os benefícios de um andador para adultos?

A estrutura do andador possui três ou quatro pontos de contato com o solo, e uma base de suporte, que proporciona mais segurança no caminhar. Assim, com os exercícios locomotores de sustentação parcial do peso, os usuários obtêm resultados positivos no equilíbrio (tanto estático, quanto dinâmico) e facilitam a efetivação da marcha funcional. Outro benefício do suporte do corpo são as repercussões psicológicas na redução do medo da queda.

Os resultados positivos se darão por diversos fatores, que vão desde a prescrição e escolha do modelo do produto. Cada andador pode sofrer diversas modificações de acordo com a necessidade do paciente. A avaliação desses dispositivos auxiliares de marcha é um fator essencial para evitar possíveis malefícios, como: alterações de postura, dores, quedas ou sobrecarga nas articulações.

Quando esses aparelhos são úteis?

Os andadores para adultos são úteis nos casos de:

  • apoio em exercícios físicos (fisioterapia);
  • artroplastia total do joelho ou do quadril;
  • idosos e outras pessoas com o equilíbrio prejudicado ou fraqueza dos membros inferiores;
  • problemas ou fraturas nos ossos e nas articulações;
  • pessoas com alterações motoras e em recuperação pós-operatória;
  • indivíduos que apresentam problemas nos ombros.

Quais são os principais modelos existentes no mercado?

Andadores sem rodas

Os modelos sem rodas apresentam dois modelos: o fixo e o articulado. São tipos que exigem uma maior força para a locomoção, pois o usuário terá de erguê-lo ou arrastá-lo para conseguir se movimentar.

O modelo fixo é o exemplar mais estável no auxilio da sustentação. Porém, ele não apresenta mobilidade em nenhum dos planos, tem padrão de marcha mais lento e requer uma maior atenção por parte do usuário. Por isso, não é aconselhável para pessoas com déficit cognitivo e fraqueza de membros superiores.

Já o modelo articulado, apresenta mobilidade unilateral. Com ele, o usuário consegue se locomover arrastando o equipamento, o que facilita o caminhar, em relação ao andador fixo. Suas desvantagens se dão pela dificuldade em manobrá-lo em portas ou áreas congestionadas e por ele ser menos estável que o andador fixo.

Andadores com rodas

O andador com rodas proporciona muita praticidade em seu uso, fazendo com que o paciente não tenha a necessidade de erguer o equipamento enquanto se locomove. Seus principais modelos variam entre três ou quatro rodas.

O modelo com três rodas permite que manobras e mudanças de direção sejam feitas com mais facilidade. Porém, sua estabilidade é mais reduzida, exigindo um maior equilíbrio de seu usuário.

Já o modelo com quatro rodas proporciona uma velocidade de marcha mais funcional e rápida. Apesar de ser menos estável que os modelos sem rodas, sua movimentação é facilitada, exigindo menos esforço e proporcionando uma progressão suave e contínua à frente.

 

É válido lembrar que nenhum desses equipamentos (com ou sem rodas) é indicado para uso em escadas ou escadas rolantes, devido à dificuldade de manuseá-los e ao risco de queda.

Como proceder na hora de escolher o andador?

Atente ao modelo mais adequado – É recomendado que o usuário escolha um modelo de andador adequado às suas necessidades e características, de acordo com a orientação de um fisioterapeuta ou ortopedista.

Verifique a altura do aparelho – Antes da compra, é indicado verificar se o aparelho conta com um sistema de regulagem de altura, para evitar a má postura do usuário.

Certifique-se da resistência e da carga do equipamento – A carga é outro fator muito importante para a compra do andador. A média de resistência da maioria dos aparelhos é de 100 a 130 kg — e existem modelos especialmente fabricados para quem tem um peso superior ao limite.

Conheça os recursos disponíveis de um andador – Leve em conta os acessórios disponibilizados junto ao andador. Além de trazerem mais conforto, os acessórios podem auxiliar na segurança e na otimização do produto.

Andadores Freedom

A linha de andadores da Freedom conta com os modelos Freedom Walker e Freedom Walker Plus. Equipamentos com quatro rodas de tamanhos grandes, sendo as dianteiras com garfos giratórios, proporcionando grande estabilidade e conforto para deslocamentos seguros.

São compatíveis tanto com ambientes internos como externos, podendo ser usados em pisos lisos ou irregulares. Para mais segurança, possuem sistemas de freios condutor e de estacionamento, que possibilitam reduzir e controlar a velocidade, ou então quando parado, garantir que o equipamento não corra para frente nem para traz.

Além disso, possuem fechamento em X, o que facilita acomodá-los, tanto para guardar como para transportar de um lugar a outro, ocupando pouco espaço. São confeccionados em tamanhos P, M e G, com diferentes especificações que possam atender, de fato, as características de cada usuário. Como opções de configuração e adaptação, e disponibilização de acessórios que se encaixam perfeitamente ao equipamento e à necessidade da pessoa que irá utilizá-lo.

 

Agora que você entende melhor como utilizar os andadores para adultos e quais são suas principais características, já pode entrar em contato conosco para obter mais informações sobre como adquiri-los!

Receba nossos conteúdos por e-mail e amplie seus horizontes!

É só cadastrar seu e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.