Produtos de Mobilidade

Conheça os tipos de cadeiras de rodas e seus benefícios

A escolha correta de uma cadeira de rodas é de suma importância para que se atinja um real ganho de qualidade de vida para pessoas com restrição de mobilidade, melhorando a sua qualidade de vida.

Por isso, é importante que se conheça os diferentes modelos, tipos e configurações de cadeiras de rodas, para que a escolha atenda corretamente as necessidades do usuário, permitindo que ele tenha o maior benefício possível.

Além disso, pesquisar informações e obter ajuda de um profissional especializado da área da saúde são atitudes essenciais para a escolha da cadeira de rodas ideal, evitando cometer erros que podem prejudicar a qualidade de vida da pessoa com deficiência física.

Quer conhecer mais sobre os tipos de cadeiras de rodas? Então continue a leitura e saiba para qual tipo de deficiência cada modelo é indicado!

Como escolher a melhor cadeira de rodas?

O momento de decisão de compra exige que muitos pontos sejam avaliados. Nunca um produto desse tipo deve ser comprado por impulso, pois devem ser avaliados fatores técnicos, financeiros, ambientais e de interesse do usuário.

É preciso considerar os objetivos do indivíduo, se quer a cadeira de rodas para ter independência de mobilidade em ambientes externos, se terá necessidade de um cuidador à disposição, se precisa que esse produto seja transportado no carro, entre outros fatores, tais como a condição física e motora, e as especificidades.

Qual a melhor opção: cadeira de rodas manual ou motorizada?

Cadeira de rodas manual

Esse é o tipo de cadeira de rodas mais usual. Ela pode ser impulsionada pelo próprio usuário ou movimentada pelo cuidador através de manoplas no encosto do equipamento.

A cadeira de rodas manual somente se movimenta com a força humana — e sua velocidade depende da força aplicada às argolas de propulsão. O direcionamento dela é feito pela diferença de velocidade empregada nas rodas traseiras.

Essas cadeiras de rodas se aplicam a situações em que o usuário possui nenhum ou pouco comprometimento dos membros superiores e consegue uma boa independência com o modelo, ou a pessoas que não tem coordenação ou capacidade para dirigir uma cadeira de rodas motorizada e precisam de ajuda de um cuidador para se locomover.

Esses modelos manuais se subdividem em pelo menos dois tipos: ativa e padrão. As cadeiras ativas são normalmente compactas, leves e fabricadas de forma bastante personalizada para oferecer a maior adequação possível visando o mínimo consumo de energia na sua movimentação, construídas com chassis monobloco dobrável em “L” ou chassis dobrável em “X”. Essas cadeiras de rodas são indicadas para pessoas com nenhum ou baixo comprometimento dos membros superiores.

As do tipo padrão são voltadas para usuários com médio comprometimento dos membros superiores ou que não tem autonomia para se movimentar em uma cadeira de rodas manual sozinho, contando obrigatoriamente com a ajuda de um cuidador. A maioria possui um conjunto assento/encosto/apoio de braços mais abrangentes que as cadeiras ativas, visando um maior conforto e adequação na posição sentado. As do tipo padrão também possibilitam a instalação de recursos mais avançados de seating, como estabilizadores de tronco, encostos e encostos anatômicos e almofadas especiais.

Como regra geral, pode-se considerar que as cadeiras de rodas padrão são menos compactas que as cadeiras de rodas ativas, devendo ser analisadas todas as características de ambas para não comprometer a saúde e independência da pessoa com deficiência física.

Cadeira de rodas motorizada

Esse tipo de cadeira de rodas conta com uma motorização para realizar os movimentos. Assim, o usuário não precisa se esforçar para se locomover, sendo uma ótima opção para aqueles que possuem maior comprometimento dos membros superiores ou que precisam fazer maiores deslocamentos, os quais seriam muito desgastantes em uma cadeira de rodas manual.

Os motores são acionados por um controlador eletrônico alimentado por baterias recarregáveis. Para se locomover, o indivíduo precisa movimentar o joystick, que controla proporcionalmente a velocidade e direção pela sua inclinação, podendo ser instalado em diferentes posições conforme a necessidade do usuário, e possibilita fazer  manobras suaves.

A capacidade ideal das baterias depende de qual distância a pessoa pretende percorrer com uma certa carga. Quanto maior a capacidade das baterias, maior será a autonomia, porém o peso e o custo também serão mais elevados. São capacidades comuns de mercado: 26 Ah, 33 Ah, 38 Ah, 55 Ah e até 75 Ah. Além da capacidade, é importante que as cadeiras de rodas usem baterias VRLA ou GEL, pois são projetadas para aceitar muitos ciclos de cargas e descargas, além de serem permitidas para transporte aéreo.

As cadeiras de rodas motorizadas com fechamento em “X” são mais compactas e de menor peso, sendo mais adequadas para transporte em veículos convencionais não adaptados. Por outro lado, as do tipo monobloco são de maior peso e menos compactas, necessitando de veículos adaptados para transporte. Em alguns casos oferecem recursos como elevate, tilt, standup e podem ter opção de suspensão. Ambos conceitos são receptivos aos recursos avançados de seating, como estabilizadores de tronco, encostos e encostos anatômicos e almofadas especiais.

Itens de configuração são importantes

A variedade de configurações muda conforme marca e modelo de produto. Todos itens são importantes e devem ser observados, porém, em termos mais gerais, alguns itens são fundamentais para que o equipamento atinja minimamente seus objetivos.

Todas configurações que dizem respeito ao biotipo do usuário são de extrema importância, portanto, escolher corretamente baseado nas medidas da pessoa — a largura, altura do encosto e profundidade do assento — são requisitos mínimos, como também alteração de caster, cambagem, centro de gravidade e tilt no produto.

Algumas configurações dizem respeito ao ambiente de uso, por exemplo, se a cadeira de rodas fecha ou não em “X” —cadeiras de rodas que fecham são mais fáceis de transportar e armazenar. Por outro lado, as cadeiras de rodas monobloco que não tem essa facilidade são mais rígidas, com manobridade mais precisa, porém em algumas situações podem necessitar suspensão.

Encosto reclinável e pé-articulado são itens que muitas vezes são associados ao conforto, mas também podem ser associados a mudanças de postura ao longo do dia, buscando a melhoria da circulação de sangue no corpo.

Caso o usuário pretenda usar uma almofada especial, inflável, autoinflável ou de gel, deve solicitar a cadeira de rodas com assento rígido para que a almofada tenha total eficiência, pois elas são desenvolvidas para funcionar sobre uma base rígida.

O uso de pneus infláveis ou maciços também pode parecer uma decisão simples, mas tem impacto no uso do produto ao longo do tempo. Pneus infláveis são mais confortáveis, porém exigem manutenção semanal e tem o risco de furar. Os pneus maciços são livres de manutenção, mas tem o inconveniente do desconforto em pisos muito irregulares.

Percebeu como é importante conhecer os tipos de cadeiras de rodas? Além de escolher a melhor opção para o tipo de lesão, a pessoa com deficiência física terá mais conforto, melhorando também a sua qualidade de vida!

Para saber mais sobre o assunto, siga nos acompanhando. Não deixe de visitar nossa página de produtos!

21 thoughts on “Conheça os tipos de cadeiras de rodas e seus benefícios

  • Poderia ter imagens junto com a explicação.

    Resposta
    • Obrigada pela sugestão, Sandra. Nos empenharemos para atualizar o conteúdo.

      Resposta
  • PODERIA ESCLARECER PQ DEFICIENTES QUE GANHA 1 SALARIO MINIMO NAO CONSEGUE FINANCIAMENTO P\COMPRAR UMA CADEIRA MOTORIZADA

    Resposta
    • Jessica da Freedom

      Olá !
      Você já ouviu falar no crédito acessibilidade? Apesar de ainda ser pouco conhecido, é uma linha de crédito especial, focada em auxiliar pessoas com deficiência. O objetivo é permitir o acesso com mais facilidade a produtos que cubram as necessidades específicas do PCD e contribuam para uma qualidade de vida maior.
      O crédito é um valor que pode ser desde R$ 70 até R$ 30.000,00, variando o valor dependendo da instituição. O prazo para o pagamento também é bem longo, podendo chegar até 30 meses. Além disso, as parcelas são pagas, normalmente, por débito automático na conta corrente de quem contratou. Para conseguir o crédito acessibilidade, é preciso ser correntista de um dos 4 bancos que oferecem esta modalidade: O Banco do Brasil, Caixa, Bradesco ou Santander.

      Espero ter ajudado, abraços ! 🙂

      Resposta
  • Muito informativo. Com certeza vou lembrar disso quando eu for comprar uma nova cadeira de rodas.

    Resposta
  • regina c correa

    Deveria ser mais fácil, encontrar cadeiras de rodas, com formato de vintage, em aço carbono e rodas, sem precisar fechar. para o deficiente usar em casa.

    Resposta
  • Guaraci Ferraz

    Gostei do artigo. Preciso investir em uma nova cadeira de rodas para minha filha, mas confortável, mais leve, etc. Atualmente utilizamos os pneus maciços, mas já tivemos aqueles que necessitam de manutenção semanal e ainda com a impossibilidade de compra da câmara do pneu porque o fabricante interrompeu a fabricação. O s pneus das cadeiras modernas ainda utilizam câmaras? Estou em São paulo e gostaria do contato de um representante para indicar uma cadeira correta para minha filha.

    Resposta
  • REGINA BALDUÍNO

    Preciso de uma cadeira de rodas para passear com minha mãe. Ela tem dificuldades para andar e por isso quase não são.
    Preciso de uma cadeira que possa levar em táxis e andar pelas ruas.
    Qual a melhor para comprar?

    Resposta
    • Rafaela Martins

      Olá Regina, nós enviamos uma mensagem para você através do e-mail que cadastrou para comentar aqui no blog. Se esse e-mail não é o que costuma usar, por favor entre em contato com a gente através dessa página: http://materiais.freedom.ind.br/rd-comprar-peca. Obrigado pelo contato!

      Resposta
  • Olá
    Tenho uma filha de 3anos e 8meses
    Que não anda
    Nem senta
    Tem uma síndrome mais ainda não sabem qual é
    Como escolher uma cadeira pra ela
    Que é bem pequena.

    Resposta
    • Larissa Moreno Freedom

      Olá Monica, nós enviamos uma mensagem para você através do e-mail que cadastrou para comentar aqui no blog. Se esse e-mail não é o que costuma usar, por favor entre em contato com a gente através dessa página: http://materiais.freedom.ind.br/tire-suas-duvidas. Obrigado pelo contato.

      Resposta
  • Boa noite, estou fazendo um estudo que tem como objetivo avaliar os riscos no deslocamento de cadeirantes por vias inadequadas, e pretendo usar uma parte do seu texto para definir os tipos de cadeira de roda.
    Gostaria de saber se tem algum problema para vocês, e caso eu tenha problema, seria possível me informar o ano em que esse texto foi escrito?

    Resposta
  • Diodiane Modesto

    Ou tenho um filho com hidrocefalia,o pescoço mole e coluna também não senta qual a cadeira de rodas adequadas ?

    Resposta
  • Diodiane Modesto

    Muito útil esse saite exelente espero que me ajudem

    Resposta
  • Gostaria de comprar uma cadeira de rodas e preciso saber qual tipo de roda é melhor. A raiada ou a outra. Obrigada

    Resposta
  • Arthur Raniere Oliveira Silva

    Que difícil Qual o nome da deficiência que as pessoas de cadeiras de rodas tem qual a deficiência o nome da deficiência

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.