Veja como conseguir uma bolsa de estudo para pessoas com deficiência

Ingressar na universidade e completar um curso superior, conquistar a independência financeira com qualidade de vida, construir uma boa carreira  são as metas mais comuns entre a maioria dos jovens do Brasil. No entanto, realizar esses sonhos é que se torna a grande questão.

Isso, porque as dificuldades no caminho não são poucas e exigem capacidade de superação e foco. Imagine então, possuindo algum tipo de limitação física? Como conseguir bolsa de estudos para pessoas com deficiência física?

Infelizmente, ainda hoje, a grande maioria das universidades — e até mesmo espaços públicos em geral — não está preparada para receber pessoas com deficiência e, por esse motivo, muitos estudantes acabam desistindo do curso que escolheram seguir.

Ainda bem que já existem instituições de ensino que reservam vagas para pessoas com deficiência. Veja a lista que separamos com os principais programas e universidades que oferecem bolsas de estudos de inclusão e o que você deve fazer para conseguir a sua. 

Os diferentes tipos de bolsas de estudo

Existem vários tipos de bolsas de estudo. De modo geral, o objetivo é aumentar a possibilidade de um ensino superior para quem possui dificuldades físicas ou sociais de alcançá-lo. Isso pode ser feito com abatimentos totais ou parciais nas taxas e mensalidades (nas instituições privadas) ou ainda com ajudas extras de custo.

 As bolsas remuneradas podem ajudar o beneficiado a cobrir os custos básico de estudo, como alimentação e materiais escolares, ou serem ainda mais completas e permitirem que o aluno se dedique integralmente à educação, sem precisar trabalhar.  Isso tudo, para que o aluno tenha a estrutura necessária para prosseguir no curso superior. 

Mesmo que algumas instituições não disponibilizem bolsas, elas podem oferecer algum tipo de auxílio de permanência, destinado para todos que não tenham condições de arcar com as despesas básicas mensais.

O que fazer para conseguir o benefício

É importante estar sempre atento aos portais das instituições para conferir os editais de inscrições à disposição dos alunos. Neles, estarão disponíveis os documentos necessários para a inscrição e os prazos que devem ser seguidos.

As regras sobre como conseguir uma bolsa de estudos variam muito de instituição para instituição. Por isso, o ideal é pesquisar bem e confirmar as informações com a direção da universidade de sua preferência.

Para as bolsas direcionadas aos estudantes com algum tipo de deficiência, o aluno precisa preencher uma ficha de inscrição e informar sobre o tempo disponível para se dedicar à atividade. A partir disso, terá que aguardar a análise da instituição que define se ele estará apto ou não para a vaga da bolsa.

Principais universidades que oferecem bolsas 

Mesmo que as políticas de inclusão da pessoa com deficiência ainda não sejam sistemáticas no Brasil, algumas instituições já fazem a sua parte nesse sentido. 

UFF

Uma das instituições que mais se destacam entre as que possuem o programa de bolsas para pessoas com deficiência é a UFF. Para concorrer a vaga, a UFF exige que o aluno, além de estar matriculado em um dos cursos da instituição, também apresente um laudo médico, não trabalhe com empresa pública ou privada e esteja habilitado em pelo menos 4 disciplinas. A situação do jovem também será avaliada pelo departamento de assuntos pessoais da instituição. Para os estudantes da UFF, o telefone de contato do Departamento de Assuntos Comunitários (DAC) é o (21) 2629-5312.

Anhanguera

As unidades da Anhanguera de Niterói, Brasília, Anápolis e Valparaíso de Goiás oferecem bolsas integrais de ensino a distância (EAD) para pessoas com deficiência. O benefício vale para todos os cursos de graduação na modalidade de ensino a distância. Os interessados devem estar atentos aos prazos de inscrição, que normalmente estão disponíveis no início de cada semestre e se encerram rapidamente, em função do número limitado de vagas.

Programa Incluir

É um dos programas idealizados pelo MEC que vem possibilitando a criação de núcleos de acessibilidade nas instituições federais de ensino superior. Todas as instituições que participam do programa devem buscar por ações que tenham o objetivo de corrigir as dificuldades de estruturação física, comunicação e até mesmo pedagógica. Lembrando que as instituições interessadas em aderir ao programa precisam atender as exigências do ministério para que possam receber o apoio financeiro desejado.

Mais informações sobre o programa podem ser solicitadas pelo e-mail: incluir@mec.gov.br.

Documentação necessária

Geralmente, as fichas de inscrição das instituições requerem dados básicos como documento de identidade, cpf, comprovante de endereço e renda. Caso o aluno seja selecionado pela primeira fase, os setores especializados entram contato e fazem novas as solicitações de documentos mais específicos, como laudos e perícias médicas.

Vale ressaltar que as bolsas podem ou não ser renovadas a cada ano e essas informações também devem ser verificadas para evitar transtornos.

As universidades precisam ser acessíveis para pessoas com deficiência

Independente de oferecerem bolsas de estudos ou não, todas as instituições de ensino Públicas ou privadas devem estar preparadas para receberem pessoas com deficiência.

Para isso, elas devem estar adaptadas e possuírem facilitadores de acessibilidade essenciais, como rampas, banheiros adequados, mesas adaptadas, entre outros. Afinal, pessoas com deficiência possuem os mesmos direitos que qualquer outro estudante tem e merecem serem tratadas sem diferenciações.

Infelizmente, na maioria das vezes muitos dos alunos com deficiência acabam por não cobrar e exigir os seus direitos. Isso pode acontecer por que alguns estudantes não têm conhecimento aprofundado sobre as leis de acessibilidade  — e, com isso, perdem a chance de conquistarem o que merecem   ou até mesmo porque muitos estão cansados de lidar com a burocracia diariamente e acabam desacreditando nas instituições ou preferindo evitar um pouco o desgaste.

Agora que você já sabe como conseguir bolsa de estudos para pessoas com deficiência, não deixe escapar a sua chance de mudar de vida! Para ficar por dentro de todas as nossas dicas de oportunidades de estudos, trabalho e inclusão, não deixe de seguir as nossas redes sociais!

Assim, você se mantém sempre informado, e por dentro das informações e novidades sobre acessibilidade. Não perca tempo, nós estamos no Facebook e no Youtube


Deixe um comentário sobre este conteúdo. O que você achou?