Produtos de Mobilidade

Descubra a importância da tecnologia assistiva no trabalho

Você já ouviu falar sobre tecnologias assistiva? Elas são geralmente utilizadas para auxiliar pessoas com deficiência na realização de atividades do dia a dia e no relacionamento interpessoal.

Mas atualmente, elas também têm sido implementadas para proporcionar inclusão no ambiente de trabalho. Continue a leitura e confira!

O que são as tecnologias assistivas?

Tecnologia assistiva é um termo usado para identificar todos os serviços e recursos que otimizam as habilidades de pessoas com deficiência. Dessa forma, ela contribui para que o indivíduo possa ter uma vida com independência e uma maior inclusão social.

Como elas funcionam?

Essas tecnologias são classificas em: recursos e serviços. Os recursos são equipamentos, sistemas ou produtos fabricados para melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência. Já os serviços são aqueles que auxiliam as pessoas com deficiência a comprar, usar ou selecionar os recursos.

Recursos

Os recursos podem variar entre uma bengala simples e um sistema computadorizado complexo. Ou seja, são todos os equipamentos que podem auxiliar no cotidiano da pessoa com deficiência, proporcionando-lhe mais independência.

Brinquedos, roupas adaptadas, softwares, computadores, dispositivos para adequação de postura e equipamentos de comunicação alternativa, são apenas alguns exemplos do que pode ser um recurso.

Serviços

São prestados profissionalmente à pessoa com deficiência com o objetivo auxiliar na escolha de instrumentos provenientes das tecnologias. Esse trabalho envolve profissionais de diversas áreas, como: psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, educação, medicina e, até mesmo, arquitetura.

Quais são os objetivos e os benefícios das tecnologias assistivas no ambiente de trabalho?

Quando incorporadas ao ambiente de trabalho, as tecnologias assistivas proporcionam maiores oportunidades para que a pessoa com deficiência possa corresponder às demandas do mercado.

Essa possibilidade de integração é muito importante, pois atua junto à pessoa com deficiência para ampliar seu aprendizado, comunicação e integração com a sociedade.

Algumas ferramentas assistivas que podem ser incorporadas no trabalho:

Mouse de cabeça

Desenvolvido pela Indra Tecnologias Accesibles, esse é um dispositivo que funciona ligado a uma webcam. Ele identifica movimentos faciais para que o mouse possa ser movimentado na tela do computador.

Para isso, são necessários movimentos leves, que fazem o cursor se mover na tela. Os cliques são realizados ao abrir e fechar a boca.

Telefones para surdos

Denominado pela Anatel como TSS, o telefone para pessoas com surdez é um sistema de comunicação telefônica que possibilita ao usuário a digitação da mensagem em um teclado e a visualização das mensagens enviadas e recebidas.

Por meio desse sistema, é possível comunicar-se em tempo real: com outro telefone para surdos ou com ligações diretas para qualquer telefone celular ou fixo. Isso com o auxílio da Central de Intermediação Surdo Ouvinte.

Voice Stick

Com a aparência de uma caneta, esse aparelho é um scanner que reconhece todas as palavras escritas e as transforma em sons. Esse dispositivo auxilia pessoas com deficiência visual na leitura dos textos, cartões de visita e folders.

Teclado virtual

Software desenvolvido para que pessoas com deficiência motora possam escrever por meio de qualquer dispositivo de controle — como um eixo de comando de uma cadeira de rodas, por exemplo.Também foi desenvolvido pela Indra Tecnologías Accesibles.

Impressora de textos em Braille

A impressora em Braille faz com que as pessoas com deficiência visual possam imprimir imagens, diagramas e até mesmo gráficos para analisá-los melhor.

Ampliador de textos

Como o nome já diz, o ampliador aumenta textos em até 14 vezes e ajuda pessoas com a visão reduzida. Foi projetado para ser portátil.

Navegador em Braille

Assim como a impressora, o navegador voltado para pessoas com deficiência visual é totalmente pensado e feito em Braille. Nele, é possível navegar no Windows e na internet, uma vez que suas configurações são controladas a partir de um software. A localização dos teclados e os desenhos das células Braille facilitam a navegação.

Você gostou do nosso post? Assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos interessantes como este!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.