Produtos de Mobilidade

Saiba a importância da almofada ergonômica para o dia a dia do usuário em cadeira de rodas

No dia 30 de novembro, a Freedom Veículos Elétricos realizou seu primeiro Webinar, uma transmissão ao vivo pela internet sobre os benefícios e a funcionalidade da almofada ergonômica, com a consultora terapêutica e especialista Maria José Alves.

O primeiro Webinar Freedom foi um sucesso e, por isso, queremos falar sobre o tema neste post.

Sabemos que a cadeira de rodas é como uma extensão do corpo e, por conta disso, precisa estar adaptada e adequada às características individuais de cada usuário. Para isso, cada parte do produto é importante para sua funcionalidade como um todo, e um dos itens importantes para ser observado é a almofada para assento.

A almofada ergonômica é indicada para pessoas com alto grau de comprometimento de mobilidade em membros inferiores e com baixo ou médio grau nos membros superiores, assim como de modo geral para pessoas que permanecem por longo período de tempo sentadas.

Esse produto possui tecnologia que contribui para a não formação de úlceras de pressão, também conhecida como escaras, e ainda estimula a postura correta e conforto para atividades funcionais.

Siga a leitura e entenda melhor sobre a importância do conjunto almofada e cadeira de rodas adequadas para promoção da saúde de pessoas com deficiência física.

Entendendo o benefício

A almofada ergonômica foi pensada para proporcionar a distribuição de peso do usuário exercida sobre a almofada, principalmente quando fica sentado por um longo período de tempo. Dessa forma diminuindo a pressão de pico em proeminências ósseas, que podem causar a ruptura da pele. Sendo assim, esse modelo de almofada reduz a descarga de peso em locais de risco que possam vir a gerar úlceras de pressão (escaras).

A úlcera de pressão é uma lesão localizada na pele, geralmente sobre uma proeminência óssea, resultante da pressão isolada ou da pressão combinada com fricção. Para controlar a pressão exercida sobre um mesmo ponto da pele, são feitas mudanças e deslocamentos frequentes do corpo do indivíduo, para que assim, possam ocorrer mudanças ao longo do tempo na distribuição do peso.

Contudo, pessoas acamadas, com deficiência física ou com diferentes graus de mobilidade reduzida, podem não conseguir executar movimentos de mudança de posição sozinhas e, se não auxiliadas, podem estar mais propensas a formação de úlceras de pressão, em virtude do peso pontual exercido sobre o tecido da pele.

Para prevenir esse tipo de problema, é importante que o indivíduo pratique alguns movimentos de alteração de posição, mesmo que com ajuda de um cuidador, como inclinar o corpo para frente e para os lados, por exemplo. Assim é possível gerar mais alívio de pressão no corpo.

Uma nova tecnologia assistiva da Freedom

Pensando em uma tecnologia assistiva que ampliasse esse cuidado e proporcionasse ainda mais conforto ao usuário de cadeira de rodas, a almofada ergonômica auto inflável foi desenvolvida para prevenir a probabilidade da formação de úlceras de pressão, promovendo a saúde e bem-estar.

Esse modelo de almofada, se molda ao formato dos glúteos do usuário provendo maior área de conforto e distribuição do seu peso. O ar fica confinado na almofada e, ao mesmo tempo, circulando entre as microcélulas de ar da espuma viscoelástica. Assim, o produto também consegue absorver os impactos que podem ser causados ao trafegar com a cadeira de rodas em terrenos irregulares.

Para comprovar o benefício da almofada ergonômica, foram realizados vários testes com outros modelos de produtos utilizando o Tekscan, um sistema de mapeamento de pressão de assento e encosto, o qual indica visualmente de onde há maior pressão e peso exercido sobre a pele do indivíduo sentado na cadeira de rodas.

                

O produto

A Almofada Ergonômica Freedom é auto inflável. O ar entra ou sai da almofada quando acionada manualmente a válvula de regulagem, que pode abrir ou fechar, para regular o volume de ar interno, dispensando o uso de bomba para calibração.

Esse modelo é confeccionado em três partes, sendo interna a espuma viscoelástica com memória de ar, composta por bilhões de microcélulas esféricas interconectadas e termo inteligentes, que permitem conforto térmico por conta da alta capacidade de dissipar calor corporal. Ou seja, esses recursos possibilitam a disposição do ar dentro da almofada quando o usuário à utiliza, moldando o formato do seu corpo, sem que esta seja alterada a não ser que seja permitida por ele. Além disso, a almofada se mantém em temperatura que se adequa à mantida pelo usuário e ao ambiente que está exposto, sem causar incômodos, irritabilidade e demais danos para saúde.

A capa interna envolve a espuma viscoelástica, em tecido de policloreto de vinila em forma adesivada, tornando-se em um bloco único e encapsulado. Dessa maneira, impede a formação de bolhas de ar entre a espuma e a capa interna, além de possibilitar a entrada e saída de ar somente quando acionada a válvula de regulagem.

Este produto conta com uma válvula de ar fixada à capa interna envolvente da espuma viscoelástica, que abre e fecha, com sistema que permite inflar e desinflar a almofada automaticamente, sem o uso de bomba ou de outro acessório para calibração. Dessa forma, quando acontece o ajuste de conforto, o ar sai da almofada conforme a preferência do usuário. Após regular o ponto que melhor agrada, o ar fica concentrado e circulando dentro da almofada, tomando o formato dos glúteos e das coxas do usuário. É preciso saber que, para que o produto possa inflar e voltar ao formato original, é preciso que todo o peso de cima da almofada seja retirado e ser aberta a válvula de regulagem para o ar entrar novamente.

A capa externa envolve a almofada como um todo, em um tecido transpirante e antimicrobiano que dificulta o desenvolvimento de bactérias e fungos. Sua parte superior é desenvolvida com tecido em poliéster e a parte inferior em poliamida com velcro em nylon para fixar-se melhor a base da cadeira de rodas e, dessa forma, se manter estabilizada.

Com alta resistência, a almofada ergonômica é indicada para uso em bases rígidas e também se estabiliza em assentos preexistentes pelo fato de ser antiderrapante. É importante ressaltar que a utilização desse produto precisa combinar com posições de encosto, suportes laterais, apoios de pés, braços e encosto de cabeça para proporcionar ainda mais funcionalidade ergonômica para seu usuário.

O conjunto da almofada ergonômica ainda contribui para o amortecimento e absorção de batidas e trepidações durante o deslocamento da cadeira de rodas em diferentes pisos ou em colisões, como ao passar por terrenos irregulares e não pavimentados ou onde há pedras.

Onde comprar

A funcionalidade

Como vimos, a almofada ergonômica é uma opção com bastante praticidade para promover mais conforto e prevenção da possível úlcera de pressão em usuários de cadeira de rodas. Porém, para que este produto forneça a devida funcionalidade, é preciso que se siga uma certa regra de uso que respeite o alívio de pressão ideal que distribua o peso e toma o formato do usuário.

Com a almofada ergonômica totalmente cheia, ou seja, com pressão extrema de 100%, o produto não fornecerá o benefício proposto ficando muito rígido, sem deixar o ar circular entre as células. Dessa forma, o peso do usuário não é distribuído de forma correta sobre a almofada e, consequentemente, não molda seu formato. Além disso, utilizá-la dessa maneira, faz com que ocorra maior risco de rompimento do adesivamento interno, criando bolhas de ar que impossibilita seu uso dos dois lados.

Em contrapartida, utilizar a almofada totalmente vazia, com pressão abaixo de 20%, também não fornece o benefício ideal, pois as células com muito pouco ar, ficam praticamente unidas e não realizam a função ergonômica. Nos dois casos, esse modelo de almofada perde totalmente a funcionalidade e a eficiência adequada e correta.

Sendo assim, a calibragem indicada que respeita o alívio de pressão ideal para sua utilidade é de pressão mínima 30% e de pressão máxima 45%. A calibragem da Almofada Ergonômica Freedom é obrigatória e obtém total conforto e distribuição de peso do usuário.

Veja uma demonstração de como funciona a almofada ergonômica no vídeo abaixo:

Calibragem na prática

Com o uso da almofada ergonômica, é possível observar que uma pessoa, com 60 kg à 90 kg, leva aproximadamente sete segundos (7s) para esvaziar totalmente o produto, chegando aos 20% de pressão baixa extrema.

Como essa porcentagem não é a ideal para obter a funcionalidade ergonômica, bastam três segundos (3s) de contagem após a abertura da válvula de regulagem, para fechá-la e assim chegar ao ponto de pressão que varia entre 30% à 45% e atingir o nível de conforto.

Essa é uma forma simples e prática de regular a almofada ergonômica para que forneça o benefício proposto.

Dica prática: como utilizar a almofada ergonômica auto inflável?

Para que você possa ter maior noção de como regular a almofada ergonômica e ajustá-la ao ponto ideal, trouxemos estas dicas práticas em 5 passos:

(Você vai precisar utilizar um cronômetro)

  • Fechar a válvula
  • Sentar na almofada
  • Pegar cronômetro
  • Abrir a válvula e disparar o cronômetro
  • Em três segundos fechar a válvula

Caso haja necessidade, o usuário pode regular a saída de ar mais uma vez aos poucos, até chegar ao ponto que fique ainda mais confortável e obtenha melhor o seu formato. Assim é possível obter a total funcionalidade da almofada ergonômica e usufruir do benefício proporcionado para saúde e prevenção da úlcera de pressão.

Cuidados

Vale ressaltar, que o cuidado e a prevenção da úlcera de pressão depende de muitos fatores e deve ser feita com o produto adequado e a verificação do indicativo da necessidade do usuário. A prevenção é uma combinação de fatores que vão desde hábitos relacionados ao cotidiano da pessoa, até tudo o que compõe a cadeira de rodas.

Nunca deixe de realizar um acompanhamento especializado com um profissional de saúde, para ter a orientação adequada e a avaliação de como as alterações e adaptações da cadeira de rodas podem ser realizadas a cada diagnóstico e características individuais de indivíduo para indivíduo.

Lembrando, que a almofada ergonômica é apenas mais uma tecnologia assistiva auxiliar para que não ocorram o surgimento da úlcera de pressão, e que muitos outros cuidados devem ser tomados. Por isso, o papel do profissional é essencial para que além do produto, outros fatores possam ser indicados a fornecer o benefício à saúde e qualidade de vida da pessoa com deficiência física.

Agora que você já sabe sobre como as almofadas para cadeira de rodas são importantes à saúde dos seus usuários, compartilhe este post nas redes sociais para que outras pessoas também conheçam os benefícios da almofada ergonômica.

Não deixe de conferir nossa página de produtos!

3 thoughts on “Saiba a importância da almofada ergonômica para o dia a dia do usuário em cadeira de rodas

  • Paulo Francisco da Silva

    Bom dia!, Um produto especial, vi o video e como funciona, e um produto e tanto!
    Recomendo freedom
    Grato
    Abs.

    Resposta
  • José de Oliveira Lima

    1 – Posso usar fralda descartável, quando estiver usando (sentado) na almofada ergonômica FREEDOM, na cadeira de rodas?
    2 – Quanto tempo posso ficar sentado na cadeira de rodas FREEDOM que me uso, quando estiver utilizando a almofada ergonômica FREEDOM?
    Posso permanecer entre 02 a 03 horas ininterruptas?

    Resposta
    • Olá Jośe, pode sim! Nossa almofada é indicada justamente para pessoas que passam longos períodos sentadas. Recomendamos o cuidado de não usar com a almofada completamente cheia de ar ou completamente vazia.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.