Produtos de Mobilidade

Pneus para cadeira de rodas, infláveis ou maciços?

Em cadeiras de rodas motorizadas, manuais ou scooters elétricos existem opções de uso com pneus infláveis e maciços. A ideia com este artigo é esclarecer um pouco as diferenças entre essas duas opções, destacando as vantagens e desvantagens que cada opção apresenta, pois essa discussão vai um pouco além de considerar apenas a vantagem do pneu maciço não exigir calibragem semanal e não furar.

Tipos de pneu maciço

Os pneus maciços são oferecidos em três tipos: (i) pneus em PU (poliuretano) ou compostos termoplásticos, (ii) pneus de borracha prensada e (iii) pneus de borracha convencionais reforçados com lonas (iguais aos infláveis), porém com enchimento de espuma PU expandida.

Os pneus em PU (i) tem custo mais baixo, porém são adequados apenas a uso bem planejado, pois tem baixa aderência com o solo e em situações como piso molhado tendem a perder a aderência. Esse tipo de pneu não deve ser utilizado em rodas de tração de produtos motorizados, pois caso elas percam a aderência, o controle da cadeira de rodas ficaria prejudicado. Além disso esses pneus tem baixo conforto, são mais duros que os pneus maciços com inserto de PU expandido e mais macios que os pneus de borracha prensada. Veja na foto a seguir um exemplo de pneu maciço em PU para roda 24″.

pneu pu 24 polegas

Os pneus de borracha prensada (ii) tem conforto e aplicação similar aos pneus em PU, porém tem o custo um pouco mais elevado e é a opção de maior dureza. Estes pneus maciços podem ser utilizados em rodas de tração, pois não perdem tão facilmente a aderência com o solo. Veja na foto a seguir um exemplo de pneu maciço em borracha prensada para roda 24″.

Pneu de borracha 24 polegas

Os pneus maciços mais adequados são construídos com um pneu comum de borracha preenchido por espuma de PU expandida (iii). O preenchimento do pneu existe em dois tipos:

(a) a espuma é expandida dentro do próprio pneu e fica “colada” internamente a ele, nesse caso ao substituir o pneu, obrigatoriamente a espuma precisa ser trocada também;

Roda 8 polegadas com inserto injetado

(b) a espuma é injetada em uma ferramenta que determina sua geometria, gerando um toroide de espuma expandida que é inserido no pneu no momento da montagem da roda, nesse caso o pneu pode ser substituído e o toroide se manter o mesmo, pois basta desmontá-lo e montá-lo novamente.

Pneu para roda 13" com toroide montado internamente

toroide

Esse tipo de pneu tem a mesma aderência que os pneus infláveis, pois a parte externa é feita do mesmo material que um pneu inflável. Esses pneus são mais confortáveis que os pneus em PU e que os pneus de borracha prensada, a espuma de PU expandida é trabalhada para ter a dureza mais baixa, pois como não fica em contato com o piso, ela não gasta com o uso, diferente do pneu em PU, que precisa ser mais rígido para que o consumo não seja excessivo ao ponto de sofrer desgaste com pouco tempo de uso.

Todos pneus maciços tem uma relação entre a dureza e a capacidade de carga, pneus mais macios tem menos  capacidade de carga, pneus mais duros tem maior capacidade de carga. Essa característica faz com que a maioria deles sejam um pouco duro, ficando adequado a capacidade de carga da cadeira de rodas.

Todos esses tipos de pneu maciço não exigem manutenção periódica, pois não furam e não esvaziam como os infláveis. Porém podem ter custo mais alto de manutenção na hora da substituição por um novo. Dependendo da construção do aro a substituição do pneu pode exigir o uso de máquinas especiais para realizar a troca, sendo em muitos casos necessária a troca da roda completa, com aro, aumentando o custo de manutenção.

Pneus infláveis

Os pneus infláveis usados em cadeiras de rodas são de borracha com reforço de lona e uma câmara de ar montada internamente. Esse tipo de pneu é muito adequado para uso em terrenos acidentados, pois fornece mais conforto que os pneus maciços. O número de lonas na composição do pneu determina sua resistência, quanto mais lonas possuir mais
resistente e maior capacidade de carga terá o pneu. O ar na câmara funciona como uma suspensão absorvendo impactos e imperfeições do solo.

Pneu para aro 13" inflável

Por outro lado, esse tipo de pneu exige manutenção, pois os pneus devem ser calibrados semanalmente e podem eventualmente furar, tendo nesse ponto uma desvantagem em relação aos maciços. Essa manutenção é relativamente fácil de ser realizada, pois os pneus podem ser enchidos em qualquer posto de combustível e o conserto de um pneu furado pode ser feito, seja frio ou quente, por qualquer borracheiro.

Existem opções de câmaras de ar especiais com sistemas anti-furo, algumas são chamadas de “self sealing” que quando furam conseguem fechar automaticamente furos pequenos. Esse tipo de produto funciona para furos bem pequenos, em geral menores que 0,5mm. Outras câmaras (“thorn resistant”) usam a estratégia de engrossar a parede de borracha da câmara para até 3,6mm de espessura, tentando assim evitar que o furo ocorra.

A pressão dos pneus é um item de manutenção periódica bastante importante, pois influencia no desempenho dos produtos. Em cadeiras de rodas manuais o próprio usuário percebe quando a calibragem está baixa, pois a cadeira fica mais “pesada” para tocar. Em produtos motorizados isso não é tão perceptível, pois o sistema como um todo é mais exigido, aumentando o consumo de energia e reduzindo a autonomia do produto, sem que o usuário perceba. Portanto é importante ficar atento a manutenção da calibragem.

Observe abaixo as calibragens recomendadas pela Freedom em seus produtos:

Cadeiras de rodas manuais e motorizadas

  • Dianteira: 35 lb
  • Traseira: 45 lb

Scooters

  • 2002, Mirage SX/RX: 45 lb
  • Mirage S, LP, LR, LS, LX: 35 lb

42 thoughts on “Pneus para cadeira de rodas, infláveis ou maciços?

  • Pneu Aro 08 Cadeira Motoriz. Freedom/ Ortobra 200x50x8, gostaria de saber se vcs tem disponível p venda… Grato

    Resposta
  • Olá gostaria de saber de vcs tem a Câmara para o pneu dianteiro 200×50. O ventil não pode ser no meio e sim do lado. Posso enviar foto . Aguardo retorno

    Resposta
    • Olá, Fernanda.
      Temos o produto que você procura. Já pegamos seu e-mail e em breve entraremos em contato para você mandar uma foto e entendermos melhor sua necessidade.

      Resposta
  • Rita de Cassia de Oliveira Orefice

    Boa tarde, tenho uma cadeira motorizada Freedom S e uso pneus dianteiros de 8′ infláveis, como moro em uma cidade do interior as ruas são de paralelepípedo e também existem muitos espinhos próprios de uma planta nativa, que furam constantemente os pneus. Queria saber qual dos pneus maciços seria o mais indicado para minha cadeira, e qual o valor do mesmo. (E se realmente não corro risco que ele se quebre ao andar pelas ruas!).
    Obrigada!

    Resposta
    • Olá, Rita de Cassia.
      O que sugerimos, é que seu pneu dianteiro seja trocado por um maciço, da mesma medida. Contudo, para que isso seja feito, é preciso realizar outros ajustes. Pegamos seu e-mail e logo entraremos em contato para entender melhor sua dúvida e lhe indicar nossos valores.
      Você também pode falar conosco acessando este link: http://www.freedom.ind.br/contato/

      Resposta
  • tenho uma cadeira motorizada e os pneus dianteiros constantemente furam, gostaria de saber se o melhor seria mudar para o maciço , pois moro em chacara onde o terreno e bem acidentado

    Resposta
    • Olá, Paulo.
      Lhe indicamos que a melhor opção será trocar para pneus maciços. Contudo, neste caso, é preciso trocar a roda completa (aro e pneu).
      Se tiver mais dúvidas, entre em contato conosco acessando: http://www.freedom.ind.br/contato/

      Resposta
  • Eu tenho que comprar uma cadeira de rodas para minha mae estou em duvida c compro pneu maciso ou inflavel

    Resposta
    • Olá, Maria.
      A escolha do melhor pneu vai levar em conta a preferência entre ter mais conforto, mais confiabilidade e menos manutenção. Se preferir pelo conforto, os pneus infláveis podem ser mais adequados, pois proporcionam naturalmente um efeito de suspensão. Se optar por menos manutenção, a opção de pneus maciços será melhor porque não correm o risco de murchar/esvaziar/furar.

      Se as rodas dianteiras possuírem suspensão, o pneu maciço terá bom conforto. Com a roda traseira, não é tão simples, pois a maioria das motorizadas não possuem suspensão traseira. Nesse caso, o amortecimento se dá pelo próprio pneu e almofada, que com o uso de pneu maciço pode gerar mais desconforto, principalmente se a cadeira for usada em terrenos não planejados, como paralelepípedos.

      Resposta
  • Gostaria de saber preço dos pneus ,a bateria e o controle

    Resposta
  • Tenho uma Freedom S e queria saber o preço do pneu maciço dianteiro e se tiver traseiro tb..
    obrigado

    Resposta
    • Larissa Moreno

      Olá Daniel, nós enviamos um email para você através desse email que cadastrou para comentar no blog. Se esse email não é o que costuma usar, por favor entre em contato com a gente através dessa página: http://materiais.freedom.ind.br/rd-comprar-peca, para que possamos nos comunicar melhor. Obrigado pelo contato.

      Resposta
  • fabiano resende

    estou procurando pneu maciço pra roda trazeira aro 13 2,50×8 vcs tem ?

    Resposta
    • Larissa Moreno

      Olá Fabiano Resende, nós enviamos uma mensagem para você através do email que cadastrou para comentar aqui no blog. Se esse email não é o que costuma usar, por favor entre em contato com a gente através dessa página: http://materiais.freedom.ind.br/rd-comprar-produto-global, para que possamos nos comunicar melhor sobre o seu problema e tentar te ajudar. Obrigado pelo contato.

      Resposta
  • Fatima Regina Marino

    Olá, quero trocar os pneus da minha Scooter Mirage Lp Dobrável azul Freedom, por pneus maciços, as rodas dianteiras são 7 x 1 ¾, as traseiras 200×50, gostaria de saber se vocês tem ou onde comprar.

    Resposta
    • Rafaela Martins

      Olá Fatima, nós enviamos uma mensagem para você através do e-mail que cadastrou para comentar aqui no blog. Se esse e-mail não é o que costuma usar, por favor entre em contato com a gente através dessa página: http://materiais.freedom.ind.br/tire-suas-duvidas. Obrigado pelo contato.

      Resposta
  • Qual a solução quando o
    Pneu fica fazendo muuuito barulho em contato com o chão de porcelanato? Eu moro em apartamento e isso me irrita muito, os pneus são inflaveis.

    Resposta
    • Rafaela Martins

      Olá Leopoldo, tudo bem? Se sua cadeira for manual você pode tentar a opção dos pneus maciços fabricados em PU que, por serem mais rígidos, podem fazer menos barulho. Agora, se sua cadeira aceita somente pneus infláveis, talvez aumentar a calibragem dos pneus possa diminuir o seu problema. Caso precise de uma ajuda mais especializada, você pode entrar em contato com nosso SAC: https://form.jotformz.com/90422825753660. Espero ter ajudado, abraço!

      Resposta
  • Irei comprar uma cadeira motorizada para meu irmão, a cidade o calçamento é paralelepípedos, qual cadeira mais indicada?

    Resposta
    • Larissa Moreno Freedom

      Olá Isaac, tudo bem com você?
      Aconselhamos você a adquirir uma Cadeira Motorizada de Aro 20″. As rodas traseiras em aro 20″, com pneu inflável, dão maior estabilidade nos deslocamentos e facilitam a manobrabilidade. Para o pneu dianteiro, aconselhamos o pneu maciço com suspensão ou inflável com suspensão.

      💡 A suspensão vai te auxiliar na segurança devido o calçamento da cidade ser irregular.

      ⬇️ Quanto a escolha dos pneus:

      ➡️ O Pneu inflável, é o tipo de pneu que se adequa mais no uso em terrenos acidentados, pois o ar contido na câmara funciona como uma suspensão que absorve os impactos e imperfeições do solo. Por outro lado, exigem manutenção periódica e calibragem semanal, pois perdem ar naturalmente. Além disso, podem furar, mas a manutenção é fácil e prática.

      ➡️ O Pneu Maciço, também apresenta muito conforto se equipado de maneira apropriada. Não exigem manutenção periódica, pois não furam e não esvaziam, tendo esse como ponto de vantagem em relação aos pneus infláveis, que exigem mais cuidados. Entretanto, quando é preciso substituí-lo por um novo, o maciço tende a ter um custo mais alto, pois dependendo da montagem do conjunto aro e pneu, a troca pode exigir o uso de máquinas para efetuar a mudança.

      ✅Você pode ler mais sobre os pneus maciços/infláveis aqui : http://blog.freedom.ind.br/quais-as-diferencas-do-pneu-inflavel-e-macico/
      ✅E entrar em contato com a gente para saber mais sobre a Cadeira de Rodas Motorizada nesse link: http://materiais.freedom.ind.br/rd-comprar-produto-global

      Espero ter ajudado Isaac, qualquer duvida é só chamar, abraços 😉

      Resposta
  • JOSÉ DE SÁ CAVALCANTE

    Preciso comprar pneu aro 8 maçiço. como sai o preço. São os pneus dianteiros ( pequenos)

    Resposta
    • Larissa Moreno Freedom

      Olá José, tudo bem?
      Nós enviamos uma mensagem para você através do e-mail que cadastrou para comentar aqui no blog. Se esse e-mail não é o que costuma usar, por favor entre em contato com a gente através dessa página: http://www.freedom.ind.br/contato/. Obrigado pelo contato, abraços!!

      Resposta
  • Giulliana Cestari

    Olá minha mãe possui uma scooter ver com miragem LP foi comprada com os pneus maciços porém veio com pneus com câmera.
    Pretendo comprar um conjunto para trocar pelos pneus maciços. Gostaria de saber o valor e o tempo de envio…

    Resposta
  • SANDRA APARECIDA TEIXEIRA

    boa tarde! Eu fui informada que tem um pneu maciço porem macio, tem um custo mais alto custa em torno de 220.00 reais a unidade. 24X1 3/8 – ( 37-540) C 2803G -15. É para uma cadeira de rodas para uma criança de 10 anos OUTTOBOCK. vc tem esse pneu e isso procede. att. Sandra

    Resposta
  • Cristiano Rocha Santana

    Boa noite! São boas as informações!
    Estou precisando de uma roda inflável dianteira de 7 polegadas! Vcs tem? E como faço para saber o preço?

    Resposta
  • jose roberto mackert

    quero envio de preços de pneus 4.10 /350-4 para cadeira rodas

    Resposta
  • José Renato Fusco

    Oi! Gostaria de comprar uma cadeira Millennium C, mas que viesse com rodas maciças!

    Resposta
    • Olá, José. Abri um atendimento para você com nossa vendedora. Em breve ela entrará em contato por email para entender melhor sua necessidade!

      Resposta
  • Júlio Carvalho

    Tenho um Scooter Freedom LP, comprado em 2018. A Calibragem correta é mesmo 35 lb? Não há risco de estourar no posto de gasolina? Nem meu carro de pneus bem maior é recomendado este volume. É isto mesmo? Desde já agradeço.

    Resposta
    • Oi, Júlio! Você deve fazer a calibragem conforme especificado no manual: “39. Não use uma calibragem abaixo ou acima da especificada. É estritamente importante que a pressão dos pneus dianteiros seja constantemente mantida entre 25 e 35 psi e dos pneus traseiros entre 35 e 45 psi. Saiba que calibrar os pneus com um aparelho não regulado pode resultar em uma calibragem diferente da especificada.”

      Resposta
      • Júlio Carvalho

        Só mais uma dúvida. Qual a diferença do Psi para a libra? Desde já agradeço a presteza e atenção.

        Resposta
        • Claro, Júlio.
          São nomenclaturas diferentes, mas as duas medidas são iguais. PSI significa (pound force per square inch), traduzindo temos libra força por polegada quadrada. Atualmente tem se visto mais comumente os calibradores mostrando a sigla PSI, enquanto calibradores mais antigos se via lbs.

          Resposta
  • O pneu antifuro é inflável? Precisa de manutenção, ou seja, ser enchido semanalmente?

    Resposta
    • Jessica da Freedom

      Olá !
      O pneu anti-furo é o mesmo pneu maciço. 🙂

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.