Pessoas com deficiência física podem contar com o Local Guides do Google Maps para descobrir mais acessibilidade

Que tal descobrir se um restaurante ou museu da cidade possui rampa para acesso de cadeira de rodas, antes mesmo de sair de casa?

Foi pensando na acessibilidade que, no mês de setembro deste ano, o Google lançou uma campanha para que as pessoas com deficiência física também utilizem o Google Maps e saiam de casa mais tranquilas. Para que a iniciativa desse certo, a empresa contou com a ajuda de milhões de usuários da plataforma, que responderam perguntas referentes a acessibilidade dos locais frequentados.

Sendo assim, bastava responder três perguntas por dia sobre acessibilidade no Google Maps, ajudando as pessoas que frequentemente encontram dificuldade de mobilidade, devido a falta de acesso nos estabelecimentos. A iniciativa conseguiu cerca de sete milhões de participantes do Local Guides. Desse número, foram respondidas 51 milhões de perguntas sobre acessibilidade, em mais de 12 milhões de lugares em todo o mundo. Mais de 200 encontros acessíveis foram organizados mundialmente.

Para essa campanha, o Google também está lançando uma série de vídeos no Youtube, intitulado Rolling On, que mostra histórias de pessoas com deficiência física e os obstáculos encontrados pelo trajeto. Já foram divulgados oito vídeos dessa ideia e um deles foi gravado em São Paulo. As produções tornam visíveis os resultados significativos que as contribuições no Local Guides podem impactar no dia a dia das pessoas que utilizam cadeira de rodas.

Apesar dos primeiros resultados de sucesso, ainda são muitos os lugares que precisam de informações sobre questões de acesso. A campanha visa o incentivo na sua comunidade de Guias Locais, para que continuem especificando os detalhes sobre a acessibilidade dos estabelecimentos, respondendo perguntas referentes a entradas acessíveis, por exemplo.

Usando o aplicativo

Se você também quer fazer parte dessa comunidade e promover a inclusão social, é preciso, primeiramente, verificar se o histórico de localização do Google Maps está ativado. Depois, clique em “Suas contribuições” no menu superior esquerdo e toque em “Responder a perguntas sobre um lugar” e indique se o local que você visitou tem acesso para pessoas com cadeira de rodas.

No aplicativo Google Maps para Android, também é possível procurar por outros lugares que precisam desse tipo de informação. Para quem não sabe ou está em dúvida sobre como verificar se um estabelecimento é acessível, o Google disponibilizou um guia para orientar a percepção de seus usuários referente a esses aspectos.

Promovendo a acessibilidade e a inclusão social

A acessibilidade é uma questão de suma importância em diversos lugares do mundo. A inclusão social deve sair do papel e ser colocada em prática. Uma das vertentes dessa questão está no direito de ir e vir de cada cidadão, seja nos deslocamentos em ruas, avenidas, postos médicos, shoppings, unidades escolares ou ambientes relacionados ao lazer. Esse direito está garantido por lei e o acesso seguro à estes lugares é essencial.

Felizmente, graças às normas e legislações, a arquitetura inclusiva está sendo colocada em prática. Aos poucos, se pensa cada vez mais em atender à particularidades da diversidade humana e criam-se espaços mais acessíveis. Mas como o processo é lento e a demanda é grande, toda e qualquer tecnologia assistivas que visa a ampliação dos horizontes para pessoas com deficiência, é mais uma conquista alcançada para que todos possam desfrutar do mesmo ambiente sem distinção.

Esse é o caso do Local Guides do Google Maps. Mais de 65 milhões de pessoas em todo mundo precisam de cadeiras de rodas para se locomover. Esse equipamento é um dos mais utilizados para aumentar a mobilidade de quem possui alguma deficiência física. Por isso, é preciso que se pense cada vez mais em alternativas para facilitar e promover a participação social de quem vive sobre rodas ou que possui mobilidade reduzida.

Se você já usou o Local Guides ou conhece alguém que é adepto do aplicativo, deixe um comentário abaixo. Queremos saber como foi essa experiência!

Aproveita e compartilha este post nas suas redes sociais, para que outras pessoas também conheçam o serviço.


1 comentário sobre “Pessoas com deficiência física podem contar com o Local Guides do Google Maps para descobrir mais acessibilidade”

Deixe um comentário sobre este conteúdo. O que você achou?