Esportes, lazer e turismo

[Filmes do Mês] Filmes inspiradores protagonizados por personagens com deficiência.

O que você procura em um filme? Emoção, aventura, humor, representatividade? Independente de qual seu gênero favorito, exite uma vasta opção de obras para você assistir. Mas quando se trata de assuntos mais específicos, como é o caso da deficiência, fica complicado encontrar variedade.

Pensando nisso preparamos para você, uma lista com filmes criativos e inspiradores protagonizados por personagens com deficiência. Abaixo você encontra, ainda, o trailer e um pequeno resumo da história, para você escolher conforme seus gostos. Confira e aproveite!

Uma Razão Para Viver (Breathe)

Uma Razão Para Viver (Breathe)” conta a história real de Robin Cavendish, um homem britânico que teve poliomielite e ficou paralítico do pescoço aos pés, tornando necessário o uso de um respirador para sobreviver. Contra todas as expectativas médicas, ele conseguiu viver fora do hospital por mais de três décadas (algo nunca imaginado para a época).

O filme se passa nas décadas de 1950, 60 e 70, levantando o debate de questões sobre o tratamento de pacientes baseado no isolamento e como isso pode ser superado. A trama é estrelada por Andrew Garfield e Claire Foy, e dirigido por Andy Serkis. O filme estreou no Brasil em novembro de 2017.

Extraordinário (Wonder)

“Quem nasceu para se destacar nunca vai ser igual aos outros”, essa é a mensagem que o filme Extraordinário (Wonder)” quer passar. Inspirado no livro do mesmo nome, lançado em 2012 por R. J. Palacio, ele chegou aos cinemas em novembro de 2017 e já emocionou mais de 218,8 milhões de pessoas que foram assistir.

O filme conta a história de Auggie Pullman, um garoto que nasceu com deformação facial e passou por 27 cirurgias plásticas, deixando marcas na sua aparência. Mas quando completa 10 anos, ele precisa frequentar a escola regular como qualquer criança, é nesse momento que começam as batalhas contra o bullying.

Sensível, engraçado e emocionante, o filme retrata o amadurecimento das pessoas e da sociedade, sob a perspectiva de cada personagem, deixando uma grande mensagem no final. A trama é estrelada por Jacob Tremblay, Izabela Vidovic, Julia Roberts e Owen Wilson, dirigido por Stephen Chbosky.

Amizades improváveis (The Fundamentals of Caring)

Amizades improváveis (The Fundamentals of Caring)é um filme americano, lançado em 2016 e baseado na obra literária “The Revised Fundamentals of Caregiving”, de Jonathan Evison, que conta a história de Ben, um escritor que decide se tornar cuidador por questões pessoais e para pagar as contas.

Nesse emprego, passa a cuidar de Trevor, um jovem que possui distrofia muscular e utiliza cadeira de rodas, vivendo uma rotina simplista. Logo, nasce uma amizade entre os dois e eles decidem cair na estrada para visitar os lugares mais desejados por Trevor. Nessa viagem, eles conhecem Dot, uma garota procurando por carona, e Peaches, uma mulher grávida.

Eles acabam encarando a viagem juntos, num profundo conhecimento pessoal e vão acabar ajudando uns aos outros de alguma forma. Em uma trama leve e engraçada, eles vão descobrir o valor da amizade e da esperança. O filme é estrelado por Craig Roberts, Paul Rudd, Selena Gomez e Megan Ferguson, dirigido por Rob Burnett.

O que te faz mais forte (Stronger)

O que te faz mais forte (Stronger)” conta a história real de Jeff Bauman, que perdeu as duas pernas no atentado à Maratona de Boston, em abril de 2013.

Jeff nunca foi um rapaz comprometido e dificilmente comparecia aos encontros de Erin Hurley, um amor da época. A jovem é uma das participantes da corrida e Jeff promete esperá-la na linha de chegada. Quando finalmente cumpre o que diz, ele acaba ficando perto demais de onde duas bombas caseiras estouram e mudam completamente sua vida.

Jeff Bauman é transformado em um herói e símbolo de resistência aos atentados terroristas, porém, o jovem não se sente como tal. O filme trata justamente de como ele passa a enfrentar a dor e começa a mudar de vida, que vai muito além da questão física. A trama estreou no Brasil dia 8 de fevereiro deste ano, estrelada por Jake Gyllenhaal e Tatiana Maslany, dirigido por David Gordon Green.

Soul Surfer (Coragem de Viver)

Soul Surfer – Coragem de Viver” é um filme de 2011 baseado na história real de Bethany Hamilton, uma surfista norte-americana que perdeu o braço esquerdo aos 13 anos ao ser atacada por um tubarão.

Desde muito nova, Bethany já gostava do mar e desenvolvia o surfe, até que o trágico acidente muda totalmente sua vida. Com a ajuda dos pais e amigos, ela busca forças para superar a perda do braço e começar a nova trajetória no surfe, carregando uma multidão de fãs, que se inspiram e apoiam a garota por viverem uma situação parecida.

O filme trás uma história de superação e sobre dar valor ao que temos, além de buscar maneiras de ajudar o próximo, trazendo o exemplo de como Bethany Hamilton fez. A trama é estrelada por AnnaSophia Robb, Carrie Underwood, Dennis Quaid e Helen Hunt, com direção de Sean McNamara.

 

Gostou das dicas? Acompanhe a nossa Página no Facebook, lá você encontra dicas de filmes toda semana.

One thought on “[Filmes do Mês] Filmes inspiradores protagonizados por personagens com deficiência.

  • Paulo Francisco da Silva

    Eu não tive oportunidade de ver este filme, vou ver se encontro vou ver, mas ainda é triste todos os dificientes, querendo ou não ou de um jeito ou outro, mesmo mascarado sofrem o bullying, muito triste.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.