Esportes, lazer e turismo

Conheça as diferentes modalidades das paralimpíadas

Em 2016, mais de 170 mil torcedores, brasileiros e estrangeiros, estiveram no Rio de Janeiro para acompanhar os jogos paralímpicos. O público encheu o Parque Olímpico e as arquibancadas onde eram disputadas as 23 modalidades das Paralimpíadas

Mais que um sucesso de público e a conquista de medalhas, os Jogos Paralímpicos promovem a inclusão, e deixam para o país uma mudança na percepção de toda a sociedade sobre as pessoas com deficiências.

Além disso, as Paralimpíadas provocam um efeito muito positivo para milhões de PCD’s ao redor do mundo, ao verem atletas serem reconhecidos e valorizados por suas habilidades e esforços, independente de suas deficiências.

Os Jogos também incentivam PCD’s a praticar esportes, o que pode trazer muitos benefícios, não só para a saúde mental, quando para a física.

Conheça as nove modalidades mais populares das Paralimpíadas e se inspire a praticar algum esporte:

Modalidades das Paralimpíadas

1. Atletismo

Essa modalidade paralímpica faz parte dos jogos desde sua primeira edição, em Roma, no ano de 1960.

As provas podem ser disputadas por atletas com deficiência física ou visual. Saltos, corrida, lançamentos e arremessos são exemplos de provas dentro dessa modalidade.

Primeiramente os atletas são divididos em grupos de acordo com o grau de deficiência e podem competir com próteses especiais ou cadeira de três rodas. No caso dos atletas com deficiência visual, os atletas são orientados por guias, que ficam ligados a eles por uma corda.

2. Basquete em cadeira de rodas

Da mesma forma que o atletismo, o basquete em cadeira de rodas também fez parte de todas as edições das Paralímpiadas.

Praticado tanto por homens quantos mulheres, é posto em prática em cadeiras de rodas adaptadas e padronizadas pelas regras IWBF – Federação Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas.

Antes de mais nada, a segurança do competidor deve ser garantida, portanto é aconselhável que ele fique fixo à cadeira de rodas. Essa fixação pode ser feita com o auxílio de faixas para prender as pernas ou cintos, o que evita acidentes graves e também auxilia na melhoria do desempenho do atleta.

Os atletas são classificados de acordo com uma base em seu comprometimento físico motor. Essa base segue uma escala de 1 a 4,5. Quanto menor a escala, maior o comprometimento motor.

Além disso, para formar um time, a soma do número na escala dos cinco atletas que estarão na quadra, não deve ultrapassar 14.

A altura da cesta e o tamanho da quadra seguem um padrão. Os jogos são disputados com quatro quartos de 10 minutos cada.

3. Bocha

A bocha se tornou uma modalidade paralímpica em 1984 e é um esporte praticado por atletas com alto grau de paralisia cerebral ou deficiências severas. A prova pode ser realizada individual, em duplas ou equipes.

Nas competições, os atletas utilizam cadeiras de rodas e precisam arremessar as bolas coloridas o mais próximo de uma branca, chamada Jack ou Bolim. Nas disputas é permitido o uso de mãos, pés, instrumentos de auxílio e, em caso de atletas com maior comprometimento dos membros, ajudantes.

A classificação é feita como CP1 (deficiências mais severas) e CP2 e os atletas são divididos em quatro classes:

  • BC1: Atletas CP1 ou CP2 com paralisia cerebral e que podem competir com auxílio de ajudantes;
  • BC2: Atletas CP2 com paralisia cerebral sem auxílio de ajudantes;
  • BC3: Atletas com deficiências muito severas e que podem competir com instrumento auxiliar e ajuda de outra pessoa;
  • BC4: Atletas com deficiências severas e sem ajuda.

4. Ciclismo

Considerado uma modalidade das Paralimpíadas em 1988, o ciclismo pode ser disputado tanto em estradas como em pistas.

A princípio, apenas atletas com deficiência visual podiam competir, contudo, atualmente também estão inclusos atletas com paralisia cerebral e amputados.

Os atletas com deficiência visual, competem em uma bicicleta dupla chamada “tandem” e são guiados por outra pessoa que ficam no banco da frente.

Já os atletas com paralisia cerebral, utilizam bicicletas convencionais ou triciclos, o que pode variar de acordo com a lesão do atleta.

Cadeirantes utilizam um veículo chamado handcycling, que é movido pelas mãos.

Confira o nosso post completo sobre a modalidade.

5. Futebol de cinco

Apenas em 2004, em Atenas, o Futebol de Cinco passou a fazer parte dos Jogos Paralímpicos.

O Futebol de Cinco é disputado em uma quadra com as mesmas medidas do futsal, contudo, conta com algumas alterações nas regras tradicionais.

Os atletas que praticam essa modalidade são deficientes visuais, apesar disso, ainda precisam utilizar vendas nos olhos, dessa formas, diferentes níveis de de comprometimento da visão, não apresentaram vantagens sobre outros.

Apenas o goleiro não possui alguma deficiência visual.

A bola no Futebol de Cinco possui guizos, dessa forma, os jogadores podem se guiar pelo som.

6. Halterofilismo

Também conhecido como levantamento de peso, o Halterofilismo estreiou nos Jogos Paralímpicos em 1964 em Tóquio.

Assim como a modalidade tradicional, nas Paralimpíadas os atletas são divididos de acordo com o peso corporal.

Para poder participar das provas os atletas devem ter limitações mínimas, pessoas com amputações, ou paralisia cerebral ou com lesões na medula espinhal.

De antemão, para participar da prova é preciso que o atleta consiga estender completamente os braços em até 20 graus de perda em ambos os cotovelos. Afinal, dessa forma ele consegue realizar um movimento válido segundo as regras da modalidade.

7. Hipismo

Estreando em 1884 em Nova York (EUA), o Hipismo só voltou a programação oficial dos Jogos Paralímpicos em 2000 em Sidney. É uma modalidade praticada em mais de 40 países e tanto os competidores como os cavalos recebem medalhas.

O esporte pode ser praticado por pessoas com diversos tipos de deficiências:

  • cadeirantes com pouco ou nenhum equilíbrio de tronco;
  • debilitados nos quatro membros;
  • cadeirantes ou pessoas com severa debilitação no tronco ou unilateral;
  • pessoas capazes de caminhar sem ajuda de suporte, com debilitação unilateral moderada;
  • cegos ou pessoas com algum grau de deficiência visual;
  • pessoas com debilitação em um ou mais membros.

Assim como a pista onde as provas acontecem as provas deve seguir regras de acessibilidade, dessa forma, oferecendo segurança para os competidores. Além disso, são utilizados sinais sonoros para orientar atletas cegos.

8. Judô

Estreiou como modalidade masculina nos Jogos Paralímpicos em 1988 em Seul, no feminino, entrou só em 2004 em Atenas.

O judô é a única arte marcial entre as modalidades paralímpicas.

Os atletas podem ser classificados por peso e grau de deficiência visual. Porém, atletas de classes diferentes podem competir juntos.

O judô tradicional e o paralímpico possuem poucas diferenças, sendo realizadas pequenas adaptações.

O Brasil possui uma grande força nesse segmento, tendo conquistado nove medalhas no 2020 IBSA Judo American Championship.

9. Natação

Sendo a modalidade com maior número de atletas nos Jogos Paraolímpicos, a Natação estreiou em 1960 na Roma.

A princípio, apenas competidores com lesões na medula podiam participar da modalidade. Entretando, essa regra foi modificada, e atualmente o esporte se estende a pessoas com diversos tipos de deficiência, sejam elas físicas, visuais e intelectuais.

De acordo com a deficiência, o atleta pode fazer a largada dentro da água, sentado ou ao lado do bloco de partida. Em certos casos é possível que o competidor receba ajuda de um técnico ou voluntário na hora da largada.

Além disso as pessoas com deficiência recebem a assistência de um tapper, ou seja, uma pessoa que utiliza um bastão com ponta de espuma para avisar o atleta quando deverá dar a virada ou no momento de chegada.

Inclusão

A prática esportiva promove a inclusão de homens e mulheres com deficiência por meio de atividades seguras e que incentivam a integração de todos.

No Brasil, algumas entidades e organizações trabalham em prol da integração e incentivo à prática de esportes paralímpicos. São elas:

Confederações reconhecidas:

Em outro post do blog, falamos de 17 esportes praticados por pessoas com deficiência.

Se você gosta de esportes e curtiu saber um pouco mais sobre as modalidades das paralimpíadas, deixe que outras pessoas conheçam esse material! Compartilhe esse post em suas redes sociais!

Opa, perai, isso também pode ser legal…

Continue por aqui e conheça 19 esportes para pessoas com deficiência praticarem!

10 thoughts on “Conheça as diferentes modalidades das paralimpíadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.