Notícias

Conheça 6 empresas com programas para pessoas com deficiência

Mesmo que timidamente, a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho tem sido tema de discussões e mobilizado organizações dos mais diversos setores em nosso país. A caminhada em busca de oportunidades e processos mais justos ainda é longa, mas, por outro lado, hoje temos importantes empresas investindo em pessoas com deficiência por meio de programas de inclusão e integração, servindo como exemplo para muitas outras.

Mas o que essas empresas têm em comum? Por que investem em programas para pessoas com deficiência? Uma das respostas pode ser o cumprimento da Lei de Cotas de Deficiência, que estabelece a obrigatoriedade de contratação de 2 a 5% de pessoas com deficiência no quadro de funcionários. Mais do que apenas cumprir a Lei, algumas organizações desenvolvem programas especiais, com o objetivo de desenvolver os profissionais.

Conheça como algumas empresas investem na promoção e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho brasileiro.

1. Natura

Um dos princípios básicos da Natura é a valorização dos colaboradores, e isso é uma das razões para que a empresa tenha como objetivo a formação de equipes com diversidade e com foco na inclusão. Esse princípio é compartilhado internamente com orientações e estímulo à participação de toda a equipe de funcionários.

Um dos pontos que mais chamam a atenção na inclusão da pessoa com deficiência (PCD) na Natura é o fato de que a meta de contratação anual de PCDs é superior à cota exigida pela Lei.

Dentro desse projeto, se destaca o trabalho realizado com a inclusão de surdos: os colaboradores ouvintes da empresa são convidados a participar de cursos de Libras e se tornarem padrinhos dos colegas com deficiência que entram na organização. Esses padrinhos acompanham os novos companheiros nas atividades diárias, auxiliando no processo de inclusão ao quebrar as barreiras de comunicação.

Além disso, a organização utiliza um intérprete virtual que, por meio de um aplicativo e um tradutor de sites, leva a acessibilidade e informações para surdos de todo o país. Com essas ações, a empresa estimula o debate sobre a inclusão além do ambiente de trabalho.

2. Drogasil

A rede de farmácias Drogasil é líder em faturamento no seu segmento e vê na contratação de pessoas com deficiência uma oportunidade de inclusão e conscientização social.

No programa Lado a Lado, a empresa oferece às pessoas com deficiência oportunidades de trabalho com o objetivo de desenvolver competências profissionais e pessoais. Podem fazer parte do projeto pessoas com deficiência visual, auditiva, múltipla ou intelectual.

As vagas são destinadas para pessoas com interesse em carreiras nas áreas de saúde e beleza, em centros de distribuição e escritórios — o pré-requisito é que o candidato tenha ensino médio completo.

3. Magazine Luiza

O Magazine Luiza também possui uma cultura organizacional que busca investimentos na inclusão e acessibilidade. Desde 2013, a empresa oferece um programa com treinamentos e incentiva seus colaboradores, de lojas e escritórios, a compartilharem experiências e a se sensibilizar pela inclusão da pessoa com deficiência no ambiente de trabalho.

Durante a implantação do programa, a empresa percebeu que muitos de seus funcionários tinham receios de como lidar corretamente com um colega com deficiência. Isso fez com que a organização desenvolvesse estratégias de comunicação interna com o objetivo de engajar toda a equipe, esclarecendo dúvidas e proporcionando conhecimento.

O programa criado em 2013 trouxe excelentes resultados para os profissionais que foram contratados e também para a empresa, que hoje é considerada uma das melhores organizações para pessoas com deficiência física trabalharem.

No caso do Magazine Luiza, a inclusão vai além dos funcionários e se estende também para seus clientes. O site da empresa pode ser acessado por meio de Libras e disponibiliza um aplicativo que auxilia a navegação de pessoas com dificuldades para digitar, mover o mouse ou com dificuldades na leitura. Esse tipo de iniciativa permite aos usuários com deficiência uma experiência intuitiva e sem barreiras.

4. Serasa

A Serasa Experian, que atua no setor de serviços em informações, é mais uma empresa com práticas para a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.  A organização investe nessa prática há um bom tempo e trabalha diretamente cinco aspectos: acessibilidade, cultura organizacional, gestão de pessoas com deficiência, protagonismo, recrutamento e seleção.

Em 2012, a Serasa criou a Rede Empresarial de Inclusão Social, que busca reunir e mobilizar empresas de todo o Brasil para a promoção e inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.  Atualmente, mais de 80 organizações fazem parte da Rede.

A organização atua na promoção do conhecimento, identificação e boas práticas, parcerias e projetos para desenvolvimento de produtos e serviços, entre outros.

5. Grupo Pão de Açúcar

Proprietário das marcas Extra, Pão de Açúcar, Casas Bahia e Pontofrio, o Grupo Pão de Açúcar assinou em 2016 um pacto pela inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O objetivo do Grupo é, até 2020, empregar 8 mil colaboradores com deficiência.

O documento assinado pelo Grupo também estabelece diretrizes e metas para a promoção de uma cultura interna e de um ambiente de inclusão e acessibilidade nas empresas. Além disso, são criados diagnósticos e monitorados os progressos das organizações em relação ao que foi estabelecido.

6. Citi

O Citi, antigo Citibank, também é considerado uma das melhores empresas na promoção e inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. A organização se destaca por incentivar a candidatura dos profissionais em todas as vagas de emprego que oferece e não apenas para as exclusivas.

Por meio do Projeto Somar, programa voltado para a inclusão da pessoa com deficiência intelectual, o Citi oferece treinamento e capacitação para que sejam incluídas nas vagas oferecidas pela organização.

Atualmente, no quadro de funcionários do Citi existem pessoas com deficiência física — ainda a grande maioria —, intelectual, auditiva visual, múltiplas e também em reabilitação.

As organizações citadas acima são alguns exemplos para que inspiram muitas outras que ainda não conseguiram implantar práticas eficientes de inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.

Se você gostou desse conteúdo, faça com que mais pessoas tenham acesso a ele e conheçam as empresas que promovem a inclusão de pessoas com deficiência: compartilhe esse artigo em suas redes sociais!

Acompanhe a Página da Freedom no Facebook e saiba de outras novidades.

24 thoughts on “Conheça 6 empresas com programas para pessoas com deficiência

  • Paulo Francisco da Silva

    Bom dia, já tenho conhecimento de muitas empresas que já estão empregando deficientes aqui na minha região, e na cidade também ok.
    mas é sempre bom saber mais novidades.

    Resposta
    • Boa tarde!
      Considero importantíssimo a inserção da pessoa com deficiência intelectual, física ou visual no mercado de trabalho . Sou graduada em Artes e Mestrado em Educação Especial . Realizei um relevante trabalho com pessoas com deficiência intelectual . Se houver interesse nesta área estou a disposição..

      Resposta
  • mas pode concorrer a vagas pessoas com qualquer tipo de deficiencia, ou só querem deficientes como a deficiencia do lula, por exemplo, digo isso, pq fui concorrer a uma vaga no banco itaú, porém, os caras queriam que eu tivesse carro, pra não ter de precisar adaptar o onibus fretado, e geralmente é assim, as pessoas querem fazer uma espécie de seleção natural entre pessoas com deficfiencia.

    Resposta
  • maribel de brito

    Boa tarde,
    Importante mesmo, pois realizei uma pesquisa p tcc de pos em saude do trabalhador em 2016, tendo alguns resultados sobre empresas cotistas, dentre as 29 da região na época 10 empresas, somente que me responderam e 4 passaram o programa de empenho em contratação e acompanhamento de inclusão de fato.
    Caso haja interesse eu repasso a tese.
    Grata Maribel de Brito
    Terapeuta Ocupacional

    Resposta
    • Olá! Sou assistente social em empresa e se possível gostaria q me enviasse a tese. Sou nova na área e estou em busca de projetos com PCDs para implantar na empresa, aceita se sugestões.

      Resposta
    • roberta machado Novoa

      Bom dia! Estou realizando o TCC com esse tema. Pode compartilhar seu material? Obrigada

      Resposta
      • Jessica da Freedom

        Olá, Roberta !
        Você pode entrar em contato conosco através do whatsapp (53)3284-0600 e solicitar as informações que precisa. Ficaremos felizes em lhe ajudar.
        Abraço !

        Resposta
    • Uso aparelhos auditivos tenho perda de audição bilateral e eplepsia tomo remédio controlado ,tenho vontade de trabalhar em casa pela online ou na empresa de auxiliar administrativa . Gosto de ocupar meu tempo com algo que me faz bem, e tenho interesse na natureza e magazine Luiza em trabalhar. No momento prefiro estudar e trabalhar em casa se tiver oportunidade gratuito os estudos.

      Resposta
  • Lidiane da Costa Silva

    Não se engana aqui onde moro eles contrata deficiente mais não tem nem um suporte para ofrecer alem de não promover o deficiente de acordo com seu estudo. Trabalhei no Hospital São José de Itaperuna fui vitima de perseguição me sentia sem liberdade de expressão o que estava sentindo .Tentaram me demitir agora consegui ,infelizmente a Gestão e a equipe grande que prevalece tudo era motivo de advertência para tirar o deles fora eu achava que nos profissionais estava amparada pela lei e eles contrata pessoas que nem grande deficiência tem.

    Resposta
  • Sandra Maria Costa Nascimento

    Eu gosto q essas empresas que contrata pessoas com deficiência me ajudasse,Tenho uma deficiência no braço direito,e não consigo arrumar um prego,preciso de mais trabalhar,me ajudem pelo o amor de Deus.Sou mãe de família e tudo e muito difícil quando temos uma deficiência, peço encarecidamente quem poder me ajudar arrumar um emprego, Deus abençoe à tds amém

    Resposta
  • Benedita Domingas da Silva

    penso que precisa uma divulgação maior por parte da midia ,provave que muitas pessoas que precisa desse acesso não conhece e nem onde procurar

    Resposta
    • Eu sou uma pessoa com Deficiencia visual pernas e físico ! Peço ajuda a todos vocês ! +258 847837532 número do whatsapp

      Resposta
  • Patricia Cristina Alves

    Eu estou a Procura de nova oportunidades no mercado de Trabalho, sou de Campinas e ja enviei meu Curriculo e Laudo a Vcs.

    Resposta
  • Patricia Cristina Alves

    Teria mais empresas como multinacionais contratando PCDS nessa Pandemia?

    Resposta
  • Alef caldeira dos santos

    Eu elefe gostaria fazer parte da equipe gostaria oportunidade de fazer parte equipe de você

    Resposta
  • Hernandes Pereira da Silva

    Meu filho é deficiente auditivo tem 14 anos as vezes até chora q quer trabalhar então queria q fizessem parte da sua equipe obrigada

    Resposta
  • Beatriz Oliveira

    Meu esposo perdeu a visão e atualmente precisa de uma ocupaçao. Por favor, alguém pode me indicar empresas que trabalham com montagem de objetos, produtos ,serviços manuais que ele possa realizar em casa. Obrigada.

    Resposta
  • Eu sou André Miguel a tempo que venho a procura de imprego parece que fexaram as portas para mi eu sou deficiente fisico sou órfã de pai e mão eu preciso de um imprego ajudem me porfavor este é o meu contacto. 944574041

    Resposta
  • José Alcion de Sousa Júnior

    Bom dia! Sou deficiente monocular. Tenho experiência em vendas, gerência e como empresário. Já trabalhei em diversos ramos( tabagista, GLO, , cosméticos, fã maceitico, editorial, trade…), mas com a situação do país, fui “obrigado “ a me desfazer de tudo o que tinha. Tenho 42 anos e tenho vigor físico e experiência, mas sinto que existe preconceito pela minha idade. Se vocês souberem de alguma vaga de trabalho, agradeço muito pela ajuda. Vamos nos m frente, pois nas dificuldades é que se formam grandes guerreiros. Boa sorte a todos.👍🏻

    Resposta
  • Elaine Lial Santos

    Bom dia sou PCD porém nenhuma restrição Já trabalho atualmente em uma lavanderia e Líder de Limpeza ,mas estou querendo atuar em outras áreas

    Resposta
  • Leonardo Ferreira de jesus

    Preciso de trabalho pelo jovem aprendiz , tenho autismo nível 1, me ajuda

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.