Esportes, lazer e turismo

Como funciona a Associação Desportiva para Deficientes?

A prática de esportes é uma excelente maneira de manter a forma, o foco e aumentar a socialização. Não é sem motivo que muitos programas governamentais e organizações do terceiro setor fomentam o esporte para trabalhar a inclusão e a visibilidade de causas sociais. Um dessas iniciativas é a Associação Desportiva para Deficientes (ADD).

Se você ainda não conhece essa instituição, chegou o momento ideal para fazê-lo! A seguir, contaremos um pouco da história e atuação da ADD, que possui mais de 20 anos de trabalho sério e comprometido. Confira!

O que é a ADD?

A Associação Desportiva para Deficientes é uma instituição sem fins lucrativos e uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que funciona por doações, parcerias e patrocínio de várias empresas. As contribuições são feitas de forma institucional ou por leis de incentivo.

A ADD desenvolve trabalhos de fomento e incentivo em modalidades competitivas para pessoas com deficiência e atua na educação esportiva para crianças com deficiência desde 2001.

É uma instituição que busca “incentivar e promover o desenvolvimento e a inclusão de pessoas com deficiência por meio do incentivo ao esporte, apoio educacional e cursos de capacitação”, como está escrito em sua missão institucional.

Como surgiu a Associação Desportiva para Deficientes?

A ADD foi fundada em 1996 por Steven Dubner — professor de educação física — e Eliane Miada, administradora, no intuito de valorizar os talentos e capacidades das pessoas com deficiência.

Desde sua fundação, a ADD procura desenvolver projetos que facilitem o processo de integração e inclusão da pessoa com deficiência na sociedade e cursos de adaptação e apoio educacional voltados ao esporte. A entidade já conta com 20 anos de existência, tendo realizado muitas atividades e beneficiado gratuitamente milhares de pessoas.

Quais os principais programas desenvolvidos pela instituição?

A ADD desenvolve uma série de programas e projetos que são ofertados gratuitamente. Eles são realizados nos locais que a associação tem parcerias.

Os principais programas da ADD são: Alto Rendimento Esportivo, voltado para a formação de atletas paralímpicos de ponta; Escola de Esporte Adaptado, voltado para crianças e jovens com deficiência; e os Programas de Ensino, Pesquisa e Treinamento, que procuram construir e disseminar o conhecimento prático e teórico acerca das práticas desportivas de pessoas com deficiência.

Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles!

Programas de Alto Rendimento Esportivo

Os Programas de Alto Rendimento objetivam permitir ao praticante desenvolver e ter condições de alcançar o seu rendimento máximo esportivo em modalidades paradesportivas pré-definidas. A ADD desenvolve três modalidades: basquete em cadeira de rodas; natação paralímpica e atletismo paralímpico.

O basquete em cadeira de rodas é uma das principais modalidades da associação. Seus participantes formam a equipe Magic Hands, composta por 20 atletas e mantida pela instituição desde 1997. A equipe já é tricampeã brasileira, nos anos de 2010, 2011 e 2014, e bicampeã paulista.

O treinamento da ADD tem como intuito preparar os atletas para reforçar a seleção brasileira, garantindo as melhores condições para o desenvolvimento deles.

O programa de natação paralímpica da ADD é desenvolvido em parceria com o Instituto Daniel Dias. O projeto é formado pela equipe ADD/Nadando com Daniel Dias.

O programa tem capacidade para 20 atletas com idade a partir de 15 anos e procura oferecer condições de treino de excelência para competições de natação paralímpica.

Essas competições são promovidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e pela Federação Aquática Paulista, em níveis nacional, estadual e regional. Também participam em torneios internacionais organizados por federações e clubes de outros países.

O terceiro projeto do programa é o Atletismo Paralímpico, apoiado e incentivado pela associação desde 2003, a fim de proporcionar aos atletas a oportunidade de participar de provas e competições. A iniciativa conta atualmente com 10 atletas de alto rendimento que participam dos eventos da CPB, jogos regionais e outras competições.

A equipe de atletismo da ADD conta com uma das melhores atletas do Brasil, Terezinha Guilhermina — esportista paralímpica da modalidade de atletismo categoria T11(cegos) —, e também com Ariosvaldo Parré, atleta paralímpico da modalidade de atletismo em cadeira de rodas.

Programas de Iniciação ao Esporte Adaptado

São as atividades físicas e desportivas desenvolvidas por meio de projetos que visam despertar o gosto pela prática paradesportiva em crianças, jovens e adultos com deficiência, desenvolvendo as habilidades físicas e emocionais relacionadas à prática paradesportiva.

Isso é feito aproveitando-se de um ambiente lúdico que permita a aquisição de atitudes, valores educacionais e da cidadania.

ADD Escola de Esporte Adaptado

Já o Programa Escola de Esporte Adaptado é um conjunto de diversos projetos de atividades físicas e desportivas para aprimorar a prática paradesportiva em crianças e jovens. Esse programa começou em 2001, com o nome de “Programa Crianças”, na prática da modalidade de basquete em cadeira de rodas. Depois de nove anos, com as experiências desenvolvidas, ampliou-se para outras modalidades.

Nasceu em seu formato atual em 2010, lançando um novo olhar sobre o paradesporto infantil e juvenil.

O programa atende hoje mais de 270 crianças e adolescentes, em diversas modalidades e graus de comprometimento físico-motor. Foca no desenvolvimento dos talentos e na interação dos participantes, e não na criação e treino de atletas de alto rendimento.

Programas de Ensino, Pesquisa e Treinamento

Os Programas de Ensino, Pesquisa e Treinamento são diversas atividades que oferecem a profissionais e demais interessados a possibilidade de se iniciar em conhecimentos sobre práticas de atividades físicas e esportivas para as pessoas com deficiência.

A Associação Desportiva para Deficientes se empenha na busca por priorizar, disseminar, solidificar, reciclar e validar o conhecimento teórico e prático adquirido por seus colaboradores, oferecendo cursos, workshops e palestras em prefeituras, universidades e demais entidades interessadas.

Em que cidades a ADD atua?

A ADD atua por meio de parcerias no estado de São Paulo, especialmente na capital e na cidade de Bragança Paulista. A instituição está sempre em busca de novas parcerias e oportunidades para ampliar seu trabalho.

A Associação Desportiva para Deficientes é uma entidade séria, sólida e que promove um grande trabalho no esporte em prol das pessoas com deficiência. Para saber mais sobre essa e outras instituições que garantem a integração e socialização das pessoas com deficiência, siga-nos em nossas redes sociais. Estamos no Facebook e no Youtube!

One thought on “Como funciona a Associação Desportiva para Deficientes?

  • Raimundo Monteiro Ramos

    Eu, Raimundo Monteiro Ramos, achei muito importante ao ajudar os deficientes e o respeito como todo.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.