Produtos de Mobilidade

Como faço para medir a inclinação de uma rampa de acesso?

Sabemos que a acessibilidade é um assunto que está cada vez mais sendo valorizado. Felizmente, graças à normas e leis, a arquitetura inclusiva está sendo colocada em prática. Aos poucos, se pensa cada vez mais em atender às particularidades da diversidade humana e criam-se espaços mais acessíveis.

E para que encontremos mais desses lugares pelo caminho, é preciso que a mudança comece por cada um de nós. A rampa de acesso é uma das adaptações básicas para que pessoas com deficiência física possam ter mais acessibilidade. Já pensou em construir uma?

Você já se encontrou em uma situação que desejasse saber a inclinação de uma rampa existente e não soube como? Procurou na internet e encontrou formas baseadas em medidas impossíveis de serem realizadas no local?

Ter referências é fundamental, afinal, construir uma rampa de acesso sem pesquisar quais são as medidas de inclinação mínimas e máximas, provavelmente irá resultar em uma adaptação inadequada e, pior, que ninguém vai conseguir utilizar.

A norma que rege as condições sobre acessibilidade é a NBR 9050 e nela é possível encontrar orientações sobre as condições que uma rampa de acesso correta deve ter.

Então, se você pretende construir ou adaptar uma casa ou estabelecimento, vai se mudar e quer verificar se a rampa da nova residência contém a inclinação certa para a passagem da cadeira de rodas, esse infográfico vai te mostrar como fazer a medição de uma rampa de acesso de forma prática e fácil!

Quer ter esse infográfico para ver quando quiser? Baixe aqui:

QUERO BAIXAR O INFOGRÁFICO

 

3 thoughts on “Como faço para medir a inclinação de uma rampa de acesso?

  • Paulo Francisco da Silva

    Agora sei como fazer uma boa rampa!!!

    Resposta
  • Reginaldo Barros e Silva

    Sou deficiente visual e trabalho na coordenação de educação especial, e estamos organizando um espaço para Acessibilidades, ou seja rampas, piso tátil, plaquetas indicativas em Braille e em Libra. Gostaria que se possível me desse alguma dicas ou orientação como esta relacionada a rampa.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.