Produtos de Mobilidade

Cinto de segurança para cadeira de rodas? Saiba qual escolher!

O cinto de segurança para cadeira de rodas serve para manter o usuário sentado na posição correta durante trajetos acidentados, rampas muito inclinadas e outros obstáculos.

Ele serve para evitar lesões e manter o conforto da pessoa com deficiência. E em caso de deficiências mais graves, onde a pessoa tem dificuldade em manter a parte superior do corpo na posição correta, o cinto é ainda mais importante.

Um ponto positivo é que o cinto de segurança para cadeira de rodas é um acessório relativamente simples. Por ter um preço acessível, você não terá problema em adquirir um ou mais modelos, de acordo com as suas necessidades.

Se você quer saber um pouco mais sobre o assunto, é só continuar lendo este post para conferir!

Qual a importância do cinto?

O cinto é um acessório fundamental de mobilidade, pois proporciona mais segurança à pessoa com deficiência. Não importa o quanto a sua cadeira de rodas seja confiável, é preciso levar em conta que podem haver irregularidades no seu caminho.

Para quem tem deficiência com alto grau de comprometimento, os cintos proporcionam muito mais conforto, pois facilitam que a pessoa possa manter-se em uma posição mais anatômica sem necessitar de ajuda com tanta frequência.

Isso também possibilita realizar sozinho atividades que de outra forma não seriam possíveis. Para quem precisa passar a maior parte do tempo de cinto, é muito importante verificar que o tecido seja respirável e bastante macio.

Outro cuidado fundamental é adquirir mais de um cinto do mesmo modelo, para que ele possa ser lavado e higienizado com frequência. Dessa forma, evitam-se odores e a proliferação de bactérias, que podem causar irritação da pele e outros problemas de saúde.

Quais os tipos de cinto?

Os principais tipos de cinto são o abdominal, o pélvico, o peitoral (também conhecido como cinto em H, ou cinto de tronco), o cinto em Y e o em X. A escolha de cada um deles dependerá totalmente do tipo de uso e qual deixa a pessoa mais confortável.

A maioria dos cintos são em tecido estofado para garantir que não machuquem a pele. Veja agora um pouco mais sobre cada um deles!

Cinto abdominal

O cinto abdominal consiste em apenas uma faixa que atravessa o abdômen de um lado para o outro e é o modelo mais básico.

Serve para pessoas que conseguem sustentar bem a parte superior do corpo, ajudando somente a garantir que não haja queda da cadeira de rodas em trajetos mais perigosos.

Cinto pélvico

O cinto pélvico é utilizado para manter as pernas firmemente presas à cadeira de rodas. Ele manter a pélvis junto ao encosto, prevenindo assim deslocações e deslizamentos.

É recomendado não somente para pessoas com deficiência, mas também para idosos que têm dificuldade em manter a estabilidade na parte inferior do corpo, como aqueles que sofrem de Parkinson.

Cinto peitoral

O cinto peitoral mantém toda a parte superior do corpo firmemente fixa à cadeira de rodas, tendo duas alças nos ombros e duas no abdômen; por isso, também é conhecido como cinto em H.

Esse é um dos tipos mais vantajosos por sua segurança, principalmente para pessoas que não conseguem manter sozinhas a parte superior do corpo na posição correta. É o cinto ideal para crianças com deficiência.

Cinto em Y

O cinto em Y é parcialmente parecido com o cinto peitoral e com o cinto pélvico. Isso porque ele vem em duas alças sobre os ombros e termina com uma única alça abaixo da região pélvica.

Alguns cintos em Y têm uma ou duas faixas horizontais para aumentar ainda mais o conforto do usuário. Esse é o tipo de cinto de segurança para cadeira de rodas mais recomendado para quem tem dificuldade em manter o corpo todo na posição correta e é um dos mais seguros.

Cinto em X

O cinto em X assemelha-se ao cinto em H; porém, enquanto o cinto em H cobre toda a região peitoral, o cinto em X é como o cinto de segurança dos carros, mas com uma faixa sobre cada um dos ombros.

O cinto em X também é bastante seguro, mas é mais recomendado para pessoas que não precisam de apoio extra na região da pélvis.

Quais outros acessórios são importantes?

Há dois principais acessórios muito importantes para quem usa cadeira de rodas. O uso do cinto em conjunto com esses acessórios é fundamental para manter a saúde e o bem estar da pessoa com deficiência, além de ajuda a prevenir lesões, independentemente do modelo de cinto escolhido. São eles: o apoio de cabeça e a almofada ergonômica.

Muitos modelos de cadeira de rodas já têm encosto de cabeça adaptável como parte do produto mas, caso a sua não seja assim, é importante adquirir esse acessório para manter o pescoço na posição correta.

Já a almofada ergonômica serve para acomodar melhor os glúteos e tornar o dia a dia mais confortável. Afinal, passar tanto tempo sentado pode causar dores, problemas circulatórios e até lesões.

Ambos os acessórios são importantes para haver uma distribuição de peso mais adequada e para que seja possível ficar em posições que dão mais comodidade. É fácil encontrar esses produtos em lojas especializadas em produtos para pessoas com deficiência ou em lojas de produtos ortopédicos.

Se você gostou deste texto sobre cinto de segurança para cadeira de rodas, que tal ler um pouco mais sobre outros acessórios que vão trazer mais comodidade para você? Confira o nosso post!

5 thoughts on “Cinto de segurança para cadeira de rodas? Saiba qual escolher!

  • Paulo Francisco da Silva

    Da minha freedom e abdominal, muita segurança, acho que outros tipos não iria fazer muito efeito, porque não são veloz se fosse uma velocidade maior, aí sim teria que ser como caros de corrida muito e muito seguro ok
    Grato
    Abs.

    Resposta
    • Rafaela Martins

      Como é bom receber seu cometário, Paulo. Sentimos sua falta!

      Resposta
  • Erika Pessoa Castanheira

    Onde encontro como utiliza los

    Resposta
    • Larissa Moreno Freedom

      Olá Erika, como vai você?
      O cinto de segurança na Cadeira de Rodas é fundamental, ele proporciona mais segurança ao usuário. A escolha do tipo, é opcional pois deve ser de acordo com a sua necessidade (Os principais são o abdominal: o pélvico, o peitoral, em Y ou em X). A escolha do cinto geralmente é feita na hora da aquisição Cadeira de Rodas, mas você pode compra-lo depois. Sua utilização depende do tipo de cinto, mas de modo geral eles são bem intuitivos, como qualquer cinto de segurança mais comum. Erika, você pode entrar em contato com a gente se quiser saber mais sobre obter um cinto de segurança: <http://materiais.freedom.ind.br/rd-comprar-peca> Obrigado pelo contato, abraços!! 😉

      Resposta
  • estou com dificuldades de escolher qual o melhor modelo apenas pelas descrição, poderiam colocar fotos dos diferentes tipos de cinto da freedom?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.