Saúde e Qualidade de Vida

Adaptações para pessoas com deficiência: veja como preparar sua casa

Se você é uma pessoa com deficiência física, ou mora com alguém que é usuário de cadeira de rodas, provavelmente já sabe que é necessário fazer algumas adaptações na casa. Além de garantir a segurança e o conforto, os ajustes também permitem mais autonomia para se locomover e realizar as atividades de rotina.

Quer saber quais são as mais importantes adaptações para pessoas com deficiência? Continue a leitura e confira!

Rampas

Para casas com garagem ou algum tipo de desnível, é muito importante que haja uma rampa na entrada, afinal, escadas, ou mesmo um único degrau, tornam impossível o acesso de quem está em uma cadeira de rodas. Em decorrência disso, sobrados ou prédios sem elevador não são uma opção para pessoas com deficiência física.

Para que a rampa seja segura, e a condução da cadeira de rodas ou cadeira motorizada seja facilitada, é preciso seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT para construção de rampas de acessibilidade.

Nivelamento de pisos

Muitas casas acabam apresentando um leve desnível entre os cômodos quando há tipos diferentes de piso. No entanto, para que seja seguro circular com a cadeira de rodas, é fundamental que o piso esteja todo perfeitamente alinhado.

Uma boa ideia é utilizar em todos os ambientes o piso vinílico, que é bastante versátil, resistente, e ainda é mais silencioso do que outras opções. Evite também carpetes, que dificultam a locomoção, e tapetes, que podem sair do lugar e causar acidentes.

Muito espaço para circulação

Para que seja possível se locomover sozinho e com conforto, é preciso ter bastante espaço livre na casa. Assim, os móveis devem ser posicionados de modo a proporcionar a maior área de circulação possível.

É importante que os corredores sejam largos, e que haja espaço de sobra na cozinha, na sala e próximo à cama. Procure utilizar janelas e móveis com portas de correr, que ocupam menos espaço.

Móveis com altura apropriada

Mesas, fogões, gavetas, camas, sofás e as demais peças de mobília devem estar em uma altura adequada para quem está sentado na cadeira de rodas. Assim, será possível ter mais independência nas tarefas, cozinhar e fazer as refeições confortavelmente.

Leve em conta também o acabamento dos móveis — evite quinas, por exemplo, e dê preferência pelas extremidades mais arredondadas, que não causam ferimentos durante a locomoção.

Não se esqueça de que é preciso ter bastante espaço ao lado da cama, para a hora de deitar, e também espaço junto a mesas, para que a pessoa na cadeira de rodas possa se posicionar junto a elas.

Barras de apoio

As barras de apoio são fundamentais no banheiro, para que a pessoa com deficiência possa utilizá-lo sozinha, tanto junto ao sanitário quanto dentro do box.

Além do banheiro, elas também podem ser instaladas em outros pontos da casa, principalmente no quarto. As barras de apoio dão mais autonomia aos movimentos e ajudam a evitar quedas.

Por ser um item de segurança, é imprescindível que a instalação da barra seja feita por um profissional capacitado; ele pode garantir sua firmeza, se a altura está correta e se ela atende às normas da ABNT.

Piso antiderrapante

O piso antiderrapante é uma das mais importantes adaptações; isso porque muitas vezes é possível ficar de pé (como no momento de sair da cadeira para a cama), mas um escorregão pode causar sérios acidentes.

Além disso, o piso adequado também torna mais cômodo e mais seguro locomover-se na cadeira de rodas ou com andadores.

O ideal é utilizar piso antiderrapante em toda a casa, mas os locais mais necessários são o quarto e as áreas da casa que costumam ficar molhadas, como cozinha e banheiro.

Campainha de emergência

Uma das melhores maneiras de garantir a segurança de uma pessoa com deficiência é certificar-se de que ela seja rapidamente socorrida caso haja algum problema.

Por isso, instalar campainhas pela casa, posicionadas em local baixo e próximo ao chão, é uma excelente ideia. Além disso, é importante que elas se comuniquem com outros ambientes da casa.

As campainhas são simples de serem instaladas e fazem toda a diferença. Elas também são regulamentadas pela norma da ABNT que trata sobre a acessibilidade, a NBR9050:2015.

Cama motorizada

As pessoas com deficiência física passam muito tempo sentadas ou deitadas; por isso, é importante alternar as posições para evitar dores, lesões e até mesmo atrofia dos músculos.

Uma cama motorizada é uma boa maneira de garantir o conforto, pois ela pode ser reclinada em vários ângulos, elevar a região das pernas e ter a sua altura totalmente ajustada.

Para quem precisa de ajuda para se alimentar ou fazer a higiene pessoal, a cama também é muito prática para o cuidador.

Banheiro confortável

Além de contar com barras junto ao sanitário e no box, e de ter piso antiderrapante, o banheiro deve oferecer total comodidade.

Isso inclui, por exemplo, a instalação de uma pia de altura mais baixa, e sem nenhuma mobília embaixo, para que a pessoa possa encaixar-se com a cadeira de rodas por baixo dela na hora de usar.

Para quem sente mais dores devido ao frio, pode-se considerar instalar um piso aquecido no banheiro. Embora não seja uma medida muito popular em nosso país, pelo seu clima predominantemente quente, essa medida tem um grande impacto no conforto.

Quintal em bom estado

Para quem mora em casa com quintal, é preciso levar em conta que ele também seja seguro e confortável para a locomoção. Deixe bastante espaço para circulação e faça reparos no piso ou concreto sempre que houver alguma irregularidade.

Se a casa tiver um jardim, o ideal é que haja espaços sem grama ou raízes de árvores aparentes, pois é muito difícil a locomoção com cadeira de rodas nesse tipo de solo.

Aproveite o quintal para criar uma área para hobbies, como jardinagem, espaço de leitura etc. Quem tem piscina em casa pode instalar um elevador individual ao lado dela; afinal, atividades na água são uma ótima terapia para pessoas com deficiência, desde que acompanhadas.

Agora que você já sabe como fazer adaptações para pessoas com deficiência na sua casa, que tal acompanhar nossa Página no Facebook? Assim, você receberá mais conteúdos úteis como este em primeira mão!

3 thoughts on “Adaptações para pessoas com deficiência: veja como preparar sua casa

  • Paulo francisco da Silva

    Outra coisa muito importante para os cadeirantes, é tomar muito cuidado dentro de casa, não ficar com o pé completo fora da plataforma de apoio, pode bater em um batente de porta e quebra-lo ou ouitros pequenos acidentes com os pés.ok

    Resposta
  • Selma Castello Branco

    Bom dia, procuro mesa para cadeirante adulto, que possa ser adaptada numa poltrona individual . Obrigada

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.