Produtos de Mobilidade

Acessibilidade para pessoas com deficiência: Descubra 4 aplicativos

A tecnologia revolucionou uma série de questões no Brasil e no mundo. Ela, por exemplo, aprimorou os processos comunicacionais e contribuiu expressivamente com a educação. Não é só isso: a tecnologia é uma forte aliada quando o assunto é acessibilidade para pessoas com deficiência.

Cada vez mais, as pessoas com deficiência conseguem se adaptar devido aos novos recursos e às plataformas. É nesse cenário que entra a importância dos aplicativos, que possibilitam mais inclusão e descomplicam, de certa forma, a rotina.

Quer conhecer alguns aplicativos que auxiliam na acessibilidade? Confira, então, o conteúdo abaixo:

1. ProDeaf

Sabia que existem quase 10 milhões de brasileiros com deficiência auditiva? Isso é que aponta o Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com esse número expressivo, não é novidade que ter um conhecimento mais aprofundado sobre Libras (Língua Brasileira de Sinais) é fundamental, uma vez que esse é o principal canal de comunicação com tais pessoas.

A partir dessa premissa, surgiu o ProDeaf, ferramenta que vai facilitar o diálogo entre ouvintes e pessoas com deficiência auditiva. Isso porque o recurso traduz tanto textos quanto vozes em português para Libras.

O melhor de tudo é que o aplicativo é gratuito, promovendo assim a acessibilidade e inclusão social sem nenhum custo. O sucesso da ferramenta é tanto que atualmente mais de 130 mil pessoas a utilizam.

2. HandTalk

Outro aplicativo extremamente útil para as pessoas com deficiência auditiva é o HandTalk, que é um tradutor automático para Libras. A pessoa que quer se comunicar escreve a frase no app e em seguida surge o amigável intérprete virtual em 3D, o Hugo, que traduz simultaneamente o conteúdo. Simples assim!

Ainda tem mais. O app tem a funcionalidade de tornar qualquer site acessível em Libras em alguns minutos, inserindo na plataforma um botão. Além do mais, é possível realizar videochamadas, em todo o território nacional, com intérpretes que vão fazer tradução no mesmo instante.

Também gratuito, o HandTalk foi eleito pela ONU como o melhor aplicativo social do mundo. Tal título demonstra o quão efetivo é o app no universo da acessibilidade para pessoas com redução ou ausência de capacidade de ouvir. Vale destacar que o recurso está disponível no sistema operacional iOS e Android.

3. Guia de Rodas

A falta de conscientização e também da informação é, às vezes, o que origina a falta de acessibilidade. Foi a partir dessa premissa que o Bruno Mahfuz,  teve a ideia de criar o Guia de Rodas. Ele, aos 17 anos, sofreu um acidente de carro e começou a usar uma cadeira de rodas.

O aplicativo, que pode ser baixado por Android, iOS e Windows Phone, oferece a possibilidade de qualquer pessoa avaliar a acessibilidade dos mais variados empreendimentos. Assim, todos poderão conhecer a nota de determinado local, que é reflexo da experiência geral do usuário.

Além do mais, o aplicativo conta com uma equipe altamente capacitada, composta por profissionais da arquitetura com mobilidade reduzida, que mensura a acessibilidade das edificações. Assim, os estabelecimentos terão em mãos um diagnóstico preciso sobre o local, contemplando possíveis soluções para tornar o ambiente mais acessível — tanto em relação a questão técnica como funcional.

O serviço de qualificação oferecido pelo Guia de Rodas é paga — uma vez que exige o treinamento de uma equipe e uma consultoria minuciosa. Após, o empreendimento recebe um selo de certificação.

4. Be My Eyes

Em tradução literal, Be My Eyes é “seja meus olhos”. E é exatamente essa a proposta do aplicativo, que é gratuito e uma espécie de rede solidária. A tecnologia aliada à generosidade, aqui, resultaram em algo extraordinário.

O aplicativo funciona da seguinte forma: uma pessoa com alguma deficiência visual pode contatar alguém por meio da plataforma, que vai ajudá-la a resolver o impasse.

Quer um exemplo mais claro? Vamos lá. Suponha que um cego quer comprar um produto, mas está tendo dificuldade em identificá-lo dentro da loja. Neste contexto, basta ele acessar o app e, então, será direcionado para alguém que fale a mesma língua.

A partir disso, basta ele filmar os itens, por meio da câmera do próprio celular, e então a pessoa vai auxiliá-lo dando as devidas coordenadas.

Esse é apenas um exemplo, mas a pessoa cadastrada na plataforma pode solicitar ajuda quantas vezes forem necessárias, pois sempre terá alguém disposto a auxiliá-lo — seja para descrever uma imagem, para ler rótulos de produtos ou para procurar algum item perdido em casa.

Atualmente, o aplicativo está em 150 países, contando com milhares de usuários. Importante frisar que as chamadas são feitas levando em consideração a língua e o fuso horário do solicitante. Isto é: não há perigo da pessoa incomodar o voluntário em um horário inapropriado e nem de ficar perdida em relação ao idioma.

Todos sabem que a dignidade humana é um dos princípios que rege a República. Mas é necessário o devido interesse do poder público e privado nos debates relacionados aos diversos tipos de deficiência para assim proporcionar um país igualitário, onde as diferenças sejam extintas.

Não há dúvidas que o Brasil já avançou bastante — tanto é que hoje existe a Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Entretanto, ainda é preciso dialogar, e muito, sobre o assunto, criando ações eficientes para as pessoas com deficiência, tornando o país um lugar que seja harmonioso para todos.

Gostou do conteúdo e quer que seus amigos também conheçam esses aplicativos que proporcionam maior acessibilidade para pessoas com deficiência? Então, compartilhe o post nas redes sociais e garanta assim que as informações cheguem a eles!

3 thoughts on “Acessibilidade para pessoas com deficiência: Descubra 4 aplicativos

  • Quero conhece pessoas deficientes assim como eu quero conversar e bater papo

    Resposta
  • Fernandy Tadaaki Ito

    Preciso urgentemente localizar um aplicativo onde um PCD sem mobilidade da mão direita, adquirida após um severo AVC, sendo um cirurgião de cabeça e pescoço, hoje conclue que cirugião jamais voltará ser, mas certamente todo o conhecimento adquirido como um dos maiores cirurgião desse país, poderia ajudar muitas pessoas no atendimento voluntário de várias pessoas. Por favor, meu nome é Fernandy, engenheiro, amigo desde os primeiros momentos, que vivo agoniado pois todo o conhecimento adquiro do Dr. Cesar Henriques está intacto. Daqui a pouco eu não sei se estará instalado na sua cabeça. Saudações e agradeço qualquer informação neste sentido.

    Resposta
  • Francisco Paulo Mendes Júnior

    PCD em condomínio, quais são seus direitos em questão a acessibilidade?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.