Saúde e Qualidade de Vida

A importância de banheiros adaptados para pessoas com deficiência

Proporcionar acessibilidade e infraestrutura adequada para pessoas com deficiência é fundamental para garantir qualidade de vida e autonomia a elas. Cada vez mais, os profissionais de arquitetura desenvolvem soluções que facilitam a usabilidade de todos os ambientes. Entre as transformações necessárias, destacamos a importância dos banheiros adaptados.

Esse olhar para as necessidades de todos já é uma realidade em espaços e eventos públicos, que já são instruídos, por leis recentes, a oferecerem recursos para o conforto e a segurança de pessoas com deficiência.

Os avanços jurídicos, tecnológicos e arquitetônicos são notáveis, o que é uma ótima notícia. Com diversas opções e ampliação da prática de se ter espaços adaptados, é também essencial estar atento a cuidados e procedimentos necessários para uma boa obra.

Quem rege essas orientações é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com o intuito de padronizar a estrutura e assegurar a qualidade. Diante disso, selecionamos dicas e os principais pontos aos quais você deve estar atento na hora de reformar ou construir um banheiro adaptado para pessoas com deficiência. Veja só!

Escolha um piso antiderrapante e antideslizante

Usuários de cadeiras de rodas, bengalas, andadores e idosos, de modo geral, correm mais riscos de acidentes em pisos lisos demais ou escorregadios. Para evitar isso e facilitar a locomoção no banheiro, os pisos devem seguir algumas características. São elas:

  • ser antiderrapante e/ou antideslizante;
  • não ter desníveis junto à entrada ou soleira;
  • ter grelhas e ralos posicionados fora das áreas de manobra e de transferência;
  • os materiais de revestimento e acabamento devem ter superfície regular, firme, estável, não trepidante para dispositivos com rodas, além de ser antiderrapante ou antideslizante, sob qualquer condição seca ou molhada.

Hoje em dia, é possível encontrar pisos com essas características em diversas cores, texturas, tamanhos e materiais, que ajudam a evitar escorregões — além de ser para todos os bolsos. Você pode escolher entre um porcelanato mais “áspero”, cerâmicas diversas e pastilhas para banheiros, por exemplo.

Vale lembrar que, quanto mais plano for o chão, mais facilidade é oferecida à pessoa com deficiência. Caso haja desníveis no banheiro, e não seja possível eliminá-los, faça ajustes para que se tornem pequenas rampas. Assim, não há riscos da cadeira de rodas emperrar ou até mesmo estragar.

Lembrando, que é importante conferir a norma 9050 da ABNT para entender melhor qual a escolha mais adequada de piso você deve fazer.

E os tapetes?

Já que estamos tratando do piso, é bom dar atenção também aos tapetes. Mesmo com um revestimento mais seguro, eles não são uma boa pedida para a residência das pessoas com mobilidade reduzida e usuários de cadeira de rodas. Eles podem causar escorregões, ficar presos nas rodas, atrapalhar a passagem e virar “armadilhas” para tropeços. Se possível, elimine os tapetes do projeto visual da casa.

Fique atento à largura das portas

Esse é um fator extremamente importante. A abertura das portas deve ser suficiente para que a cadeira de rodas passe com alguma folga de espaço. Tanto para o conforto e a segurança do usuário, quanto para a conservação do equipamento e da porta.

O ideal, recomendado pela ABNT, é que a largura das portas seja de, no mínimo, 90 cm. Você pode também medir a cadeira e, caso necessário, ampliar ainda mais a abertura da porta.

Atenção: as medidas das cadeiras de rodas variam de largura interna (espaço do assento), para largura externa (cadeira de rodas como um todo). Por isso, é preciso estar atento que, para cada tamanho de largura interna, varia-se sua dimensão externa, ou seja, é preciso levar em conta essas questões de medidas na hora de adaptar a largura da porta, para que o equipamento passe com tranquilidade.

Esse é um dos pontos indispensáveis, então, se não for possível realizar todas as reformas, priorize as portas e as barras de apoio, sobre as quais falaremos a seguir.

Todas as portas da casa devem seguir esse padrão, inclusive a do box. Aliás, se for possível retirá-lo, melhor ainda, caso não seja, use a largura recomendada. Além disso, se for utilizado um elevador individual para transferência da pessoa com deficiência física, um box com desnível pode atrapalhar o deslocamento.

Além disso, para não comprometer a abertura das portas, não coloque cestos, armários e demais objetos atrás nem ao lado delas. Deixe o espaço livre para não prejudicar a circulação da cadeira de rodas.

Instale barras de apoio

As barras de apoio são também indispensáveis. É por meio delas que as pessoas com deficiência terão sustentação para usar o box, a pia e sobretudo o vaso sanitário. Elas devem estar por todo o banheiro, como um caminho mesmo, para toda a locomoção.

Mas lembre-se também, de deixar espaços abertos para a passagem da cadeira de rodas. É indicado que se tenha em torno de 1,5 metro livre para o giro da cadeira.

Outro fator importante em relação às barras é a qualidade do material e da instalação. Conte com profissionais sérios e que deixarão as barras bem presas, sem possibilidades de se soltarem.

Acerca do material, a ABNT determina que devem ser totalmente de aço inox, para evitar a corrosão. Garanta que até os parafusos sejam desse material para evitar acidentes por conta de possíveis defeitos.

As barras devem ser colocadas principalmente para uso do vaso sanitário, do chuveiro e da pia. Para determinar larguras e extensões adequadas, é preciso considerar a área do banheiro. Como alguns aspectos importantes a considerar, podemos citar:

  • estar fixa a uma distância mínima de 40 mm entre sua base de suporte (parede, painel etc.), até a face interna da barra;
  • suas extremidades devem estar fixa nas paredes ou ter desenvolvimento contínuo até o ponto de fixação com formato recurvado;
  • as barras podem ser fixas (nos formatos reta, em “U” ou em “L”), ou articuladas;
  • quando necessários, os suportes intermediários de fixação devem estar sob a área de empunhadura, garantindo a continuidade de deslocamento das mãos. O comprimento e a altura de fixação são determinados em função de sua utilização;
  • as dimensões mínimas das barras devem respeitar as aplicações com seção transversal entre 30 mm e 45 mm.

O comprimento e o modelo das barras variam de acordo com as peças sanitárias. Consulte a norma 9050 da ABNT e as NBR 10283 e 11003 para ter acesso às orientações mais detalhadas sobre esses aspectos.

Assim como a largura das portas, a instalação das barras é de grande importância, portanto coloque também essa medida como prioridade para a adaptação do banheiro.

Troque trincos e maçanetas

Os trincos e as maçanetas da porta, do box e das janelas devem ser de fácil manuseio. Ainda mais se a pessoa com deficiência tiver também os movimentos dos membros superiores comprometidos.

O ideal é que sejam em forma de alavanca e não requeiram muitos movimentos para funcionar.

Respeite as medidas de altura

Toda a instalação dos equipamentos, tomadas, acessórios e do mobiliário deve considerar a altura de uma pessoa sentada. O projeto, como um todo, tem de ser desenvolvido com o olhar do usuário do espaço. Respeitando as condições físicas e otimizando o uso de toda a estrutura.

Mesmo com equipamentos mais modernos, como elevadores, o melhor é que você já considere a altura da pessoa no uso da cadeira. Assim, as medidas de altura recomendadas (tendo como referencial o chão) são:

  • vaso sanitário: 46 cm;
  • pia/bancada: 80 cm (recomenda-se também um espaço livre abaixo da bancada, para o encaixe da cadeira, com, no mínimo, 70 cm de altura);
  • espelho: borda inferior a 90 cm.

Fique atento também à instalação das torneiras, da descarga, das tomadas e do porta papel higiênico, que devem estar ao alcance do usuário.

Sendo assim, é indicado que as torneiras sejam do tipo pressão, e os misturadores monocomando, tanto na pia como no chuveiro, a altura máxima da válvula de descarga deve ser de 1,00 m e seu acionamento deve ser, se possível, por sensor eletrônico de movimento; acessórios como porta-objetos, cabides, espelhos, saboneteiras e toalheiros, devem estar na faixa de alcance acessível de 1,20 m, o porta papel higiênico deve ficar a 55 cm do piso.

Caso queira ampliar ainda mais a segurança, é possível fazer o uso do dispositivo de sinalização de emergência, colocando-os a 40 cm do piso e isolados perto do vaso sanitário, do lavatório, da porta de acesso, do box e da banheira. Esse tipo de adaptação é importante em caso de alerta para quedas.

Quais são os equipamentos que podem ajudar nos banheiros adaptados?

No entanto, lembre-se de que não é apenas o banheiro em si que precisa de cuidados de acessibilidade. É preciso também garantir uma mobilidade segura até esses ambientes. Nesse sentido, os equipamentos de transporte e mobilidade individuais são muito importantes para a pessoa com deficiência. A seguir, vamos apresentar a seguir os principais aparelhos que facilitam essa tarefa!

Andadores

Os andadores são apoios frontais para que a pessoa com restrição de movimento possa se apoiar com os braços e compensar, com os membros superiores, alguma ausência de força nos membros inferiores. Desse modo, pode ajudar a reduzir acidentes no trajeto entre o leito e o banheiro adaptado.

Há vários modelos disponíveis e cada um deles apresenta suas vantagens. No entanto, há algumas funcionalidades que melhoram bastante o uso, como os freios. Assim, o usuário pode interromper a rolagem das rodas do equipamento e evitar acidentes.

Elevadores individuais

Esse tipo de elevador é elaborado para manter toda a segurança durante a remoção do leito e acomodação em outro equipamento, como as cadeiras de roda. Há modelos tanto para as casas quanto para ambientes hospitalares, como unidades de terapia intensiva.

Além disso, os elevadores individuais são capazes de carregar pessoas obesas e com necessidades específicas. No entanto, é preciso estar atento às características de cada uma delas para manter a segurança. Nunca acomode uma pessoa com pessoa superior àquele limite estabelecido no manual.

Outro ponto interessante é que alguns desses elevadores são elétricos, o que os torna mais práticos e seguros. Evite modelos manuais com alavancas, eles não são tão confortáveis para a pessoa com deficiência e para seu cuidador. Algumas opções vêm com balança integrada, o que ajuda no monitoramento da saúde dessa população.

Cadeiras de roda

As cadeiras de roda podem ser manuais ou elétricas. Ambos os modelos são bastante úteis quando você escolhe a marca adequada. No entanto, para manter a autonomia da pessoa com deficiência, é importante manter um modelo adequado com seu tipo de restrição motora. Por exemplo, os hemiplégicos e tetraplégicos podem operar cadeiras manuais. Assim, a versão elétrica pode facilitar sua independência. Desse modo, reduz-se bastante o risco de acidentes durante o trajeto para o banheiro adaptador.

Almofadas de células de ar

Os banhos exigem que a pessoa com deficiência motora fica sentada por um bom tempo. A maioria das cadeiras de banco não apresentam acolchoamento. Desse modo, é interessante utilizar um equipamento auxiliar para trazer mais conforto e evitar úlceras de pressão.

As almofadas com células de ar são excelentes opções, pois elas podem apresentar forro impermeável. Além disso, elas se conformam adequadamente de acordo com a pressão imposta pelo corpo da pessoa. Isso é ideal para evitar dores e lesões.

Qual a importância desses cuidados?

Devemos sempre buscar que as pessoas com deficiência tenham o máximo de autonomia possível. Elas devem manter sua funcionalidade e poder realizar as tarefas cotidianas com segurança. Assim, a adaptação da casa em conjunto com o fornecimento de equipamentos adequados é uma medida de qualidade de vida.

Complementarmente a isso, você também deve pensar no conforto do cuidador. Elevadores e aparelhos para transporte evitam que eles sofram acidentes de trabalho ou se estressem com uma rotina pesada.

Os banheiros são, geralmente, os locais que apresentam mais transtornos e riscos para as pessoas com deficiência. Por isso, a construção de banheiros adaptados é imprescindível.

Além do mais, preserva a intimidade e a independência dessas pessoas, além, é claro, do conforto. Afinal, quem não quer ter um ambiente aconchegante e coerente com suas necessidades?

Inicialmente, pode parecer difícil ou oneroso, mas, com essas dicas, você viu que não é bem assim e que um banheiro adequado para todos pode fazer parte de qualquer ambiente.

E aí, gostou das dicas? Quer saber mais sobre a mobilidade das pessoas com deficiência? Então, confira o nosso post sobre mobilidade urbana!

2 thoughts on “A importância de banheiros adaptados para pessoas com deficiência

  • Assunto importantíssimo sendo tratado. Não há nada mais constrangedor que do ver que a pessoa não conseguiu utilizar um espaço com autonomia e segurança.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.