Esportes, lazer e turismo

17 livros sobre deficiência física que você deveria ler

A leitura é uma das melhores formas de conhecer o mundo através dos olhos de outras pessoas, através dela, conhecemos mundos novos, vivenciamos novas experiências e conhecemos realidades diferentes da nossa. Livros sobre pessoas com deficiência além de contarem historias incríveis, também podem servir de inspiração para quem está se sentindo desmotivado.

Existem livros sobre deficiência física, mental, visual e auditiva que podem ser considerados depósitos de sabedoria. Por isso separamos 17 livros sobre deficiência para você! Boa leitura.

A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo.

Joseph Addison


1. Ainda Sou Eu. Memórias

Por Christopher Reeve

Esta obra tem um personagem muito famoso, que provavelmente você o conhece: o Super-Homem. Apesar disso, este livro não trata das histórias de aventura desse personagem. Na verdade, é a autobiografia do ator que está por trás da versão mais famosa do Homem de Aço no cinema, Christopher Reeve.

Após o acidente que o deixou tetraplégico, Reeve resolve contar suas histórias para o mundo. No livro, ele fala sobre a carreira de ator e descreve a complexa relação com os pais e a luta incansável de lidar com a condição de pessoa com deficiência.

Não há como não se emocionar com a perspectiva de vida desse grande herói — dentro e fora das telas.

2. A Saga de um Campeão

Por Lars Grael

O esporte feito em alto mar é realmente muito desafiador. E desafio é o que o atleta Lars Grael gosta de enfrentar. Em 1998, seu veleiro foi atingido por uma lancha em alta velocidade. Esse acidente acabou lhe custando uma perna.

No seu livro A Saga de um Campeão, Lars conta os detalhes do momento em que ficou entre a vida e a morte em consequência do acidente e também narra a reconstrução da sua carreira.

3. Conheça a Noite

Por Maria Mutch

A autora Maria Mutch é uma poeta que usa técnicas literárias criativas em sua prosa, como o jogo de palavras, a metáfora, o ponto e o contraponto.

O livro não é apenas uma memória pessoal sobre como criar uma criança com múltiplas deficiências físicas: é também uma meditação minuciosamente pesquisada sobre a natureza da noite, escuridão, vigília noturna, isolamento, exploração e jazz. A explicação da autora é original e esperançosa.

4. Histórias de cego

Por Marcos Lima

O livro se trata de uma coletânea bem humorada e divertida das melhores crônicas de um projeto iniciado por Marcos Lima em um Blog e no Youtube. Nessas crônicas, o autor conta sobre sua vivência em uma sociedade tão visual, mostrando sua “visão” pessoal do mundo.

Marcos Lima mostra como as pessoas cegas devem ser vistas na sociedade com uma leitura leve e envolvente.

5. Amizades Improváveis

Por Jonathan Evison

Do autor de best-sellers do New York Times Jonathan Evison, este livro conta a história de um cuidador profissional que enfrentou uma tremenda perda em sua vida. Ele começa por fazer um trabalho cuidando de um jovem com distrofia muscular de Duchenne.

O romance, como a vida, está cheia de detalhes obscuros e felizes. Algumas das cenas mais divertidas são as conversas cruas entre o cuidador e o jovem.

6. Não era você que eu esperava

Por Fabien Toulmé

Em formato de quadrinhos o livro conta a historia de um casal que recebe a noticia que sua filha recém nascida tem síndrome de down.

O livro mostra com leveza e sinceridade como foi o processo de aceitação dos novos pais. Além de conter momentos engraçados e informativos, o livro também emociona e gera muita reflexão ao seu leitor.

7. A Beleza é um Verbo

Por Sheila Black, Jennifer Bartlett e Michael Northen

Este livro é uma antologia de poesia de 37 autores com deficiência.

Cada seção começa com a declaração do artista sobre seu trabalho, seguida de uma seleção de poemas em estilos experimentais. A obra pode ser entendida como um exemplo de educação inclusiva.

8. Olhando para Trás

Editado por Kenny Fries, este livro é uma antologia incomum. Estão reunidas histórias de não ficção, ficção, poesia e drama.

Participam da obras 37 escritores com deficiência. Temas de conexão, humanidade e justiça social atravessam todas as histórias.

9. Do Outro Lado do sol

Por Katia Yuriko

Aos 19 anos, Kátia Iuriko Ito foi vítima de um angioma cerebral, que danificou de forma radical os seus movimentos do corpo. Com isso, ela teve que refazer a sua história pessoal, reaprender a ler e escrever, e imaginar o mundo de outra forma.

O livro é uma lição de vida, contando a historia incrível de uma mulher determinada a viver e aproveitar a vida.

10. Feliz Ano Velho

Por Marcelo Rubens Paiva

O autor, Marcelo, conta como sua vida mudou a partir de um grave acidente após mergulhar em um lago a poucos dias do Natal de 1979, que o deixou tetraplégico.

Nesta autobiografia, Marcelo não apenas narra a experiência de pessoa com deficiência, mas também descreve momentos importantes da história do Brasil. Não é à toa que essa obra é considerada uma referência na literatura brasileira contemporânea.

11. Salvando Meu Filho

Por Richard Galli

Richard Galli narra os 10 dias que se seguiram ao acidente com Jeffrey, seu filho de 17 anos. Jeffrey mergulhou numa piscina e bateu a cabeça. Embora tenha sido salvo pelo pai, o rapaz ficou tetraplégico por conta da forte batida da queda.

Galli, no entanto, encara um futuro não imaginado para o filho e sente as dificuldades que ele vai enfrentar. Esta obra é um convite para refletirmos sobre nossas escolhas.

12. Devoção

Por Dick Hoyt e Don Yaeger

Este livro descreve a trajetória de Dick e Rick Hoyt, pai e filho que têm uma ligação de amor e apoio incondicional. Rick nasceu com tetraplegia espasmódia, apesar das dificuldades, seus pais estavam determinados a dar todas as oportunidades para o filho.

Rick e o pai participaram de mais mil corridas e ficaram conhecidos no mundo inteiro pela força e coragem, o lema da dupla é: “Sim, você pode!”

A história dessa família é referência quando assunto é determinação. Dick e Rick são exemplo não apenas para as pessoas com algum tipo de deficiência, mas sim para todos nós.

13. Sem Asas ao Amanhecer

Por Luciana Scotti

Luciana Scotti, quando jovem, teve uma trombose cerebral e ficou muda e tetraplégica. No livro, a escritora revela sua história, seus medos, sua força pela vontade de viver.

14. Despertar para ser. Eu chego lá

Por Gilberto Stanieski Filho

Mesmo depois de sofrer um acidente que limitou seus movimentos e mudou totalmente sua vida, Gilberto decidiu que não iria parar. Nessa historia, o autor conta como lutou pela vida e seus aprendizados.

Gilberto mostra como seu apego a vida o ajudou a lidar com as fatalidades e se tornar um exemplo de coragem e superação.

15. Roda Viva: Memórias de um cadeirante

Por José Carlos Morais

Uma história de sucesso! Nesse livro, o autor conta o antes e o depois do acidente que o deixou paraplégico.

Com um texto leve e envolvente, José Carlos nos insere em sua rotina, contando sobre sua reabilitação, sua nova rotina, suas lutas e suas conquistar.

Além de ser médico, José também era esportista. Disputou três paraolimpíadas, nove mundiais e foi o primeiro do ranking brasileiro de tênis por seis vezes consecutivas.

16. Nujeen: a incrível jornada de uma garota que fugiu da guerra na Síria em uma cadeira de rodas

Por Nujeen Mustafa

Só pelo título a gente já sabe que vem ai uma historia incrível. Esse livro acompanha a jornada da nossa heroína Nujeen, sendo narrado em primeira pessoa. O livro ensina muito sobre coragem e força de vontade, mas também mostra sobre a situação de guerra na Síria.

17. Pai de rodinhas

Por Sérgio Nardini

Nesse livro, o autor compartilha detalhes sobre sua paternidade como pai com deficiência, além de levar informações para outras pessoas que também possuem dificuldade de mobilidade. Além disso, Sérgio também aborda o tema da inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência.

Confira nossa entrevista exclusiva com o autor, Sérgio e conheça mais sobre sua historia.

É importante observar que essas obras são tanto para pessoas que têm deficiência como para quem não tem. Afinal, as informações que o tema oferece são valiosas.

Você conhece mais algum livro sobre pessoas com deficiência? Conta para nós nos comentários! 😄

Opa, perai, isso também pode ser legal…

Continue por aqui e confira nossa lista de filmes com personagens com deficiência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.